Menu

domingo, 20 de dezembro de 2015

Como encaixar Cesky Krumlov no seu trajeto entre Praga e Viena?

Considerando a proximidade entre as duas cidades, muita gente acaba casando, em uma mesma viagem, Viena e Praga, mas o que nem todo mundo sabe é que, fazendo apenas um pequeno desvio no trajeto entre as duas capitais, é possível conhecer a pequena cidade tcheca: Cesky Krumlov. Mas vale apenas este desvio?

A resposta é, sem dúvida alguma, um enorme SIM!!

A cidade é pequena e pode ser conhecida em um único dia, podendo ser feito um bate-e-volta a partir de Praga. Diariamente, ônibus em diversos horários diferentes fazem o trajeto entre as duas cidades nos dois sentidos, em uma viagem que dura cerca de três horas. No entanto, para apreciar melhor e com mais calma Cesky Krumlov recomendo fortemente que você durma pelo menos uma noite na cidade.


A empresa de ônibus Student Agency oferece inúmeras opções de horários a cada dia a um preço bem acessível: 7,60 euros na época em que fizemos a viagem (novembro de 2015). O terminal de partida/chegada em Praga é o Na Knízecí, um pouco afastado do centro mas que conta com uma estação própria de metrô que, rapidamente, nos deixa no centro da cidade. Os ônibus são bastante confortáveis, apresentam WiFi a bordo e a passagem pode ser comprada online no site oficial da companhia, bastando apresentar o ticket, impresso previamente, na hora do embarque.

Deslocar-se entre Praga e Cesky Krumlov é, portanto, fácil e barato. O mesmo, entretanto, não acontece entre a pequena cidade tcheca e Viena ou outras cidades austríacas. Não há ônibus direto nem trem ligando a Áustria a Cesky Krumlov. Então, ou você vai para Praga e, de lá, segue para a pequena cidade tcheca ou tenta uma forma de fazer o trajeto mais lógico que seria o de visitar Cesky Krumlov no meio do caminho.

Para isso, você pode alugar algum serviço de transfer. Obviamente, esta não é a opção mais barata, mas acaba sendo a mais prática, facilitando o roteiro e fazendo o turista ganhar tempo. Para isto, contratamos o serviço da agência CK Shuttle, com sede em Cesky Krumlov e que faz o transfer entre a cidade tcheca e as seguintes cidades austríacas: Viena, Linz, Salzburg e Hallstatt, além de cidades em outros países, entre as quais: Praga, Bratislava, Munique e Budapeste. O trajeto é feito em vans novas e confortáveis. Uma garrafa de água mineral é fornecida gratuitamente a cada passageiro. A reserva é feita a partir do site oficial, sendo realizado o pagamento de uma parcela inicial através do cartão de crédito, devendo o restante ser pago diretamente (em dinheiro) ao motorista no dia da viagem (em euro ou em coroa tcheca). O contato para combinar o horário de saída é feito através de email,  E eu recomendo fortemente o serviço da empresa, não apenas pela eficiência e segurança demonstrada mas também pela disponibilidade em ajudar seus clientes em um momento de imprevisto, como relato abaixo.

E como nós fizemos?

Nosso plano era o seguinte: como estávamos em Graz, na Áustria e, de lá, deveríamos seguir para a República Tcheca, compramos passagem de trem até a cidade austríaca de Linz e combinamos com a agência CK Shuttle de nos pegar na Estação de trem às 10:30 para, então, seguirmos viagem até Cesky Krumlov (um trajeto que demoraria cerca de uma hora). Para não correr riscos, compramos a passagem de saída de Graz para as 5:45h da manhã, o que nos daria ainda uma hora e meia de espera em Linz.

Mas imagine a nossa surpresa e o nosso desespero ao chegar na Estação de trem de Graz na hora certa para pegar o trem e descobrir que este havia antecipado seu horário em trinta minutos e já partido (sem termos recebido uma única notificação desta mudança repentina de horário). A companhia ferroviária austríaca ÖBB, reconhecendo o erro, remarcou nossa viagem para o próximo trem sem custo adicional. No entanto, este trem chegaria em Linz apenas às 10:47. E agora? perderíamos nosso transfer até a República Tcheca? E o que faríamos se isto acontecesse?

Prontamente, encontramos um telefone público no Terminal de trem de Graz e telefonamos para o número de emergência fornecido pela CK Shuttle. Informamos o ocorrido e que iríamos chegar apenas às 10:47h. Como o inglês do atendente não era dos melhores, ficamos sem entender ao certo se eles nos esperariam ou não. E, assim, seguimos viagem com aquela angústia constante.

Ao chegar em Linz e seguir para a frente da estação, nada do transfer. Na hora bateu aquele desengano, aquela desilusão de quem teria que pensar em uma plano B. Mas, felizmente, procuramos mais um pouco e encontramos a van lá, estacionada, esperando por nós!! Imaginem o alívio!! 

A CK Shuttle obviamente ganhou inúmeros pontos conosco. Enquanto a ÖBB, obviamente, perdeu. E fica a dica: se tiver comprado passagem de trem com a ÖBB, certifique-se, na véspera da viagem, de que não houve mudança no horário de saída.

E, assim, seguimos para a República Tcheca numa agradável viagem, chegando a Cesky Krumlov em torno do meio dia e podendo aproveitar a tarde e a noite naquela belíssima cidade, seguindo de ônibus para Praga apenas no dia seguinte.

A caminho de Cesky Krumlov


Resumindo:

Vai de Praga a Viena e quer parar antes em Cesky Krumlov? Recomendo ir de ônibus da capital para a pequena cidade (recomento a Student Agency). E contratar um serviço de shuttle entre Cesky Krumlov e Viena (recomendo a CK Shuttle)

Vai de Viena para a Praga? Basta fazer o trajeto inverso do relatado acima.

Quer ir ou partir para/de alguma outra cidade austríaca? Se for Salzburg, Hallstatt ou Linz, a CK Shuttle inclui estas cidades. É alguma outra? Pegue trem até uma das cidades englobadas pelo serviço de transfer.


OBS:

Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio



4 comentários:

  1. Prezado, boa tarde! Estou pensando justamente em fazer o trojeto de onibus entre Praga e Cesky Krumlov e em seguida usar o serviço de shuttle entre Cesky e Viena. Porém penso em fazer isso tudo no mesmo dia e então veio a questão de onde deixar as bagagens nesse intervalo enquanto visitarmos a cidade. Vocês acreditam que é possível? Sabem se há lockers para as bagagens?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Olá Tiago! Não lembro de ter visto lockers por lá, mas se vc contratar alguma empresa de shuttle saindo da cidade, poderia perguntar à mesma se ela pode guardar a sua bagagem. Acredito que não haverá problema. Tenho quase certeza que a CK Shuttle, por exemplo, tem uma sede na cidade. Mas vc já procurou saber se há shuttle saindo no final do dia até Viena? Recomendo que vc cheque os horários antes de fechar o roteiro. Não é possível passar a noite em Cesky Krumlov e só seguir para Viena no dia seguinte? Seria mais tranquilo e te daria oportunidade de desfrutar mais da cidade. Gostei tanto de dormir por lá que sempre recomendo isso quando possível. :)

    ResponderExcluir
  3. Olá Erik.
    Parabéns pelo post. Muito elucidativo.
    Poderia informal qual o tempo de viagem de C. Krumlov para Viena, no shuttle?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Que bom que gostou! :) O tempo entre as duas viagens é em torno de 2 horas!

      Excluir