Menu

sábado, 5 de março de 2016

Roteiro de 1 dia em Roma - Piazza Navona, Pantheon e Fontana di Trevi

Após nossa rápida passagem pelo Vaticano e pelo Castelo de Sant´Angelo no nosso dia único em Roma (enquanto aguardávamos a conexão de volta para o Brasil), começamos a percorrer o centro histórico da capital italiana. O objetivo era encontrar as seguintes atrações: Piazza Navona, Pantheon, Igreja de Sant´Ignazio di Loyola e Fontana de Trevi.

Fontana di Trevi



Andar pelo centro de Roma é saber que você, provavelmente, irá se perder um pouco. A região é um pouco labiríntica, algumas ruelas sem saída, outras que te levam para um lugar completamente diferente do que você imaginava. Mas não se preocupe: perder-se por esta área não é nenhum problema. Afinal, você pode acabar se deparando com alguma bela construção ou alguma charmosa rua ou um restaurante convidativo que não estavam no seu roteiro.

Pelas ruas do centro de Roma










Na verdade, nem acho que um mapa aqui seja algo fundamental. Até aconselho não utilizá-lo, caso tenha tempo sobrando. Arrisque-se pelas ruas do centro de Roma. O divertido aqui é perder-se mesmo. E, na dúvida, aborde algum italiano batendo papo em alguma esquina e peça informação.

Durante o passeio, você verá inúmeros restaurantes. Comer na Itália é uma atração a parte. Na minha visão, o melhor lugar no mundo para comer (já deu para perceber que adoro massa, não é??). Mas cuidado: há restaurantes demais e nem todos valem à pena. Aliás, uma dica importante: a maioria dos restaurantes próximos às atrações turísticas deixam um pouco a desejar. Portanto, sugiro que pesquise, antes, na internet, aqueles que são mais recomendados por aqueles que já passaram por lá.

Você também verá não apenas turistas nesta área, mas também vários italianos super bem vestidos (para variar!) e inúmeras motos estacionadas (dá para perceber que a moto na Itália ganhou uma função que ultrapassa a de apenas servir de locomoção, fazendo parte da cultura do país). Ah!! E muita igreja também! Afinal, você está em Roma!!



Nossa primeira parada foi na Piazza Navona que, na minha opinião, é a mais bela praça de Roma. Adornada por belas fontes esculpidas entre os séculos XVI e XVII, a praça está sempre repleta de turistas. Para mim, a Fontana dei Quattro Fiumi (ou dos Quatro Rios, em português) é a mais bonita. Obra de arte de Bernini, ela representa quatro importantes rios de quatro continentes: Danúbio (Europa), Nilo (África), Ganges (Ásia) e Prata (América). E tem um obelisco no centro. Também na Piazza Navona, é onde está localizada a Embaixada do Brasil na cidade.

Piazza Navona. Bem no centro, a Fontana dei Quattro Fiumi.


Fontana di Netuno na Piazza Navona

Fontana del Moro na Piazza Navona

Fontana dei Quattro Fiumi



Embaixada do Brasil em Roma


Bem próximo à Piazza Navona, está o Pantheon de Roma. Mas antes de seguir para lá, resolvemos desviar o nosso caminho até o Campo de Fiori. Nesta praça, funciona um dos principais mercados da cidade (exceto aos domingos, pelo que li), além de haver inúmeros restaurantes rodeando-a. A fama da praça está relacionada a mais um italiano histórico: Giodano Bruno. Afinal, foi o Campo di Fiori o local escolhido para queimá-lo vivo por ter afirmado que a Terra girava em torno do sol (Ah! A humanidade... o que dizer sobre ela?). Não à toa, o monumento que se destaca no centro da praça é uma estátua do famoso filósofo.

Acredita que esqueci completamente de fotografar o Campo di Fiori?? 

Saindo do Campo di Fiori, seguimos em direção ao Pantheon de Roma, uma das obras mais impressionantes que já conheci. Em 2011, quando estive no monumento pela primeira vez, já havia ficado completamente fascinado pela construção. Uma brilhante obra de engenharia construída em uma época tão distante. 

Pantheon de Roma


A construção de sua imponente cúpula sobre o salão circular do Pantheon foi, certamente, um desafio para a época. Algo milimetricamente pensado para permanecer em pé, mesmo sem nenhuma sustentação. E, no ápice da cúpula, uma abertura circular. Se entra água quando chove? Claro! Mas a engenhosidade foi tanta que toda água que entra é imediatamente drenada para uma abertura no chão. Impressionante. 

No salão circular no interior do Pantheon




A cúpula do Pantheon e sua abertura central


Nas duas vezes que visitei o lugar, fiquei um tempão olhando a abertura da cúpula e tentando entender o seu funcionamento, mas como não entendo nada de engenharia, só me restou admirar a inteligência dos antigos romanos...

Construído como uma espécie de templo para os antigos deuses romanos (hoje, personagens mitológicos), o Pantheon pertence, hoje, à Igreja Católica. Mas nada em sua arquitetura lembra uma igreja típica. Felizmente, os líderes religiosos mantiveram a construção original que é, atualmente, uma das obras mais bem preservadas de Roma. No seu interior, encontra-se o túmulo de um dos mais famosos artistas italianos: Rafael.

Túmulo de Rafael


O Pantheon está localizado na Piazza della Rotonda. A entrada no local é, felizmente, gratuita. Não deixe de visitá-lo! É, sem dúvida, junto com o Coliseo e a Fontana di Trevi, uma das obras mais impressionantes de Roma!! Conseguiu exercer sobre mim, o mesmo fascínio agora que na primeira vez que o visitei!!

Saímos do Pantheon e seguimos para uma igreja que fica bem próxima: a de Sant´Ignazio di Loyola. Não havia a conhecido em 2011 e fiz questão de visitá-la dessa vez. E o que posso dizer sobre ela é: não a exclua do seu roteiro!! Ela está ali, bem próximo de outras famosas atrações e é, sem dúvida, uma das mais belas igrejas que visitei. Não por acaso, entrou no meu TOP 5 igrejas!!

E o que tem essa igreja de tão especial? A impressionante pintura em seu teto e paredes. Uma incrível obra de arte. Pinturas que, muitas vezes, passam a sensação de ser em 3D. Pernas que parecem ultrapassar o teto e se pendurar a partir dele. Mãos que parecem avançar pelos limites das paredes. Tudo desenhado e pintado nos mínimos detalhes. A vontade é ficar horas ali admirando cada aspecto da gigantesca pintura. Uma forma fácil de adquirir um não bem-vindo torcicolo de tanto erguer a cabeça para admirar a beleza do teto. Andrea Pozzo foi o artista responsável pela pintura. Palmas para ele!!

Um pedacinho do teto da Igreja de Sant´Ignazio de Loyola


E o melhor: a entrada na igreja é gratuita. Aliás, não precisei gastar um centavo para conhecer nenhuma atração do centro de Roma. São praças, igrejas, monumentos ao ar livre, que exigem apenas seu tempo e sua admiração. Bom que sobra dinheiro para comer bem e tomar um delicioso gelato italiano em torno da Fontana di Trevi...

E por falar na Fontana di Trevi, seguimos até ela saindo da Igreja de Sant´Ignazio de Loyola. Sem dúvida, a fonte mais bela que já conheci. Em 2011, a visitei três vezes, incluindo uma visita à noite (vale muito à pena apreciar a bela fonte iluminada). Desta vez, infelizmente, só havia tempo para visitá-la uma única vez.

Fontana di Trevi


Prepare-se para uma multidão. Inúmeros turistas se amontoam em frente à Fontana di Trevi e será difícil conseguir uma foto em que não apareça um monte de cabeças de desconhecidos. Mas não custa tentar!! Desta última vez, consegui. A dica é tentar um lugar já aos pés da fonte e se posicionar enquanto espera alguns turistas ao seu lado se distanciarem.


Tudo bem! A foto foi na lateral da Fontana, mas está valendo!!






Diga se não é espetacular??


Você verá muitas pessoas de costas para a fonte jogando uma moeda em suas águas. Segundo a lenda, quem assim o faz, garante o retorno a Roma. Lembro que segui o ritual em 2011. E não é que deu certo? Sem que eu esperasse, nosso voo mudou o horário de retorno e, assim, ganhamos um dia inteiro em Roma. E lá estava eu de novo. Para garantir a volta, joguei mais uma moeda dessa última vez. Ou seja, aguarde-me novamente, Cidade Eterna!!

Em volta da Fontana di Trevi, há muitas gelaterias. Ótima oportunidade de experimentar o famoso sorvete italiano. E foi assim, com um gelato em mãos, que seguimos em direção à estação de metrô mais próxima: a Barberini (linha B). O destino era o Coliseo (não ia passar um dia em Roma sem ir em uma das sete maravilhas do mundo, não é mesmo?). Para isso, fizemos baldeação na Termini e pegamos a linha A direto para a estação Coliseo. 

Nosso delicioso dia em Roma estava próximo de terminar...


PARA SE PLANEJAR:

1. Pantheon de Roma

Horário de funcionamento: diariamente das 9 às 19:30h (aos domingos, das 9 às 18h)
Entrada: gratuita
Como chegar: de metrô (linha B até a Estação Berberini) e, então, caminhar até a Piazza della Rotonda; ou a pé a partir do Vaticano

2. Castelo de Sant´Ignazio di Loyola

Horário de funcionamento: diariamente das 7:30 às 19h (aos domingos, das 9 às 19h)
Entrada: gratuita 
Como chegar: de metrô (linha B até a Estação Berberini); ou a pé a partir do Vaticano


OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio




Nenhum comentário:

Postar um comentário