Menu

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Nossa visita a Ait-Ben-Haddou, patrimônio do Marrocos

Ait-Ben-Haddou, patrimônio mundial da Unesco, corresponde a uma das atrações mais populares do Marrocos. Um exemplo da antiga arquitetura do povo berbere, que a construiu para servir de base e proteção durante os deslocamentos entre o Deserto do Saara e Marrakech.

Trata-se de um ksar, espécie de cidadela murada, onde diversas famílias moravam no passado. Atualmente, ainda existem alguns moradores, mas a maioria das construções não têm habitantes enquanto outras se converteram em lojas para os turistas.

Localiza-se a cerca de 30 Km de Ouarzazate. Do nosso hotel, foram cerca de 25 minutos dirigindo até o local. Se você não tiver de carro alugado ou em alguma excursão, poderá pegar um táxi até a atração.

Ait-Ben-Haddou

Chegando lá, a gente se depara com uma minúscula cidade (melhor dizendo: um vilarejo cortado pela estrada) que se instalou perto da antiga construção marroquina e que, nitidamente, vive do turismo. Foi fácil encontrar um local para estacionar na rua. E percebemos que havia muitos restaurantes por lá.

Para seguir até o ksar, fomos caminhando pelas ruas de terra entre as poucas casas do lugar até chegar a uma ponte, de onde já temos uma bela vista de Ait-Ben-Haddou. A presença da ponte se justifica porque ali há um rio, mas o seu leito estava completamente seco durante a nossa visita.

Ponte de acesso até Ait-Ben-Haddou. Percebam o seco leito do rio.

O ksar visto da ponte

É possível acessar o topo deste monte, em cuja encosta foi construído o ksar. Basta ir subindo as escadas por entre as casas da cidadela.

Escolhemos o final da tarde para fazer nossa visita, com o objetivo de ser menos castigados pelo sol. Se por um lado, este objetivo foi alcançado, por outro percebemos que a luminosidade deste horário não favoreceu as fotos. Então, se sua prioridade forem as fotografias, aconselho ir mais cedo, no início da tarde. Mas proteja-se do sol.

Passando a ponte, começamos a nos deparar com os vendedores de souvenir espalhados pela entrada da antiga fortificação. Eles têm o hábito de insistir com afinco para vender qualquer coisa a qualquer turista que passe, embora esta prática seja muito mais pronunciada em Marrakech.

Um dos vendedores nos convenceu a comprar o primeiro imã que vimos nos dizendo que não voltaríamos pelo mesmo local. Mas era mentira. Passamos por ele na volta e perdemos a chance de pesquisar os preços mais à frente (volta-se pelo mesmo caminho por onde se acessa o ksar).

Percebemos que a atração estava pouco movimentada, com pouquíssimos turistas, o que consideramos mais uma grande vantagem daquele horário.

Logo ao entrar em Ait-Ben-Haddou, nos deparamos com muitas lojas voltadas para os turistas

A cidadela esta super tranquila




Estes tijolos de argila são a base para a construção dos prédios típicos de um ksar


Um dos meus objetivos era chegar até as ruínas do portão principal da antiga cidadela, tanto por causa das fotos que havia visto do lugar como porque elas haviam aparecido como cenário da série Game of Thrones (e eu, como grande fã, não deixaria passar esta oportunidade).

Encontrei os portões perguntando o caminho aos locais. Mas, infelizmente, devido à posição do sol, fiquei frustrado com as fotos naquele horário.

Em busca dos portões antigos, tivemos que sair do ksar, indo para um ponto onde é possível ter uma vista panorâmica de Ait-Ben-Haddou de frente. Pena que a luz daquele horário não favorecia as fotos deste ponto de vista.

Encontrando o antigo portão


Como o rio estava seco, caminhamos por seu leito onde pousamos para as fotos com Ait-Ben-Haddou

Exatamente neste local foram filmadas cenas de Game of Thrones. Uma em específica ganhou grande destaque: a última cena do último episódio da terceira temporada, chamado Mhysa.

Adicionando CGI para aumentar o ksar, a produção de Game of Thrones transformou Ait-Ben-Haddou na cidade fictícia de Yunkai






Retornamos para o interior do ksar e resolvemos subir as ruas e escadas entre as antigas casas para acessar o topo do morro, no qual avistávamos turistas desde a nossa chegada.


Voltando ao interior do ksar


As escadarias entre as construções

Subindo

A vista de um ponto mais alto

Não achamos a subida cansativa e valeu super à pena. Tem-se uma ótima visão lá do alto tanto de Ait-Ben-Haddou quanto da região no entorno. Ainda dava para sentir um vento delicioso que nos refrescava do calor que fazia naquele dia.

Já no topo

Do alto do topo, já víamos o sol bem baixo

Mas era possível ter uma vista panorâmica de toda a região



Ao descer, fizemos o caminho de volta e, logo depois que atravessamos a ponte, percebemos que, pegando à esquerda, acessaríamos um café que ficava de frente para o monumento histórico. Fomos até lá, pedimos uma coca-cola e nos sentamos na varanda, de onde, realmente, a vista era ótima.

Técio e a "a última coca-cola gelada do deserto"




Sem dúvida, a visita a Ait-Ben-Haddou é um passeio maravilhoso e imperdível para quem estiver passando por Ouarzazate. Permite o contato com a história e a cultura marroquina, emociona pela beleza arquitetural do Norte da África e tudo isso de graça. O turista não precisa comprar nenhum ingresso para realizar a visita. Pelo menos, por enquanto.

Foi o nosso primeiro dia no Marrocos e já estávamos encantados



OBS:
1. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário