Menu

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Conhecendo Cesky Krumlov, a pequena cidade medieval a 3 horas de Praga

Quer se sentir dentro de um daqueles contos envolvendo reis, cavaleiros e princesas medievais? Então conheça Cesky Krumlov! Claro que nenhum cavaleiro montado em seu cavalo surgirá galopando pelas ruas nem nenhuma princesa solitária surgirá na torre do castelo, mas isso apenas por uma questão cronológica... Foram-se os personagens medievais, ficaram as conservadas construções, o castelo e sua mais alta torre e o clima nostálgico que envolve a cidade!!

Um rio sinuoso cortando a pequena cidade, verdes colinas a circundando, ursos pardos guardando a entrada do castelo e restaurantes com decoração que remetem ao passado completam a atmosfera medieval de Cesky Krumlov. A cidade é um verdadeiro encanto, construída no século XIII na região da Boêmia, em um importante trecho comercial da época. Considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, deveria, portanto, fazer parte de qualquer viagem à República Tcheca. 




A pequena cidade medieval é facilmente acessada a partir de Praga, após cerca de 3 horas de viagem, sendo também uma ótima opção de parada para quem pretende fazer o trajeto entre Viena e a capital tcheca, como especifico neste post, no qual explico a forma mais prática de se chegar a Cesky Krumlov.

Caso pretenda se hospedar e passar uma noite na cidade (o que recomendo), sugiro que escolha algum hotel ou hostel localizado exatamente no centro. Há uma área mais nova da cidade envolta do centro, onde as acomodações devem ser mais baratas. No entanto, você terá que caminhar mais até a região de interesse (embora seja uma curta caminhada considerando o pequeno tamanho da cidade) e os preços das hospedagens localizadas no centro são bem acessíveis (aliás, a República Tcheca é um país barato). No nosso caso, ficamos num hotel maravilhoso (um dos melhores que já fiquei na Europa): o Bellevue Cesky Krumlov. Super bem localizado, quarto espaçoso e bastante confortável e uma equipe extremamente simpática e prestativa. E, para não perdermos o café da manhã, já que seguiríamos super cedo para Praga, ele ainda preparam uma cesta com frutas e sanduíche para levarmos na viagem. Fora os chocolates e o bilhete felicitando Técio pelo seu aniversário, que era neste dia. Fica aqui a recomendação.

A principal atração da cidade é o seu castelo, mais especificamente a sua torre, do alto da qual se tem uma extraordinária vista em 360 graus de toda a cidade. Com o mapa da cidade em mãos, a entrada do castelo é facilmente encontrada, ficando exatamente no centro histórico. Assim que passamos pelo portão, já é possível perceber os inúmeros turistas olhando para o fosso que margeia a entrada. Eles estão a procura dos guardiões do castelo: ursos pardos que foram inicialmente introduzidos por uma das famílias imperiais que ali viveu como forma de proteção. Para manter a tradição, até hoje, ursos são mantidos no local. Infelizmente, eles estavam escondidos no dia da nossa visita, e apenas um deu o ar de graça e, mesmo assim, por um curto tempo, embora suficiente para registrá-lo na foto.

Passando pelo portão do castelo


Torre mais alta do castelo, vista logo a partir da entrada


Fosso do castelo e seu mais ilustre guardião



Embora o castelo tenha várias outras atrações, como um museu, um teatro e alguns tours guiados (horários de funcionamento e valores de cada passeio podem ser acessados no site oficial), é a visita a sua mais alta torre o principal atrativo da atração turística e o único que visitamos. O valor para subir os 162 degraus até o alto da torre foi de apenas 50CZK (correspondente a cerca de 2 euros na época da nossa viagem), um valor muito barato para se ter a oportunidade de enxergar aquela pequena mas bela cidade do alto.

Uma vez estando na torre você pode ficar o tempo que quiser lá em cima, apreciando a bela arquitetura das casas da cidade com seus impecáveis e limpos telhados, acompanhando com os olhos o trajeto do rio Moldova e tirando quantas fotos forem necessárias para suprir seu entusiasmo. Mas lembre-se, antes, de checar o horário de funcionamento da torre para visitação no site oficial, já que ela costuma fechar mais cedo nos meses mais frios (às 16h) e mais tarde nos meses de verão (às 18h). E não deixe para chegar de última hora, pois a admissão à torre só costuma ser livre até 30 minutos antes do seu fechamento.










Continuando pelo interior do castelo, após a descida da torre


Mais de Cesky Krumlov vista a partir do castelo










Após a visita ao castelo, guardamos o mapa e nos permitimos se perder pelas ruas de pedra da cidade, apreciando suas belas casas, passeando às margens do seu rio, atravessando suas pontes, deparando-se, por acaso, com a praça principal e a igreja da cidade, descortinando vistas cada vez mais bonitas, e entrando nas inúmeras e charmosas lojas com artesanato local.























                                           


                                   

À noite, saímos para caminhar pelas ruas do centro com sua iluminação caracteristicamente escassa, uma forma de acentuar o clima medieval da cidade. Ficamos um tempo nas margens do rio localizadas bem ao lado da torre do castelo e saímos em busca de algum restaurante, de preferência algum decorado em referência ao passado para não estragar o clima!!


                                     


                                     

                            

Durante nossa caminhada pela escuras ruas de Cesky Krumlov, percebemos inúmeros grupos de turistas seguindo algum guia. Pareceu ser alguma excursão específica pelas ruas noturnas da cidade (talvez para aproveitar o menor movimento) e que talvez seja interessante uma vez que deve fornecer curiosas informações sobre o passado daquela cidade que parece ter ficado parada no tempo...


                                            

                                           


PARA SE PLANEJAR:

1. Castelo de Cesky Krumlov

Horário de funcionamento: os dias e horários de funcionamento variam de acordo com a época do ano e o tipo de tour escolhido (checar no site oficial)
Entrada: varia de acordo com o tipo de tour escolhido (a subida à torre custa 50 CZK. Checar no site oficial
Como chegar: caminhando pelo centro histórico (facilmente encontrado tendo um mapa em mãos)



OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.
2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

2 comentários:

  1. Estou planejando minha viagem para o leste europeu em marco/2017 e tive a sorte de encontrar esse blog maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz com o elogio e com a possibilidade de ajudar outros viajantes! Qualquer dúvida, estou à disposição! Grande abraço!

      Excluir