Menu

domingo, 19 de maio de 2019

Conhecendo o Parque das Nações em Lisboa

No final do século XX, como parte do processo de modernização de Lisboa para a Expo 98, foi desenvolvido, às margens do rio Tejo, o projeto urbanístico que gerou o Parque das Nações, área pública de integração com o meio ambiente, que modernizou e revitalizou esta antiga zona ribeirinha.

E, hoje, esta área corresponde a um importante polo turístico da capital portuguesa, oferecendo, ao visitante, uma Lisboa completamente diferente do seu centro histórico. Tudo em volta do Parque das Nações exala modernidade. Os prédios, pontes e praças investiram em uma arquitetura arrojada, mantendo inúmeras áreas arborizadas para a convivência mútua de moradores e turistas.

A parte moderna de Lisboa vista do Parque das Nações

Para se chegar ao Parque das Nações, é possível seguir de trem ou metro até a Estação do Oriente e, de lá, seguir caminhando por uma curta distância até o local. A linha de Sintra é uma das quais possuem comboios até esta estação. Se preferir o metrô, deve-se pegar a linha vermelha. Se estiver no centro, você poderá pegar a linha verde e seguir até a estação Alameda para fazer baldeação para a linha vermelha.


A Estação do Oriente

Mas o que, afinal, tem para fazer no Parque das Nações?

Você pode caminhar despreocupadamente pela extensa área, admirando o contraste paisagístico desta zona com o restante da cidade e fazer um passeio de teleférico que vai de uma extremidade à outra do parque, às margens do rio Tejo.

Chegando ao Parque das Nações
As inusitadas fontes do parque das Nações


Nós, particularmente, apreciamos o efeito das fontes


Pelo parque, às margens do Tejo, muitos moradores passeiam de bicicleta

O teleférico (ou telecabines, como eles falam por lá) do Parque das Nações

Do teleférico, tem-se uma ótima vista do Tejo e da moderna e extensa Ponte Vasco da Gama. Tem-se também uma visão panorâmica do parque e dos modernos prédios ao redor. Dentre estes, destaca-se a Torre Vasco da Gama, na extremidade norte do parque.

Iniciando a travessia
A extensa Ponte Vasco da Gama atravessando o Tejo


Apreciando o moderno bairro em torno do parque
Do outro lado, vemos a Torre Vasco da Gama


Se não quiser, andar de teleférico, pode-se também caminhar de um extremo ao outro


Passando por cima do Jardim Garcia de Orta

Já fazendo o trecho de volta, com a Torre Vasco da Gama ao fundo


O passeio de teleférico custa 3,95 euros um único trecho ou 5,90 euros ida-e-volta. Você pode escolher pagar apenas por um trecho para retornar caminhando pela orla. Para informações detalhadas e atuais sobre os horários de funcionamento, que variam de acordo com a época do ano, você pode acessar este link.

Mas, sem dúvida, a atração mais popular do Parque das Nações é o Oceanário de Lisboa. Não o visitamos nesta viagem, mas eu já o conhecera em uma viagem prévia e, certamente, é uma visita imperdível. São inúmeras espécies de vida marinha que encantam não apenas crianças mas também adultos, chamando a atenção para a importância da preservação dos nossos mares.

O Oceanário de Lisboa




O oceanário abre das 10 às 20h durante o verão (última entrada às 19h) e das 10 às 18h durante o inverno (última entrada às 18h). O ingresso custa 18 euros no verão e 15 euros no inverno. Para checar os preços diferenciados a atualizados para diferentes faixas etárias você pode acessar este link.

Entre outras atividades no Parque das Nações, há também o Pavilhão do Conhecimento (um museu interativo de ciência e tecnologia) e o Cassino de Lisboa. Não visitamos nenhum dos dois, mas se você quiser mais informações sobre estas atrações, pode clicar aqui

E se bater a fome durante o seu passeio, há muitas opções de restaurantes no local. Como estávamos por lá na hora do almoço, escolhemos o Nova Peixaria para almoçar e indicamos o restaurante. Comi um dos melhores salmões da vida e experimentamos o mais delicioso suco de maçã (lá em Portugal, suco se chama sumo).

O mapa mostra a localização dos principais pontos do Parque das Nações, como o Oceanário, a estação do teleférico e o Pavilhão do Conhecimento. Vê-se também a Estação do Oriente.

Após nosso agradável almoço, deixamos o Parque das Nações para desfrutar da nossa última tarde em Lisboa visitando o Parque Eduardo VII, o Mercado da Ribeira e o Cais do Sodré. Mas aí já é assunto para outro post. 





OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio


Nenhum comentário:

Postar um comentário