Menu

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Algumas dicas sobre a cidade marroquina de Ouarzazate

Ouarzazate é uma pequena cidade do Marrocos, localizada a cerca de 195 Km de Marrakech, da qual é separada pela cadeia montanhosa conhecida como Cordilheira de Atlas. O ar de cidade pacata do interior é logo percebido quando entramos em Ouarzazate, com muito menos movimento e bem menos turistas do que as cidades mais famosas do país.

Mas não se engane com a distância aparentemente curta entre Ouarzazate e Marrakech. Devido às montanhas, a estrada é sinuosa e perigosa, de forma que a velocidade média para percorrê-la é menor, aumento o tempo de viagem.

Muitos turistas passam por lá, ao fazer o longo trajeto entre Marrakech e Merzouga (cidade que serve de base para quem quer conhecer as dunas do Saara). Como são muitos quilômetros entre ambas, Ouarzazate acaba servindo de ponto de parada e descanso.

Ait-Ben-Haddou, a atração mais famosa de Ouarzazate

Chegando a Ouarzazate

Cidade super calma

Primeira coisa que fizemos foi procurar uma loja da Maroc Telecom no centro para comprar um chip para utilizarmos no Marrocos (fica na Avenue Moulay Rachid). Não havia loja no aeroporto. 

Como chegar e sair de Ouarzazate?


Embora pequena, a cidade possui aeroporto que a conecta, inclusive, a algumas cidades europeias, como Madrid e Barcelona. Se preferir chegar lá por terra, pode-se pegar um ônibus desde Marrakech ou seguir para lá de carro alugado.

Já falei como foi nossa experiência dirigindo pelo Marrocos.

Ouarzazate foi, na verdade, nosso ponto de partida no país. Chegamos até ela vindos de Madrid de avião. Alugamos um carro no aeroporto e seguimos dirigindo até Merzouga para conhecer o Saara.

Não há trem conectando Ouarzazate ao resto do Marrocos. Mas há ônibus diário entre ela e Marrakech. Só tenha cuidado ao escolher a companhia de ônibus, optando pelos mais turísticas, da CTM ou da ONCF. Esta última corresponde à companhia ferroviária do país mas que também conta com ônibus saindo das cidades sem ferrovias.

Vale à pena pesquisar as duas companhias, já que os horários variam e você pode, então, escolher com base no seu roteiro. Escolhemos a ONCF, devido ao horário mais conveniente. Mas cuidado: o local de venda da passagem e da saída e chegada do ônibus não é no terminal rodoviário de Ouarzazate, mas sim em uma loja da empresa que fica numa rua de terra ao lado da rodoviária.

E, infelizmente, não conseguimos realizar a compra antecipadamente no site da empresa, de modo que tivemos que ir até a loja assim que chegamos a Ouarzazate para garantir nossas passagens.

Nossa viagem entre Ouarzazate e Marrakech demorou cerca de 4h30, com uma parada no caminho (no meio da Cordilheira dos Atlas) para usar o banheiro (horrível) e comprar algo para comer (lanche apenas). Mas o tempo de percurso pode variar dependendo das condições climáticas e do trânsito.

Atravessando os Atlas de ônibus, de Ouarzazate para marrakech

Não conseguimos encontrar ônibus ligando Ouarzazate a Merzouga. Mas o trajeto de carro entre as duas cidades, embora demorado, foi bem tranquilo.


O que fazer em Ouarzazate?


A pequena cidade no interior do Marrocos é mais do que uma parada entre Marrakech e Merzouga. Na verdade, Ouarzazate é carinhosamente conhecida como a Hollywood do Marrocos, uma vez que seus arredores já serviram de set de filmagem para vários filmes americanos, como Cleópatra, Ben-Hur, a Múmia, Babel, e também algumas séries, como a popular Game of Thrones. E até mesmo novelas brasileiras já tiveram cenas filmadas por lá.

Por conta disto, a cidade conta com dois estúdios de cinema que expõem, ao ar livre, diversos cenários: o Atlas e o CLA Studios, sendo possível fazer um tour por qualquer um deles. Não achamos necessário conhecer os dois. Um só já é suficiente.

Escolhemos o Atlas Studios, já que o nosso hotel ficava exatamente nele. Embora você também possa ficar hospedado no centro da cidade, recomendamos demais o Oscar Hotel by Atlas Studios. Além de confortável, conta com restaurante (útil, já que se localiza longe do centro) e piscina.

E ainda ganhamos um upgrade quando lá chegamos e fomos encaminhados para a melhor suíte do hotel, sem pagar nada a mais por isso. Não entendemos até hoje o motivo, mas não estamos reclamando.

O Oscar Hotel by Atlas Studios

Entrada do hotel

Referência à cinema por todo canto do hotel


Resolvemos ficar no hotel à noite

O famoso cuscuz marroquino. Experimentei na nossa primeira noite no país, em Ouarzazate. Se eu disser que gostei, estarei mentindo


Por outro lado, quando fizemos a reserva, era dito que o hóspede ganhava o ingresso para a visita ao estúdio. Mas isto não aconteceu e tivemos que pagar pelo ticket. Este custou 80 dirham por pessoa e incluiu guia (embora ele peça gorjeta no final). Você pode até fazer sem o guia, mas não vai entender nada, pois não há nada indicando o que significa cada cenário.

O Atlas Studios

Sala de espera enquanto se aguarda o guia começar o tour


Biga usada em Ben-Hur

Cenário onde foi filmado Cleópatra


Tenha em mente que o passeio é, em sua maior parte, ao ar livre. Então, escolha um horário com menos sol e não esqueça o protetor solar.

Do Atlas Studios, vemos esta construção cenográfica pertencente ao CLA Studios. Nela, foram filmadas cenas de Game of Thrones (núcleo da personagem Daenerys)

Mais cenografia

Torres cenográficas


Embora goste muito de cinema, não achei a visita imperdível, só valendo mesmo à pena se você já estiver em Ouarzazate. Ir até a cidade só para visitar os estúdios não se justifica.

Na verdade, os arredores da cidade também contam com uma das principais atrações turísticas do Marrocos: Ait-Ben-Haddou, considerado Patrimônio Mundial da Unesco. Este sim vale uma ida a Ouarzazate. E gostamos tanto que vamos dedicar um post só para contar nossa experiência por lá.

Ait-Ben-Haddou, principal atração dos arredores de Ouarzazate e o principal motivo para se visitar a cidade


Também é possível passear pelo centro da cidade e visitar o Kasbah de Taourirt, onde funciona um museu. Não tão longe do centro, há ainda o Kasbah de Tifoultout o Kasbah das Cegonhas. Mas não tivemos tempo de conhecer estes locais.

Aliás, kasbah são antigas construções fortificadas, típicas do Norte da África. Eram construídas com tijolos de argila e podiam servir de moradia para famílias ricas ou para proteção dos berberes, povos nômades do deserto.

Na verdade, vale ressaltar a diferença entre kasbah e ksar. Este último correspondia a verdadeiras aldeias fortificadas, mas com uma arquitetura muito semelhante ao Kasbah. Ait-Ben-Haddou, por exemplo, é o ksar mais famoso do país.

Sendo assim Ouarzazate e seus arredores corresponde a uma ótima região para se conhecer estas típicas construções marroquinas. 

Kasbah de Amridil , localizado a poucos quilômetros de Ouarzazate, em Skoura . Paramos no local a caminho de Merzouga.




OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário