Menu

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Como ir de Lisboa para Sintra

Se tem um bate-e-volta popular a partir de Lisboa, este é Sintra. Afinal, a cidade, além de estar cheia de atrações maravilhosas, ainda pode ser acessada facilmente a partir da capital portuguesa. São apenas cerca de 30 Km entre as duas cidades e a melhor forma de fazer o trajeto é de trem.

Sintra, Portugal

O tempo de trem entre Lisboa e Sintra varia de 40 a 50 minutos a depender da estação de partida. Afinal, Lisboa possui várias estações ferroviárias, sendo que há trem direto para Sintra partindo de cinco delas: Oriente, Roma-Areeiro, Rossio, Entrecampos e Sete Rios.

Infelizmente, não há trem direto a partir da estação Cais do Sodré, mas se você estiver hospedado no centro, poderá pegar o trem na central estação do Rossio.


Para escolher de qual estação partir, basta checar a distância de cada uma delas em relação ao seu hotel e ter em mente a linha de metrô que te deixa próximo a cada uma delas. Para chegar à Oriente, pode-se pegar a linha vermelha até a estação de mesmo nome. Para Roma-Areeiro, a linha verde vai até a estação Roma, a poucos minutos de caminhada da estação ferroviária. A linha amarela vai até a estação Entrecampos.  Sete Rios fica bem próxima da estação de metrô Jardim Zoológico, abastecida pela linha azul. E a linha verde vai até a estação Rossio.

Para comprar a passagem, não há muito mistério nem há necessidade de se comprar com antecedência. A compra pode ser feita em máquinas de auto-atendimento na entrada da estação. Em Roma-Areeiro, por exemplo, não há guichês para venda de passagens, de modo que a máquina é a única opção. E se você estiver usando o cartão VivaViagem para uso do transporte público em Lisboa, é importante saber que ele não é válido para viagens de trem intermunicipais.


Como há vários horários de trens ao dia para Sintra, não precisa se preocupar tanto com a hora de partida ou de retorno. Em determinados períodos do dia, há trens de 10 em 10 minutos. Para checar os horários exatos, você pode fazer simulações no site Comboios de Portugal.

O valor da passagem é bem barata. Cada trecho custa, no momento, 2,25 euros, de forma que, para ir e voltar, você gastará apenas 4,50 euros.

A estação de Sintra será a última parada do trem e, a partir dela, são apenas 10 a 15 minutos de caminhada até o centro. Mas se preferir ir de transporte público, você pode pegar o ônibus turístico 434 em frente à estação. Este ônibus passa pelo centro e segue para o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros.

Vale ressaltar que esta linha de trem, conhecida como linha de Sintra, passa por Queluz, de modo que, se estiver com tempo, você pode aproveitar para parar no caminho e conhecer o Palácio de Queluz. Falamos sobre nossa visita a Queluz em outro post. 

Para saber mais sobre as atrações turísticas de Sintra, você pode acessar o post em que contamos como foi nossa visita aos pontos de interesse da cidade. 





OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário