Menu

domingo, 13 de março de 2016

Roteiro de 1 dia em Roma - Coliseu

Após um delicioso passeio pelo centro histórico de Roma, chegava a hora de seguirmos para um dos principais ícones da cidade e do país: o Coliseu, não à toa, uma das sete maravilhas do mundo moderno. Se você curte história e ama visitar sítios arqueológicos, não pode deixar de visitar o monumento e o Fórum Romano, que se encontra vizinho. E se não gosta, não tem problema. Você vai se encantar de qualquer jeito.

O anfiteatro teve sua construção iniciada no ano 70 d.C. e, por séculos, abrigou cerca de 50 mil pessoas que se reuniam para assistir ao que chamavam de espetáculo na época: luta entre gladiadores, caça a animais selvagens e até batalha naval (isso mesmo!! O Coliseu tinha um sistema hidráulico que o inundava sempre que necessário). Sua imponência arquitetônica, portanto, impressiona até hoje.

Coliseu



E entrar naquela arena secular é surreal. Uma experiência riquíssima. Impossível não imaginar o tanto de história que aquele monumento assistiu ao longo dos séculos. História de total influência nos rumos do mundo ocidental. Pelos corredores do anfiteatro, é possível ver expostos itens retirados de escavações arqueológicas no local, incluindo fósseis de animais que foram caçados e mortos durante as apresentações. 

E é possível perceber que nem tudo foi preservado. Afinal, são séculos de história. Muito do que eram as arquibancadas foi saqueado ao longo do tempo ou foi destruído por terremotos e incêndios. Blocos de pedras aleatórias que, provavelmente, faziam parte de algum tipo de estrutura destruída, podem ser vistos amontoados aqui e ali. O que achei estranho foi a falta de fiscalização que costuma ocorrer em museus (porque o Coliseu não deixa de ser um museu). Os turistas sobem nos blocos e tocam em tudo que veem pela frente.









O acesso ao Coliseu é super fácil. Uma estação de metrô encontra-se logo em frente: a Estação Coliseu, pertencente à linha B (a nova linha do sistema metroviário, a C, também irá fazer uma parada aqui. Inclusive, havia vários homens trabalhando em uma reforma na estação. Acredito que a obra já devia referente à linha C). Saindo da estação, o Coliseu já invade seu campo de visão. Basta atravessar a rua e pegar a fila para entrar no monumento.

Como comprar o ingresso do Coliseu?


O ingresso do anfiteatro custa 12 euros e, para adquiri-lo, você tem duas opções:

1. Comprar no local, opção que tem a desvantagem das enormes filas que costumam se formar. Afinal, você está no ponto turístico mais visitado da Itália. Portanto, prepare-se para as filas!

2. Comprar online, opção que aumenta o custo em 2 euros, mas com a enorme vantagem de fazer você pular toda a fila e ganhar tempo. E não se preocupe em ficar com o horário de visita engessado. Não é preciso colocar o dia e a hora exata da visita na reserva online. Mas esteja atendo ao limite de validade da reserva (se a fizermos agora, por exemplo, a validade seria até 31 de dezembro deste ano).

3. No último domingo de cada mês, a visita ao Coliseu é gratuita, mas não permite reserva prévia. Já imaginou o tamanho da fila nesse dia? E se você considerar que há um número limite de visitantes por dia, chegue bem cedo ao monumento caso pretenda arriscar uma visita gratuita.

Portanto, não tenho dúvidas que a melhor opção é fazer a reserva e o pagamento do ticket online, antes da sua viagem, e seguir para o Coliseu sem preocupação com a fila. No entanto, esteja atento a um importante detalhe: na hora da reserva online, você é orientado a escolher entre duas opções - imprimir o ticket em casa (neste caso, você o receberá por e-mail para impressão) ou retirar o ticket na bilheteria no próprio local. Eu escolhi a primeira opção e, por um mal entendido, acabei tendo uma dor de cabeça que quase nos fazia perder a visita a um dos principais monumentos do país. Descrevo o perrengue abaixo.

Passando estresse no Coliseu


Como citei logo acima, fiz a reserva online e escolhi a opção de imprimir o ticket em casa. Assim que recebi um e-mail deles com o anexo, achei que seria o ingresso para impressão. Abri e vi que mais parecia um recibo de pagamento (o que era realmente), mas imprimi por via das dúvidas. E não mais recebi nenhum e-mail deles (ou, pelo menos, acreditei que não).

Chegamos ao Coliseu faltando menos de uma hora para o fechamento da bilheteria. Mas isso não era problema. Tínhamos nossa reserva online. Pulamos a fila super felizes e quando chegamos no local para entregar o ticket ouvimos um: "Este não é o ticket, senhor. Tem que pegá-lo na bilheteria". Fomos à bilheteria e: 

"Você optou por imprimir em casa. Não posso imprimir para o senhor"
"Mas nós não recebemos mais nenhum e-mail fora este"
"Não posso fazer nada" - e com cara de poucos amigos nos ignorou e começou a falar com o próximo da fila.

Aí começou nossa saga de tentar explicar a alguém que não havíamos recebido mais nada por e-mail, que não tínhamos outro dia para voltar com o ticket impresso (já que pegaríamos o voo de volta logo mais), que não tínhamos hotel para ir utilizar o wifi e abrir o novo e-mail que eles poderiam reenviar. E pior: eles não iriam nos reembolsar. Se quiséssemos entrar, teríamos que comprar outro ingresso. Como se 14 euros gastos não fosse nada...

"Senhor, vá ali fora e fique num ponto de ônibus. Quando um ônibus passar, tente acessar o wifi do veículo e abra seu e-mail"

Como assim??? O principal monumento do país não tem wifi, os funcionários eram super antipáticos, demonstravam profundo desprezo pelo nosso problema, não queriam nos reembolsar e toda a solução que encontraram foram me mandar fazer papel de bobo pela ruas de Roma em busca de um wifi... Foi aí que Técio, que nunca havia estado em Roma e, portanto, não conhecia o Coliseu, desistiu e começou a andar para fora da atração...

Mas era tarde demais!! Toda a situação já havia despertado a raiva dentro de mim. Segui bufando em direção ao primeiro funcionário que vi e soltei os cachorros... Utilizando o meu inglês sofrível... Estava fumaçando de raiva... Pedia para provarem que haviam enviado algum e-mail para mim, que não era nossa culpa se o serviço deles era uma porcaria, que eles poderiam ser um pouco mais simpáticos com os turistas e que eu não sairia dali sem conhecer o Coliseu, a não ser que me reembolsassem...

E realmente chamei a atenção de todos que estavam na fila. Silêncio total. E eu gritando... 

Não sou de brigar facilmente. Sou super contido. E, em 99% das vezes, engulo o desaforo e me retraio. Mas quando me irrito e coloco tudo para fora, sai de baixo... Técio, já com medo de sermos presos (rsrsrs) tentou me acalmar e eu: "Que calma o que... só saio daqui quando resolverem nosso problema..."

E, assim, nosso problema foi resolvido. Uma funcionária prestativa, vendo o ocorrido e entendendo nossa situação imprimiu o nosso ticket, pediu para não contarmos a ninguém e, assim, graças a esta alma caridosa, conseguimos fazer o passeio. Uma pena que tenha sido preciso todo esse estresse...

Mas não posso deixar de admitir minha culpa na situação. Após o passeio, já calmo, fui rever meus e-mails e lá estava o ticket online na lixeira. Infelizmente, com tanta coisa para preparar antes da viagem, não procurei direito. Portanto, fica a dica: olhe na lixeira do seu e-mail e não passe o mesmo que a gente!!


Outras dicas sobre o Coliseu


Voltando às dicas mais práticas:

1. Esteja atento ao horário de funcionamento do Coliseu na época da sua visita e à hora limite para última admissão. Você pode checar esta informação no site oficial.

2. Se você quiser mais detalhes do monumento, há visitas guiadas no valor de 5 euros, com duração de cerca de 45 minutos e nos idiomas: inglês, espanhol e francês. Cheque os horários no site oficial.

3. O ticket para o Coliseu é válido também para o Fórum Romano, localizado logo ali ao lado, sem mais nenhum custo adicional. E não precisa visitar as duas atrações no mesmo dia.

No entanto, acredito que a visita casada Coliseu-Fórum Romano é o ideal para um dia inteiro em Roma, considerando a estreita relação entre os dois lugares. Afinal, são dois importantes sítios arqueológicos do país. E se programe para gastar um dia inteiro nas duas atrações. O Fórum Romano é extenso e, dificilmente, você conseguirá fazer outra coisa antes do dia acabar.

Obviamente, não havia tempo para percorremos as ruínas do Fórum Romano. Uma pena, pois queria dar uma segunda chance ao lugar. Afinal, não me entusiasmei muito com o local durante minha visita em 2011. Talvez porque, na ápoca, fazia pouco tempo que eu havia conhecido as ruínas da Grécia Antiga e uma comparação foi inevitável!





Um pedacinho do Fórum Romano

Fórum Romano (foto tirada na minha visita em 2011)


Saímos do Coliseu com o sol ainda iniciando sua descida e resolvemos caminhar em torno do monumento para apreciar mais da sua arquitetura externa. Passamos pelo Arco de Constantino, localizado quase ao lado do Coliseu e, então, seguimos em direção a mais uma atração de Roma, situada na Piazza Venezia, o Monumento a Vittorio Emanuele II, aproveitando o resto de tempo que ainda tínhamos antes de voltar para o aeroporto.

Arco de Constantino

Monumento a Vittorio Emanuele II (o cara representado pela estátua e que foi o primeiro rei da Itália unificada)


O caminho até o monumento é uma delícia de percorrer, uma vez que é quase todo feito entre ruínas históricas, que, àquela hora, já começava a ganhar uma bela iluminação amarelada.

Seguíamos até a Piazza Venezia com o único objetivo de apenas apreciar o imponente monumento erguido em mármore que domina a praça. No entanto, durante a caminhada, comecei a perceber algo que não havia notado quando visitei o lugar em 2011: o teto do Monumento a Vittorio Emanuele estava repleto de turistas que acessavam o novo mirante através de um elevador, localizado atrás da construção.

Obviamente, não pensamos duas vezes. Não havíamos subido à Cúpula da Basílica de San Pietro, não havíamos avistado a cidade a partir do topo do Castelo de Sant´Angelo. Estava ali a oportunidade de termos uma vista em 360 graus de Roma.

E que vista...

A subida ao mirante vale muito à pena. Lá do alto, ficamos com toda Roma aos nossos pés. Na nossa frente, o centro da cidade com as inúmeras cúpulas das infinitas igrejas; à nossa esquerda, o Vaticano; atrás, o Coliseu e o Fórum Romano. O sol cada vez mais baixo e a cidade inteira se iluminando. Um espetáculo!! Uma forma inesperada e deliciosa de terminar nosso roteiro de um dia em Roma!!

Roma vista a partir do mirante no teto do Monumento a Vittorio Emanuele II




O Coliseu e o Fórum Romano localizado por trás do monumento


Chegava ao fim nosso dia único na capital italiana, enquanto aguardávamos uma longa conexão de volta para casa. Mas, não sem antes, parar em um  típico restaurante italiano no caminho de volta à Estação Coliseo.

Bastou, então, retornar à Estação Termini e, aqui, pegar novamente o Expresso Leonardo da Vinci para retornar ao aeroporto. Este trem que conecta o aeroporto de Roma ao centro da cidade mostrou-se uma mão na roda para nossa escapada rápida até a Cidade Eterna.

Foi um dia puxado, cansativo, mas delicioso. Roma, sem dúvidas, subiu no meu conceito. E, provavelmente, voltaremos. Afinal, seguimos a tradição de jogar uma moeda na Fontana di Trevi,  o que, segundo a lenda, garante um retorno à bela capital italiana...


PARA SE PLANEJAR:

1. Coliseu

Horário de funcionamento: abre diariamente às 8:30h e fecha entre 16:30 e 19:15h dependendo da época do ano (checar no site oficial)
Entrada: 12 euros
Como chegar: de metrô (linha B até a Estação Coliseo) 

2. Terraço do Monumento a Vittorio Emanuele II

Horário de funcionamento: diariamente das 9:30 às 17:30h (durante o inverno, funciona até às 16:30h)
Entrada: 7 euros 
Como chegar: caminhando a partir do Coliseu ou do centro histórico


OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário