Menu

domingo, 13 de dezembro de 2015

Graz, um destino pouco conhecido entre os turistas

Você já ouviu falar na cidade de Graz? Não?! Pois saiba que ela é a capital do estado da Estíria e segunda maior cidade da Áustria, tem um belíssimo centro histórico e pode ser facilmente acessada a partir de Viena, numa viagem que dura cerca de 2:30h de trem. Considerada um importante centro universitário do país, a cidade possui 6 universidades e é comum ver os inúmeros estudantes, vindos dos mais diversos pontos do globo, caminhando por suas ruas históricas.




E foi justamente esta tradição universitária que acabou colocando Graz no nosso roteiro turístico. Afinal, foi lá que Técio morou por cerca de 1 ano, enquanto estudava, e uma vez estando na Áustria, não poderíamos deixar de visitar a cidade da qual ele guarda tantas boas memórias. No entanto, embora o motivo da viagem até lá, partindo de Viena, tenha sido por questõs sentimentais, a cidade tem belas atrações turísticas que podem ser facilmente percorridas em um único dia e que com certeza agradará os olhos de um turista que almeja desbravar a Europa.

Chegamos em Graz em torno das 9 horas da manhã, após uma confortável viagem em mais um trem da companhia austríaca ÖBB. Escolhemos um hotel bem próximo da Estação Central de Trem, uma vez que, no dia seguinte, partiríamos novamente de comboio rumo à República Tcheca. A partir desta estação, inclusive, pode-se acessar facilmente o centro histórico da cidade após uma caminhada de cerca de 10 minutos.

Centro histórico que, não à toa, é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Com suas antigas e coloridas casas históricas, a cidade ganha um ar mais jovial e menos sóbrio do que Viena, característica que acaba refletindo a presença dos inúmeros estudantes universitários que caminham ou pedalam por suas ruas e parques. Portanto, embora mantenha a segurança, limpeza e desenvolvimento da capital austríaca, Graz lembra mais aquelas pequenas cidades europeias que encontramos pelo caminho.








Partindo da Estação Central de Trem até o centro da cidade, será inevitável atravessar alguma ponte que cruza o Rio Mur, às margens do qual Graz foi erguida. E já chegando no centro, você certamente avistará o principal cartão-postal da cidade: a Torre do Relógio (Uhrturm), localizado no alto de uma pequena montanha, que, no passado, abrigava o Schlossberg, um castelo, cujo único remanescente é a referida torre. E estando em Graz, é essencial que você suba até o alto da colina para que, assim, possa ter uma belíssima e única vista do centro histórico da cidade. Um lugar para relaxar com a beleza da vista e com caminhadas pelo bosque ao seu redor. 

O local pode ser acessado a pé (subindo mais de 200 degraus) a partir de um funicular ou utilizando um moderno elevador. Este último é pago, funciona diariamente das 8h às 0:30h e, para acessá-lo, você terá que entrar numa espécie de caverna na base da montanha, no interior da qual você encontrará a bilheteria (o ticket custa 1,30 euros para subir e o mesmo valor para descer). A subida e a descida do elevador ocorre no próprio interior da colina. No mapa abaixo, indico o local de acesso ao elevador (no mesmo local, se tem acesso às escadas, sendo que estas se encontram do lado de fora da colina).

A seta indica o local de acesso ao elevador que nos leva até o topo da colina onde se encontra o principal símbolo de Graz: a Torre do Relógio

Pátio a partir do qual se acessa o interior da colina pra pegar o elevador. Os degraus para quem quiser subir a pé podem ser vistos na parte externa da colina









Uma vez deixando a colina, seguimos para uma das margens do Rio Mur, a partir da qual se tem acesso a uma pequena ilha artificial, localizada no meio do rio: a Murinsel. Esta ilha apresenta uma arquitetura moderna e metálica, está ligada às margens por duas passarelas e conta com um espaço para eventos e um café/restaurante para quem quiser fazer alguma refeição se sentindo, literalmente, no meio de um rio.

O mapa indica o local da ilha artificial. Percebam como ela se localiza próximo à colina do relógio
Ilha artificial no Rio Mur


Como estávamos dividindo nosso único dia na cidade com locais emblemáticos para Técio, como a própria universidade onde ele estudou, não tivemos tempo de visitar uma outra importante atração turística de Graz: o Palácio de Eggenberg, que se encontra mais afastado do centro da cidade. A construção tem uma forte influência da astronomia em toda a sua arquitetura, apresentando 4 torres (em referência às estações do ano), 365 janelas (em referência aos dias do ano), 31 quartos em cada andar (em referência aos dias do mês), etc. Para maiores informações sobre o Palácio, como localização, horários de abertura e valor do ingresso, visitar o site de turismo de Graz.

Universidade de Graz, fundada em 1585 e, atualmente, a segunda maior da Áustria

Graz é, portanto, uma grata surpresa para o turista e que se encontra próxima à Viena. Assim, caso você esteja programando uma viagem pela encantadora Áustria, sugiro que considere uma passagem pela segunda maior cidade do país. Um dia por lá será suficientemente encantador.

E assim acabava nosso passeio pelo país de Mozart e de Freud. Não tivemos como visitar Salzburg ou Innsbruck desta vez. Portanto, não há a menor dúvida de que, algum dia, voltaremos a este país que não é apenas belíssimo mas também dá uma aula de como se ter qualidade de vida a maior parte do resto do mundo.

OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.
2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Um comentário: