Menu

domingo, 20 de dezembro de 2015

República Tcheca, o país que roubou o meu coração

Eu já ouvira e lera muitos relatos elogiando e enaltecendo a capital da República Tcheca, mas confesso que, embora nutrisse sim um desejo grande de conhecer a cidade, suspeitava que houvesse um certo exagero nos elogios. Acreditava, portanto, que iria, logicamente, me encantar por Praga, mas não o suficiente para enquadrá-la como uma das minhas cidades preferidas no mundo. E não é que eu estava completamente enganado? Não apenas me encantei por Praga... Eu me apaixonei por Praga... E, hoje, a considero a mais bela capital que tive o prazer de conhecer...

Suas ruas estreitas, as inúmeras e belas casas históricas, suas inspiradoras pontes (a Ponte Carlos é um verdadeiro museu à céu aberto sobre o rio Vltava), o antigo castelo e sua imponente catedral do outro lado do rio, as agradáveis vistas panorâmicas do alto de suas torres, o mágico relógio astronômico que reúne inúmeros turistas a cada passagem de hora, o delicioso Trdelník, iguaria local vendida a cada esquina, contribuíram para que Praga se tornasse sublime aos meus olhos... E roubasse o meu coração...

Praga



Relógio Astronômico de Praga


Mas Praga não foi a única cidade do país a mexer de forma tão especial comigo... antes de chegar à capital, visitamos a encantadora cidade de Cesky Krumlov, uma espécie de mini-Praga, um vilarejo típico de um autêntico conto de fadas, com um castelo medieval, com ruas e praças medievais, com um rio sinuoso cortando suas ruelas (o mesmo rio que atravessa Praga) e com verdes colinas a contornando... Inevitável a sensação de que havíamos entrado numa máquina do tempo e ido parar direto na Idade Média!!

Cesky Krumlov





Aliás, a República Tcheca como um todo fornece essa sensação de se estar vivendo ainda numa época medieval... Não apenas pelas ruas, praças, castelos e construções fortemente preservados, mas também por determinadas características que a população parece fazer questão de manter como forma de acentuar o clima medieval: vários restaurantes mantém ares de taverna (em alguns, é possível fazer a refeição no andar subterrâneo, sentado em mesas típicas daquela época, com antigas armaduras adornando um ou mais cantos da sala); a iluminação noturna (tanto em Praga quanto em Cesky Krumlov) é a mínima necessária, mergulhando inúmeras de suas ruas na penumbra e aumentando, assim, a sensação de se estar caminhando em alguma época perdida no passado (e, embora, para alguns, essa característica possa dar um aspecto sombrio e desagradável à cidade, para mim funcionou perfeitamente, tornando todo o passeio ainda mais charmoso); em algumas atrações turísticas é possível apreciar inúmeras armaduras e armas medievais; e em inúmeras lojinhas de souvenir, é possível comprar itens que remetem à Idade Média, como espadas, réplicas de reis e cavaleiros, entre outros artefatos.


Praga à noite

Aliás, para quem gosta de comprar souvenirs, a Républica Tcheca é um prato cheio. Além dos produtos básicos encontrados em qualquer loja de souvenir que se preze, como ímãs, canecas, chaveiros e réplicas de atrações famosas da cidade, é possível se deparar também com produtos de artesanato local extremamente originais, criativos e bonitos, em geral feitos a partir de madeira, metal ou cristal. Minha vontade era de levar tudo!!

A língua oficial do país, o tcheco, é bem estranha aos nossos olhos e ouvidos. Com um arsenal grande de acentos colocados nas mais estranhas posições e um número exagerado de consoantes por palavra, torna-se impossível entender algo do idioma. E, embora tenha sido mais comum se deparar com pessoas que não falavam nada de inglês em Cesky Krumlov, esse problema quase não existiu em Praga. Esta "barreira" linguística, portanto, não chegou a ser um problema no país.

O aspecto negativo? Diferente da Áustria, onde a segurança é praticamente garantia absoluta independente da hora, na República Tcheca é preciso ter um pouco mais de atenção à medida que a noite avança e as ruas vão ficando mais desertas. Não que tenhamos visto nada demais. Mas já lemos e ouvimos sobre a necessidade de ser mais cauteloso, especialmente, na capital Praga. E como seguro morreu de velho, melhor não arriscar, não é mesmo?

Outra característica negativa de Praga é que a parte da cidade fora da região turística não parece ser muito agradável (diferente de Viena, na qual a organização, limpeza e beleza parecem estar presentes por toda a capital). Por sorte, ficamos hospedados bem no centro histórico da cidade e pouco contato tivemos com esta parte menos turística de Praga, exceto na manhã em que chegamos à cidade, quando fomos deixados pelo ônibus em uma área nem um pouco bonita e com ruas bem sujas. Ainda bem que partimos logo para o que Praga tem de melhor.

E como deu para perceber pela minha impressão da cidade, Praga tem muito de melhor... Muita coisa bonita para se ver, muitas ruas agradáveis para se percorrer... E muita história para contar...  

Praga é, até o momento, a capital mais bonita de todas na minha opinião... Cesky Krumlov tornou-se para mim um dos destinos mais encantadores que já conheci... E, não à toa, a República Tcheca roubou o meu coração...

Rio Vltava (ou Moldava) em Praga


OBS:
Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

2 comentários:

  1. Acho que vai roubar o meu coraçao tb.Uma duvida....irei chegar nesse pais na primeira parada,gostaria de saber onde posso trocar meus euros pela moeda local com mais segurança?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvia! Vc entrará no país por Praga? Caso positivo e caso vc chegue de avião ou de trem, minha sugestão é que vc faça o câmbio no próprio aeroporto ou estação ferroviária, uma vez que nestes lugares (mesmo tendo, as vezes, uma cotação mais alta) o câmbio costuma ser seguro. E não tenho dúvidas de que se apaixonará pela República Tcheca, assim como eu! :)

      Excluir