Menu

sábado, 25 de maio de 2019

Última tarde em Lisboa: Parque Eduardo VII e Mercado da Ribeira

Após nossa agradável visita ao Parque das Nações, era hora de aproveitarmos nossa última tarde em Lisboa para visitar alguns últimos pontos turísticos que ficaram de fora do nosso roteiro até então.

Para isso, nós pegamos a linha vermelha de metrô e seguimos até a última estação, a de São Sebastião. O objetivo de descer ali era conhecer outra atração de Lisboa fora do centro histórico e de Belém: o Parque Eduardo VII.

Parque Eduardo VII, em Lisboa

No caminho entre a estação e o parque, passamos pelo El Corte Inglês de Lisboa. Para quem não conhece, é uma famosa cadeia de lojas de departamento espanhola. No seu interior, há supermercado, restaurantes, cinema e, logicamente, muitas lojas. Boa opção para quem não dispensa um momento de compras durante uma viagem.

Chegamos ao belo Parque Eduardo VII pela sua extremidade norte, onde se destaca o Monumento a 25 de abril e uma enorme bandeira de Portugal. Deste ponto, é possível ter uma vista panorâmica de todo o parque.

Enorme bandeira de Portugal na extremidade norte do Parque Eduardo VII


Apreciando o gramado do parque


Parte do monumento erguido nesta parte do parque


Confesso que não encontrei seu real significado


Seguimos atravessando o parque em direção à estátua de Marquês de Pombal, localizada na sua extremidade sul, no centro de uma rotunda. 

Seguindo o calçadão português pela lateral do gramado


O Monumento 25 de Abril visto de mais longe


Estátua de Marquês de Pombal na extremidade sul do parque

Ali, encontramos a estação de metrô Marquês de Pombal, onde pegamos a linha azul até a estação Baixo-chiado no centro, para fazer baldeação para a linha verde em direção ao Cais do Sodré.

O Cais do Sodré corresponde a um bairro de Lisboa que de "zona portuária degradada" evoluiu para "novo bairro descolado" da capital portuguesa. Entre as maiores atrações do local, destaca-se o Mercado da Ribeira.

Localizado em frente à estação de metro Cais do Sodré, o mercado foi todo renovado há alguns anos pela empresa Time Out e tornou-se um ambiente agradável, cheio de restaurantes e bares e com uma agradável praça de alimentação.

O Mercado da Ribeira


No interior do Mercado da Ribeira


A praça de alimentação do mercado

Para quem não dispensa o famoso pastel de nata português, há uma filial da Manteigaria (melhor local da cidade para experimentar a iguaria) no mercado. Há também quiosques vendendo os deliciosos doces de Sintra (se você não tiver chance de conhecer a cidade, pode, pelo menos, experimentar a queijadinha ou o travesseiro de Sintra, doces típicos da pequena cidade portuguesa).

Do Mercado da Ribeira, você pode escolher adentrar pelas ruas do bairro ou apenas aproveitar um pouco da sua orla de frente para o Tejo. Esta segunda opção estava tão viva e agradável que acabou sendo a nossa escolha.

Orla do Rio Tejo no Cais do Sodré


Quando vimos, estávamos caminhando tranquilamente pela orla, passando por turistas bebendo de frente para o rio, famílias passeando com seus filhos, jovens pedalando, casais tomando sorvete. Um agradável fim de tarde em Lisboa.

No verão, passear pelas margens do Tejo é um excelente programa em Lisboa

Logo chegamos à Praça do Comércio (são apenas cerca de 12 minutos de caminhada entre o Cais do Sodré e a praça) e resolvemos caminhar um pouco pelo centro histórico antes de nos despedirmos da cidade. Já demos dicas do nosso roteiro pelo centro de Lisboa em outro post.





OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário