Menu

domingo, 6 de dezembro de 2015

Um concerto de música clássica em Viena: última noite

Em nossa última noite em Viena, tínhamos um compromisso especial. Iríamos presenciar um pouco de uma das mais marcantes características da cidade: a música clássica. Berço de grandes compositores,Viena, não à toa, respira música. São inúmeros os espetáculos, sejam óperas ou concertos, disponíveis nas noites da capital austríaca. E não apenas os turistas visitam as apresentações noturnas. Na verdade, pelo que percebi, há mais austríacos apreciando os concertos de música clássica do que propriamente turistas. 

Em trajes elegantes, os vienenses terminam seus dias com belíssimas apresentações. Mas não se preocupe: embora alguns locais (a Ópera de Viena, por exemplo) exijam o chamado dresscode, ou seja, um traje específico para que sua entrada no prédio seja permitida (em geral, roupa de gala), outros não têm este tipo de exigência. Portanto, na hora de escolher o espetáculo, verifique se há algum dresscode específico para não passar vergonha.

Neste site, você pode ter acesso à programação de óperas e concertos em Viena.

No nosso caso, escolhemos assistir a um concerto de música clássica apresentado pela Orquestra Sinfônica de Viena no chamado Musikverein, considerada uma das mais belas salas de concerto do mundo. O prédio do Musikverein abriga inúmeras salas, onde diferentes tipos de apresentações podem ocorrer em um único dia. Portanto, sugiro a quem quiser visitar o local que verifique a programação no site oficial e escolha o espetáculo que melhor se encaixe ao seu gosto, horário e bolso. No entanto, deixo aqui uma recomendação: tente escolher alguma apresentação que ocorra na chamada Sala Dourada, principal sala de concertos do prédio e famosa não apenas pela sua acústica perfeita mas também pela beleza da sua decoração. E você pode visitar esta sala mesmo que não queira assistir a nenhum concerto. Basta contratar um tour guiado no próprio local (agendamento feito no site oficial).


Musikverein

Sala Dourada


Orquestra Sinfônica de Viena




Uma das vantagens de se assistir a um concerto no Musikverein é não existir um dresscode específico. Você pode entrar na sala de concerto com qualquer roupa. Haverá, sim, pessoas em trajes elegantes, mas você encontrará também inúmeros turistas iguais a você, usando calça jeans, camiseta e tênis. Vale ressaltar, no entanto, que a Sala Dourada tem dois setores para o público: as cadeiras comuns a qualquer sala de apresentação e, atrás das mesmas, um vão, onde um número considerável de pessoas podem assistir ao concerto em pé. Nem precisa dizer que esta última opção é a mais econômica, custando apenas 5 euros, uma grande economia se comparada às inúmeras opções de assentos. E, obviamente, é de se esperar que o público que adquiriu cadeiras costume estar mais bem vestido, enquanto os turistas de jeans e tênis ficam na parte de trás, em pé.

Qual das duas opções escolhemos? Bem! O euro tava caro! Viena é uma cidade cara! E àquela altura já tínhamos gastado um bocado e nem estava na metade da viagem ainda! Então, sim, ficamos com a galera, em pé, lá atrás. 

Não precisou nem comprar o ingresso com antecedência na internet. Mas se você pretende assistir ao concerto sentado, aconselho fortemente que compre online no site oficial do Musikverein. No mapa abaixo, indico o local onde se encontra a bilheteria do local.

As setas, no mapa, indicam o prédio do Musikverein e o local onde se encontra a bilheteria do mesmo. Percebam que o local pode ser facilmente acessado tanto a partir da estação de metrô Stadtpark quanto a partir da Estação Karlsplatz

Com o ingresso em mãos, você deve chegar ao local com cerca de 30 minutos de antecedência e, logo após entrar no saguão principal do prédio, procurar, a sua esquerda, o serviço de guarda-volumes. Afinal, não é permitido o acesso às salas de concerto portanto casacos ou mochilas. Se você optou pelo ingresso mais barato, como nós, não se esqueça de chegar cedo para garantir um local na frente, com melhor visibilidade, caso contrário, ficará difícil enxergar alguma coisa durante a apresentação.

Mas, afinal, valeu a pena? Sim!! Valeu muito a pena! Sempre gostei de música clássica e, embora a orquestra não tenha tocado uma música sequer que eu conhecesse, achei a apresentação sensacional. Nunca havia, antes, assistido a um concerto de uma orquestra sinfônica. Presenciar a extraordinária simetria dos músicos, a inacreditável harmonia dos mais diversos sons saídos dos mais diversos instrumentos, a maravilhosa acústica da sala, foi um momento especial. Impressionante perceber o silêncio sepulcral do público durante a apresentação. Não se ouvia absolutamente nada a não ser a límpida música, completamente destituída de ruídos, que a orquestra conseguia produzir. E a sequência final, então, foi de um crescente rítmico incrível. Emocionante... inspirador... perfeito...

Saí da Sala Dourada com um sorriso nos lábios e extremamente gratificado pela experiência. Foi cansativo ficar ali em pé após um dia inteiro passeando? Sim, muito!! Foram quase duas horas em pé, aproveitando apenas o intervalo de cerca de 10 minutos para sentar-me no chão e descansar. Mas não tenha dúvidas de que valeu muito a pena. 

Mas não apenas de concerto de música clássica foi feita nossa última noite em Viena. Após ter visitado a inacreditável cidade de Hallstatt (assunto para o próximo post), retornamos à capital austríaca já durante o por do sol e tínhamos ainda cerca de 3 horas antes do início do concerto. Fomos, então, até um dos parques da cidade que ainda não havíamos conhecido: o Stadtpark, localizado bem próximo ao Musikverein. Ver mapa acima.

O Stadtpark é o maior parque do centro de Viena e, entre suas várias estátuas, encontramos a de mais um importante compositor austríaco: Strauss.

Stadtpark



Strauss










Do Stadtpark, seguimos para o Musikverein com o objetivo de comprar o ingresso para o concerto e, enquanto aguardávamos a hora certa de entrar na sala de apresentação, fomos caminhar na Karntner Strasse, importante rua de pedestres, onde se localizam inúmeras lojas das mais diferentes marcas e que vai do Ringstrasse até a Stephenplatz (mapa abaixo). 

Karntner Strasse

No mapa, a seta indica a Karntner Strasse. Estão circulados o Hotel Sacher, onde se localiza o Café de mesmo nome, e a Haus der Musik

Caminhando pela Karnter Strasse, nos deparamos, em uma das ruas laterais a ela, com mais uma feira de Natal e, aqui, descobri a existência de mais um personagem lendário típico da época natalina na Europa, mas que não costuma ser mencionado no Brasil: o Krampus, um monstro que surge no Natal para aterrorizar as crianças que foram mal-criadas durante o ano. Coitada das crianças europeias!!

Feira de natal

O Krampus

Seguimos, posteriormente, até o museu da música clássica, localizado no centro de Viena: a Haus der Musik (ver localização no mapa acima). Mas percebemos que, infelizmente, não haveria tempo para entrar antes do início do concerto. Uma pena, pois teria sido perfeito visitar o local imediatamente antes do concerto que assistiríamos. O museu abre das 10 às 22h (última admissão às 21:30) e custa 13 euros. Mas aqui vai uma dica importante: a partir das 20h, você só paga 6,50 euros para acessar o local.

Fachada da Haus der Musik




E, após terminar o concerto, retornamos para a Karntner Strasse para visitar mais um clássico Café de Viena: o Café Sacher, responsável pela criação da Torta Sacher, a original. Localizado no Hotel Sacher (ver no mapa acima), o Café não apresenta a mesma arquitetura clássica do Café Central, mas acaba atraindo inúmeros turistas que querem experimentar a torta mais famosa da Áustria no seu local de origem. Confesso que não vi muita diferença no sabor. Acabei experimentando também mais uma iguaria típica da Áustria: o strudel de maçã, uma sobremesa composta por massa folhada recheada com maçã. Aprovada!!

Strudel de maçã 
Torta Sacher original, acompanhada de chantilly, no tradicional Café Sacher


E assim terminava nosso último dia na espetacular Viena, após mais uma overdose de experiências sensoriais que inundaram nossos olhos, encantaram nossos ouvidos e adoçaram nosso paladar. Mais perfeito, impossível!! Até logo, Viena!!


PARA SE PLANEJAR:

1. Musikverein

Horário de funcionamento: checar no site oficial o horário das apresentações de acordo com o dia escolhido. O tour guiado também deve ser agendado no site, havendo opções em inglês e alemão, com duração de 45 min.
Entrada: varia de acordo com o tipo de apresentação e tipo de assento escolhido. Checar no site oficial
Como chegar: de metrô (linha U4 até a Estação Stadtpark ou Karlsplatz / ou linha U2 até Estação Kalsplatz)

2. Haus der Musik

Horário de funcionamento: aberto diariamente das 10 às 22h
Entrada: 13 euros (6,50 euros a partir das 20h)
Como chegar: de metrô (linhas U4 até a Estação Stadtpark) 



OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.
2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio




Nenhum comentário:

Postar um comentário