Menu

quarta-feira, 29 de maio de 2019

LX Factory, área pública de lazer em Lisboa

Se tem algo que nos encanta em algumas cidades desenvolvidas que vistamos é iniciativa de transformar áreas antes abandonadas em espaços públicos de convivência e lazer. É o reaproveitamento inteligente levando à revitalização urbanística de espaços aparentemente sem função. Já vimos isso em Nova York, Toronto e Tel Aviv, por exemplo.

E, em Lisboa, também tivemos o prazer de visitar uma área assim: a LX Factory. O que antes era uma área industrial abandonada no bairro de Âlcantara, transformou-se num complexo de bares, restaurantes, lojas e galerias de arte. Um espaço de convívio público que vale a visita.

LX Factory
Além de bons restaurantes, a LX Factory possui também uma livraria que causará entusiasmo em amantes da leitura: a Ler Devagar. O espaço manteve parte da estrutura e do maquinário da antiga fábrica ali localizada, o incorporando à decoração. O resultado é um bom exemplo de criatividade e bom gosto.

Livraria Ler Devagar

Na LX Factory, é também possível experimentar o bolo de chocolate da Landeau Chocolate que dizem ser um dos melhores do mundo (será?). Infelizmente, no dia da nossa visita, ela estava fechada, não tendo sido possível tirar a prova. 

Mas mesmo sem a sobremesa, decidimos jantar por lá e escolhemos uma pizzaria: A Mesa do LX. A proposta é a de incentivar o convívio, fazendo com que todos os clientes compartilhem de uma grande mesa que atravessa o salão do restaurante. E a pizza estava uma delícia.

Passeando pela LX Factory

No site oficial do local, é possível ver a lista de lojas e restaurantes da LX Factory. Também é possível checar a lista de eventos que podem estar ocorrendo por lá durante a sua passagem, como festivais de música, concertos, exposições de arte, entre outras atividades culturais. 

O local fica quase abaixo da Ponte 25 de Abril

A LX Factory localiza-se bem próximo à margem do Tejo, quase abaixo da Ponte 25 de Abril, a cerca de 2Km do bairro de Belém. Você pode, inclusive, conjugar a visita a Belém com a LX Factory. 

Para chegar lá, basta pegar o bonde de número 15E na Praça do Comércio em direção a Belém ou no sentido inverso. E, então, descer na estação Santo Amaro. A partir da parada, deve-se caminhar em direção à Ponte 25 de Abril, passando por baixo da mesma e entrando na primeira rua à direita. Siga sempre em frente que você chegará a LX Factory.


O mapa mostra o trajeto da estação de bonde Santo Amaro e a LX Factory, passando por baixo da Ponte 25 de Abril

Rua de acesso à LX Factory




OBS:
1. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário