Menu

domingo, 5 de janeiro de 2020

Como é dirirgir pelo Marrocos?

Confesso que, a princípio, estávamos muito receosos em dirigir no Marrocos. Mas, passada a experiência, não sentimos absolutamente nenhuma diferença entre alugar um carro lá ou em outros países, embora algumas precauções sejam necessárias.

Vale ressaltar que só ficamos com o carro por dois dias, mas percorremos mais de 700 Km de estradas, de modo que acreditamos ser possível afirmar que não há nenhuma dificuldade em se dirigir por lá.

Um dos lugares que encontramos no meio do caminho, enquanto dirigíamos pelo interior do Marrocos


O Marrocos possui as mesmas grandes redes de aluguel de automóvel encontradas no restante do mundo e, mesmo aeroportos pequenos como o de Ouarzazate, onde alugamos nosso carro, são abastecidos por uma ou mais destas empresas.

Mas pesquise bem a avaliação de cada uma destas empresas na hora da reserva, por mais famosas que elas sejam. Isto porque é muito comum o relato de problemas com os carros alugados no país e não é raro ler histórias de pessoas cujos carros se quebraram ou tiveram o pneu furado no meio do nada. 

Portanto, escolha uma locadora melhor avaliada e considere contratar o seguro completo. Na hora de receber o carro, cheque bem os 4 pneus e o estepe, assim como qualquer outro dano que o veículo possa ter. Também é bom guardar bem o telefone fornecido pela locadora para o caso de problemas.

E garanta internet no seu celular, comprando um chip local para poder ter sempre uma forma de se comunicar disponível. A internet também será útil para você utilizar algum aplicativo de navegação. Utilizamos o Waze e conseguimos chegar a todos os lugares que queríamos.

Os procedimentos para aluguel são os mesmos, sendo necessário a apresentação do cartão de crédito do titular, o voucher da reserva e a carteira de motorista (recomendamos que leve a Permissão Internacional para Dirigir, mesmo a nossa CNH sendo aceita por lá).

O Marrocos possui auto-estradas duplicadas ligando as grandes cidades, como Marrakech, Casablanca e Rabat, e estradas mais simples, não duplicadas, entre as cidades menores, do interior. O tempo para percorrer estas últimas será, obviamente maior, mas elas, diferente das auto-estradas, não possuem pedágios.

Há, no entanto, que se ter muito cuidado com o limite de velocidade em ambos tipos de estradas, já que há muita fiscalização mesmo nos locais mais isolados. O número de blitz, inclusive, é maior do em qualquer outro país onde já dirigimos.

Só dirigimos por estradas simples, e perdemos a conta do número de blitz que encontramos. Em um determinado trecho, estávamos tão isolados que não víamos um carro, uma casa na beira da estrada nem um único ser humano, e mesmo assim respeitamos o limite de velocidade por medo de nos depararmos com policiais a qualquer momento.

Pelas estradas desertas do sul do Marrocos


Não fomos parados uma única vez e, em todos os casos, o policial nos mandou seguir viagem. Mas tenha cuidado com um detalhe: um pouco antes das blitz, você verá, no chão, uma placa colocada pelos policiais pedindo para parar. Você, em hipótese alguma, deve parar após a placa. Pare antes e aguarde o policial dar o sinal para seguir em frente, caso contrário, você pode ser multado.

As estradas, no geral, estão em bom estado de conservação, e, mesmo naquelas mais isoladas, quase não vimos buracos. A maioria das placas de sinalização tem as informações escritas também em francês (além do árabe), o que já é um alívio, considerando que pelo menos reconhecemos o alfabeto.

Se for dirigir pelo interior, como nós, tenha cuidado com o tanque de gasolina, nunca deixando ele ficar muito próximo da reserva, pois alguns trechos podem ser bem longos e sem nenhum posto de gasolina à vista. Todos os postos que encontramos tinham frentistas.

Não há nenhuma grande dificuldade em se dirigir pelo Marrocos


Na hora de decidir dirigir pelo Marrocos, tenha em mente também quais trechos irá fazer dirigindo, pois tem um particularmente perigoso: a estrada que corta a Cordilheira de Atlas entre Marrakech e Ouarzazate. É uma estrada bastante sinuosa e que tangencia inúmeros desfiladeiros. Até considerei atravessá-la de carro, mas me senti aliviado por desistir desta ideia quando vi a estrada pela janela do ônibus.

Para completar, estava chovendo no dia e quase todo o trecho entre as montanhas estava em obra, o que, certamente, teria nos deixado muito nervosos. Mas, mesmo que você se garanta na direção, e resolva encarar a Cordilheira de Atlas no volante, não recomendamos que faça a viagem à noite.

Estrada que atravessa a Cordilheira de Atlas, entre Ouarzazate e Marrakech

Outra coisa que não recomendamos é dirigir dentro das grandes cidades, especialmente em Marrakech, cujo o trânsito nos pareceu mais caótico.


Alugando o carro em Ouarzazate


Nós pegamos e devolvemos nosso carro no aeroporto de Ouarzazate. De lá, dirigimos até Merzouga, cidade base para se visitar as dunas do Deserto do Saara. E, depois, fizemos o caminho de volta. Nos dois sentidos, paramos em algumas atrações pelo caminho.

Na hora de devolver o carro, tivemos a surpresa de encontrar o aeroporto fechado, mesmo sendo final de uma manhã, uma vez que não havia nenhum voo chegando ou saindo naquele horário. Para a devolução do carro, isso não foi problema porque era só deixá-lo estacionado e, com a permissão do segurança, deixar a chave em um local específico do guichê da locadora no saguão do aeroporto. 

O problema foi não ter nenhum táxi no local, estando a gente com mala e horário marcado para pegar um ônibus no centro em menos de uma hora. Por sorte, o segurança do aeroporto entendeu a situação e ele mesmo chamou um táxi para nós por telefone.

Portanto, esteja atento a este detalhe se alugar o carro em algum aeroporto pequeno. Em aeroportos de grandes cidades, você não deve ter este problema. 

Alugamos o carro pela Budget, com seguro completo. Não tivemos nenhum problema com o automóvel durante os dois dias em que ficamos com ele e não temos do que reclamar.

E, por mais que as precauções dadas acima possa causar receio na hora de alugar um carro no Marrocos, acho que, no final, valeu à pena. Basta seguir as dicas para minimizar a chance de problema e lembrar que imprevistos podem acontecer com o aluguel de carros em qualquer lugar do planeta. Na Áustria, por exemplo, tivemos problema e, no Marrocos, não.

E se você está em dúvida se não é melhor deixar o volante a cargo de um motorista de alguma agência de turista, pode ler nosso post em que respondemos se é possível fazer o Marrocos por conta própria.





OBS:
1. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário