Menu

domingo, 20 de janeiro de 2019

Visitando as igrejas de Florença: Santa Croce e Santa Maria del Fiore.

Começamos o nosso segundo dia de passeio em Florença, visitando duas de suas principais igrejas: a Basílica de Santa Croce e a Basílica de Santa Maria del Fiore (o Duomo da cidade). Obviamente, como toda cidade italiana, Firenze tem muito mais igrejas do que estas duas, mas escolhemos apenas estas duas por sua importância histórica e cultural.

Como é a visita à Basílica de Santa Croce


Pela proximidade com o nosso hotel, visitamos primeiro a Santa Croce, que é a maior igreja franciscana do mundo (conta a lenda, inclusive, que foi o próprio São Francisco de Assis que a fundou). A igreja está localizada no centro de Firenze, na Piazza Santa Croce.

Basílica de Santa Croce
Mapa da Basílica de Santa Croce, mostrando os locais de entrada e de saída do visitante. Retirado do site oficial da atração.


E por que visitar esta basílica? Além da bela arquitetura, o complexo religioso funciona também como um museu, abrigando obras de inúmeros artistas, com destaque para afrescos de Giotto. Desta forma, você não visitará apenas o interior da igreja, mas também todo o prédio do complexo, incluindo capelas e salas onde estão expostas obras de arte e alguns artefatos históricos.

Além disso, é na igreja onde estão enterrados grandes nomes da história florentina, como Michelangelo, Maquiavel e Galileo Galilei. No caso deste último, seu corpo só foi levado para um túmulo no interior da igreja anos depois da sua morte, já que o mesmo foi assassinado pela própria Igreja Católica em função das suas afirmações científicas.

Há também um túmulo em homenagem a Dante Alighieri, mas este é apenas simbólico, já que o corpo do icônico artista italiano não se encontra no local e sim na cidade de Ravenna, onde ele morreu.

O valor atual do ingresso para visitar a basílica e seu complexo é de 8 euros e deve ser comprado na bilheteria localizada na face lateral direita da igreja, na rua Largo Bargellini, onde também fica a entrada para visitantes.

Desta forma, o tour se inicia pelo interior na igreja, ao longo da qual você vai encontrando os túmulos construídos para os famosos ícones florentinos citados acima. 

Acessando o interior da igreja


Nas laterais, o visitante vai encontrando túmulos de nomes italianos famosos


O belo altar da Basílica de Santa Croce


Túmulo de Galileu Galilei


Túmulo de Michelangelo


Túmulo simbólico de Dante


Após a visita e a apreciação da igreja, você pode sair pela lateral oposta a da entrada, acessando uma bonita área externa que dá acesso aos edifícios anexos que também devem ser visitados e onde você pode ir apreciando obras de arte expostas e alguns artefatos, como parte da roupa de São Francisco de Assis.

Um dos pátios externos do complexo religioso

Parte do vestuário de São Francisco de Assis



Cruz da igreja danificada por uma das piores enchentes do Ri Arno na década de 60

Obras de Arte expostas no complexo

A obra Última Ceia de Vasari

O cenáculo que iniciou a tradição de se representar a última ceia nas artes. Obra de Taddeo Gaddi localizada em uma sala onde hoje ocorre apresentações musicais.

Um dos anexos que mais chama a atenção é a Capela Pazzi, construída no início século XV, com arquitetura renascentista e considerada um dos marcos iniciais do Renascimento.

Fachada da Capela Pazzi ao fundo do pátio externo

Capela Pazzi

O horário de visitação da Basílica Santa Croce vai das 9h30 às 17h30 de segunda a sábado e das 14h às 17h30 aos domingos. A bilheteria fecha 30 minutos antes do horário de encerramento. Para maiores informações, você pode visitar o site oficial da atração. 


Como é a visita ao Duomo de Florença


A Basílica de Santa Maria del Fiore não é apenas a igreja mais importante de Florença, mas uma das mais marcantes de toda a Itália. Não apenas por ser uma dos principais símbolos arquitetônicos do Renascimento, como também por ser uma das maiores igrejas católicas da Europa. A sua imponente cúpula é um dos grandes destaques da cidade, sendo vista de vários pontos de Florença.

Basílica de Santa Maria del Fiori


A basílica e seu famoso domo

Localiza-se na Piazza del Duomo, uma das mais movimentadas praças de Firenze, e possui, além da igreja em si, um campanário e um batistério, formando um complexo que fornece aos visitantes mais de uma opção de visita:

1. O interior da basílica: o turista pode entrar na igreja, cuja pintura da cúpula representando o Juízo Final ofusca todo o restante do grande salão interno. Na verdade, acho a fachada da igreja mais bonita do que o seu interior. Mas vale à pena esperar na longa fila apenas para ver a pintura sob a cúpula que considero uma das mais impactantes que já vi.

O interior da basílica

A bela pintura sob a cúpula representando o Juízo Final


2. Cripta: do salão interno, é possível acessar o subsolo para visitar as escavações arqueológicas sob a igreja.

3. Campanário: a torre do sino localizada ao lado da basílica é considerada uma das mais bonitas do mundo e teve seu projeto iniciado pelo artista florentino Giotto. O turista pode acessar seu interior e subir os mais de 400 degraus até o terraço superior que tem a função de mirante.

O Campanário


4. Batistério de San Giovani: famoso por suas belas portas de bronze nas quais foram esculpidas passagens bíblicas. As portas sul representam a vida de São João Batista e foram projetadas por Andrea Pisano. As portas norte contêm cenas do Novo Testamento e foram esculpidas por Lorenzo Ghiberti, também responsável por retratar cenas do Velho Testamento nas portas leste. Michelangelo apelidou estas últimas de Portas do Paraíso.

O Batistério


Uma das portas de bronze do Batistério


Outra das famosas portas


5. O Duomo: por fim, o turista também pode subir ao Duomo, para apreciar a vista da cidade a partir de uma das obras mais famosas de Florença. São mais de 400 degraus até o topo.

O Duomo se destaca a partir de vários pontos da cidade

A boa notícia é que todas as visitas estão inclusas em ticket único. O mesmo custa, atualmente, 18 euros e tem validade de 72 horas a partir do primeiro acesso. Cada monumento só pode ser visitado uma única vez e, a partir da compra do bilhete, o turista tem 30 dias para fazer o primeiro acesso.

A subida ao Duomo, no entanto, tem uma particularidade: é preciso agendar o horário da visita, já que o número de visitantes diários é limitado. Este agendamento pode ser feito no site oficial do Duomo de Florença. Em períodos de alta temporada, sugiro que você faça o agendamento com antecedência, já que pode não mais encontrar horários disponíveis se deixar para última hora.

Para visitar os demais monumentos, não há necessidade de agendamento. No entanto, como o número de visitantes é ilimitado, prepare-se para longas e demoradas filas. Passamos, por exemplo, mais de uma hora na fila para entrar na basílica e apreciar a pintura sob a cúpula. A lentidão decorre da multidão de turistas e dos procedimentos de segurança na entrada.

Vale ressaltar que a visita à basílica possui código de vestimenta, sendo proibida a entrada com blusas sem mangas e shorts ou saias muito curtos. Uma dica é levar consigo lenços para cobrir ombros e/ou pernas, especialmente durante o verão, quando o turista costuma se vestir mais à vontade para aguentar o calor. Funcionários do monumento costumam abordar, na fila, as pessoas com a vestimenta inadequada para alertá-las.

A espera, no nosso caso, valeu à pena, pois a beleza da pintura da cúpula é hipnotizante. Facilmente, você pode sair do local com dor no pescoço de tanto olhar para cima. E, se prestar atenção, perceberá um efeito 3D nos corpos de muitas das figuras representadas na bela pintura. Algo realmente espetacular.

Nenhuma foto consegue representar o impacto deste afresco visto de perto


Federico Zuccari foi o artista responsável pelo Juízo Final


O inconveniente da espera, no entanto, é que não tivemos mais paciência para enfrentar as demais filas para entrar nos outros monumentos. Se tivéssemos um terceiro dia na cidade, certamente teríamos retornado no dia seguinte. Mas, infelizmente, não era o caso.

O horário de funcionamento dos monumentos variam de acordo com a data e sugiro que você cheque os horários no site oficial do Duomo.




OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário