Menu

domingo, 23 de fevereiro de 2020

Como visitar o Deserto do Saara no Marrocos

Quando decidimos conhecer o Marrocos, organizamos o roteiro com uma certeza: teríamos que conhecer a parte do Deserto do Saara que está incluída no país. Pesquisando, logo descobrimos que, para isso, precisaríamos viajar até o sudoeste do Marrocos, para uma pequena cidade conhecida como Merzouga.

Merzouga fica localizada nas margens do chamado Erg Chebbi, um conjunto de dunas móveis do Saara que remete à imagem clássica que temos do deserto: grandes dunas de areia avermelhada a perder de vista, atravessada por conjuntos de dromedários que carregam nativos (os berberes) e os turistas.

Pelas dunas de Erg Chebbi, no Deserto do Saara


Erg Chebbi não é tão grande. Tem 22 Km de extensão no sentido norte-sul e apenas 5 Km de largura, separando Merzouga da fronteira com a Argélia localizada ali perto. No entanto, ele impressiona pela altura e beleza de suas dunas, que costumam chegar a 150 metros de altura.  


Há ainda uma outra porta para o Saara dentro do país: Zagora. Esta tem a vantagem de se localizar mais próxima a Marrakech (a cerca de 360 Km) e, portanto, tem um acesso mais fácil do que Merzouga (localizada a cerca de 550 Km de Marrakech). No entanto, o Deserto de Zagora é mais árido e com bem menos dunas. E, por isso, nossa escolha foi por Merzouga. Já que era para conhecer o Saara que o conhecêssemos com o máximo de esplendor.

Mas não ache que o Marrocos contém o melhor do Saara. Na verdade, o deserto, com seus mais de 9 milhões de quilômetros quadrados, se estende por 11 países e apenas uma pequena parte dele se encontra em terras marroquinas.

No entanto, já gostamos bastante do que vimos. A visita a Erg Chebbi atendeu às nossas expectativas e recomendamos o passeio.

Não tinha como não gostar

Como chegar a Merzouga


Talvez a maior dificuldade para se conhecer Erg Chebbi não seja exatamente a distância para os grandes centros urbanos do Marrocos, mas sim a limitação de transportes até a cidade. Inicialmente, é importante ressaltar que não há aeroporto por lá. O mais próximo fica na cidade de Errachidia (a 127 Km). 

O sistema ferroviário do país também não chega até Merzouga e, para ir de ônibus, é preciso fragmentar a viagem com conexões em uma ou mais cidades. Portanto, o carro surge como a melhor forma de se deslocar até lá.

Para isso, você pode contratar um tour guiado (há opções de carros particulares com motoristas que fazem tours personalizados) ou alugar um carro. Muita gente tem receio de dirigir pelo Marrocos, mas escolhemos esta opção e achamos muito tranquilo. Se quiser saber como foi nossa experiência, basta acessar o post "Como é dirigir no Marrocos".

Indo de carro para Merzouga e já avistando as dunas do Saara surgindo ao longe

Estando de carro, o turista, em geral, parte de duas grandes cidades até Merzouga: de Marrakech, seguindo no sentido oeste-leste, passando pela Cordilheira de Atlas e, em geral, fazendo uma parada em Ouarzazate; ou de Fez, seguindo no sentido norte-sul por cerca de 476 Km e aproveitando para conhecer algumas atrações no caminho, como Ifrane (conhecida como a Suiça marroquina) e a Floresta de Cedro Gouraud.

No nosso caso, preferimos pegar um voo até Ouarzazate (por onde entramos no país) e, de lá, seguir de carro para Merzouga, já nos livrando da parte do trajeto entre Marrakech e Ouarzazate. 

No caminho até Merzouga, ainda paramos em alguns locais turísticos para tornar o trecho menos cansativo, como Skoura, Vale de Dades e Tinghir (detalhamos estas paradas no post "O que conhecer no caminho entre Ouarzazate e Merzouga"). Afinal, foram cerca de 5 horas entre as duas cidades.

Onde se hospedar em Merzouga

Chegando a Merzouga, você pode pernoitar em alguns dos hotéis da pequena cidade, mas é bastante aconselhável que você passe pelo menos uma noite entre as dunas do deserto. Exatamente: há hospedagens no estilo acampamento que ficam no meio das dunas, permitindo ao visitante a experiência de pernoitar em meio ao silêncio do deserto, após ter o privilégio de apreciar o por do sol por trás de suas dunas. 

E mesmo que você não seja adepto de acampamentos, não se assuste. A maioria deles são tão bem estruturados que suas tendas parecem mais quartos de hotéis, com camas, tapetes, sofás, aquecedor e banheiro privativo com água quente. 

Nosso acampamento no deserto

Nossa tenda

Bastante confortável


Na nossa tenda só faltou mesmo ar condicionado. Até achamos que não faria falta já que sempre ouvimos que, no deserto, faz frio à noite (justificando a presença de um aquecedor). Mas passamos um calor desgraçado durante a noite (não sei se foi a época do ano - junho).

Havia ainda uma tenda de convívio social, onde era servido o jantar e o café da manhã, inclusos na diária. Lá também os hóspedes eram recebidos com um chá de menta e alguns biscoitos.

Ficamos no Golden Camp e tivemos uma excelente estadia. Eles aceitavam o pagamento também em euros, mas não era possível pagar com cartão de crédito. Então, é importante checar esta informação antes com o hotel. 

O acampamento ficava entre as dunas quase na margem oposta do deserto (Erg Chebbi tem apenas 5 Km de largura) em uma área onde se concentravam várias outras hospedagens do tipo.

Bastava subir uma das dunas ao lado do nosso acampamento e já avistávamos outros semelhantes ao redor

E, sem dúvida, assistir ao por do sol entre as dunas é um dos principais motivos para se hospedar no meio do Saara


E se você está pensando: "e como exatamente eles chegaram a este acamapamento? dirigindo?", é bom informar que o próprio acampamento disponibiliza o transporte até lá. Até porque não daria (nem seria prudente) adentrar o deserto dirigindo o carro que alugáramos. 

Dois tipos de transporte são oferecidos: um carro 4x4 e o passeio de dromedário (lembrando que não há camelos no Marrocos). O trajeto de 4x4 é mais rápido, mais confortável e mais barato. O transporte no lombo do dromedário oferece uma experiência mais imersiva, mas além de mais cansativa (o trajeto demora mais de uma hora até o acampamento), nós enxergamos esta atividade como exploração animal e, portanto, preferimos, por questões pessoais, não utilizá-la.

Atravessando o deserto de 4x4

É comum ver os 4x4 pelas dunas

O trajeto de dromedário é bastante popular entre os turistas


Sugerimos que, após a reserva, você entre em contato com o hotel para saber os valores de cada tipo de transporte e, também, para se informar o ponto de encontro em Merzouga. Ao chegar à cidade, o turista deve seguir para o local indicado, onde o carro será deixado e sua bagagem transferida para o 4x4 (mesmo que você opte pelo trajeto de dromedário, sua bagagem irá no 4x4 e estará esperando por você no acampamento).

No nosso caso, foi combinado o local de encontro em um café local e foi pedido que não chegássemos após às 15 horas. Ao chegar, no entanto, ainda tivemos que esperar um pouco. Àquela hora, o sol ainda estava alto e passaríamos muito calor indo direto para o meio do deserto. Desta forma, esperamos quase duas horas por lá (acredito que eles indiquem um horário de encontro mais cedo para que não haja perigo do turista se atrasar). 

Também nos tranquilizaram com a questão de segurança, nos indicando que não haveria nenhum problema em deixar o carro ali durante a noite. O pagamento da diária foi realizado apenas no dia seguinte no mesmo café que serviu de ponto de encontro.

Outra vantagem da pernoite no deserto é poder assistir ao nascer do sol. Mas aí tem que ter disposição para acordar cedo.


OBS:
1. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio


Nenhum comentário:

Postar um comentário