Menu

sábado, 26 de dezembro de 2015

O que é preciso saber antes de visitar Praga?

Considerada um dos mais antigos centros urbanos da Europa, Praga passou por inúmeras mudanças ao longo do século XX: escolhida para ser a capital do recém-nascido país da Tchecoslováquia, em 1918, a cidade foi incorporada ao domínio nazista durante a Segunda Guerra Mundial, tendo, no entanto, sofrido poucos danos com a guerra (conta-se que o líder nazista ordenara a preservação máxima da cidade, devido a sua beleza); apenas no final da guerra, a cidade foi atingida por um bombardeio de origem americana (dizem, os americanos, entretanto, que o ataque foi um erro e que o alvo original seria a cidade de Dresden, na Alemanha); com o início da tensão entre soviéticos e americanos, os primeiros ficaram com o domínio da cidade, estabelecendo o regime comunista, que quase fora derrubado a partir da revolta popular, em 1968, que ficou conhecida como a Primavera de Praga; mas apenas após o fim da Guerra Fria, a cidade livrou-se do domínio comunista e, em 1992, com a dissolução do país em República Tcheca e Eslováquia, Praga tornou-se a capital da primeira. Atualmente, corresponde a uma das cidades que mais atraem turistas na Europa Central, o que é plenamente justificável, considerando o seu rico e preservado patrimônio arquitetônico e cultural.

Considerada, por mim, a mais bonita capital que já conheci, Praga, sem dúvidas, merece e deve ser explorada por qualquer viajante inveterado. Mas já teci elogios demais à capital tcheca no primeiro post que escrevi sobre a República Tcheca. Aqui, escreverei sobre alguns aspectos práticos na tentativa de ajudar aqueles que estão planejando visitar a cidade.



01. Que moeda utilizar em Praga? 

Como a República Tcheca ainda não faz parte da Zona do Euro, a moeda oficial do país é a coroa tcheca (na época em que escrevo este post, 1 euro corresponde a 27 coroas tchecas). A boa notícia, no entanto, é que você não precisa trocar todos os euros que pretende gastar na cidade, uma vez que praticamente todos os estabelecimentos frequentados por turistas aceitam a moeda oficial da União Europeia. Em inúmeros locais, os preços são expressos nas duas moedas.

Além disso, a cidade não é cara quando comparada às cidades de outros países, como Áustria, França, Suíça e Inglaterra, por exemplo. Não sei, no entanto, como ficarão os gastos médios para um turista quando o país, finalmente, finalizar suas negociações para incorporar o euro como moeda oficial. Minha impressão, é que os preços tenderão a subir, tornando mais dispendiosa uma viagem pela cidade.

02. É preciso visto para entrar no país?

Não. Além disso, o país faz parte do Espaço Schengen (entenda neste post), de forma que, tendo entrado na Europa por qualquer um dos países pertencentes ao acordo, não é necessário passar por nenhum serviço de imigração ao passar pela fronteira do país.

03. Como se locomover na cidade?

Praga dispõe de um eficiente sistema de transporte público, que conta com metrô (de fácil acesso e utilização), tram (aqueles bondinhos facilmente encontrados em diversas cidades europeias) e ônibus. Mas a melhor e mais prática forma de percorrer a cidade é andando. Afinal, os principais pontos de interesse da cidade se concentram no centro histórico e são facilmente acessados a pé. Além disso, a cidade é bela demais para se perder tempo em um trem debaixo da terra. Em uma curta caminhada, você pode se deslocar de um ponto ao outro, presenteando seus olhos com estreitas ruas de pedra, cujas belas construções já são suficientes para valer a pena colocar seus pés para trabalhar.

No entanto, você pode, obviamente, precisar utilizar o metro uma ou duas vezes, como foi o nosso caso; especialmente, se você estiver hospedado mais afastado do centro histórico. Para isso, não há nenhum mistério caso você já conheça o funcionamento básico de qualquer metrô. São três linhas que se comunicam: A (verde), B (laranja) e C (vermelha). Esta última passa pela principal estação de trem da cidade, a Hlavní Nádrazí, localizada próximo ao centro e que muito provavelmente acabará sendo acessada por qualquer turista seja na chegada a partir de algum outro país vizinho (como Áustria ou Alemanha) e/ou na saída da cidade.

Link para o site oficial do sistema de transporte de Praga (incluindo mapa do metrô): 

Para comprar o ticket do metro, você deve fazer uso das máquinas eletrônicas presentes nas estações (algumas aceitam pagamento apenas com moedas). Existe a opção de comprar o ticket que pode ser utilizado por 30 minutos a partir da sua validação (custa 24 CZK) ou o que pode ser utilizado por 90 minutos (custa 32 CZK).



Lembre-se que, antes de entrar no trem, você deve validar o ticket comprado (incluindo o da bagagem, se for o caso), nas máquinas amarelas específicas (foto abaixo), em geral, localizadas próximas às escadas rolantes.


                                     

04. Quais os principais pontos turísticos de Praga?

O centro histórico de Praga, que, do ponto de vista turístico, é a região da cidade que realmente interessa, pode ser dividido em duas áreas separadas pelo rio Moldova (ou Vltava) e interligadas por suas belas pontes: Staré Mesto (ou Cidade Velha) e Malá Strana (ou Cidade Baixa).

Entre as pontas que ligam as duas áreas, a Ponte Carlos é a mais icônica, por sua beleza e suas inúmeras estátuas adornando suas margens. Um dos principais marcos turísticos da cidade e que deve ser atravessada, de preferência, mais de uma vez.

Malá Strana e Staré Mesto, separadas pelo rio Moldova e interligadas pela Ponte Carlos


Em Staré Mesto, com suas ruas mais planas e, portanto, mais fáceis de serem percorridas, está a praça principal de Praga, onde pode-se encontrar o famoso Relógio Astronômico da cidade e a Igreja de Nossa Senhora de Tyn. É também na Cidade Velha onde está o antigo bairro judeu da cidade, a Torre da Pólvora e os famosos prédios dançantes Fred & Ginger (estes últimos, um pouco mais afastados do centro histórico). Bem próximo ao principal terminal ferroviário da cidade (Hlavní Nádrazí), encontra-se a Praça Venceslau (já na área conhecida como Nové Mesto ou Cidade Nova), onde se localiza o Museu Nacional de Praga.

A - Relógio Astronômico / B - Bairro Judeu / C - Igreja de Nossa Senhora de Tyn / D - Torre da Pólvora / E - Estação Central de Trem / F - Museu Nacional de Praga / G - Fred & Ginger (prédios dançantes)


Relógio Astronômico



Igreja de Nossa Senhora de Tyn


                                                

Já em Malá Strana, o marco é o Castelo de Praga, localizado no alto de uma colina. Há também um monte, o Petrín, que funciona como um parque para a cidade e em cujo cume se encontra uma pequena torre, do alto da qual se tem uma bela vista panorâmica de toda a cidade. É também desse lado do rio onde podem ser visitados o Muro de Lenon e as Igrejas de São Nicolau e de Nossa Senhora Vitoriosa (nesta última, pode ser visto o Menino Jesus de Praga).

A - Complexo do Castelo de Praga / B - Igreja de São Nicolau / C - Muro de Lennon / D - Monte Petrín
Castelo de Praga

                           

Monte Petrín


De todas estas atrações citadas, listo como indispensáveis: o Relógio Astronômico, o Castelo de Praga e a Ponte Carlos. Portanto, se tiver apenas um dia na capital tcheca, inclua estas três no seu roteiro.

Na elaboração do seu roteiro, aliás, uma estratégia óbvia é reservar um dia para cada um dos lados do rio. No entanto, como falei no início do post, a região turística de Praga não é grande e nada impede que você percorra os dois lados durante todos os dias em que estiver na cidade (na verdade, foi exatamente por esta última alternativa que nós optamos).

Nos próximos posts sobre Praga, detalharei meu percurso durante os dois dias que estive na cidade, detalhando cada atração e fornecendo minha impressão pessoal sobre cada uma delas.

OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário