Menu

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Como ir de Milão para Innsbruck de trem

Na nossa última ida à Europa, queríamos incluir tanto a Toscana quanto a Rota Romântica alemã na mesma viagem. Como não queríamos pegar um voo, tivemos a ideia de incluir a cidade austríaca de Innsbruck no roteiro já que ela fica entre os dois países, já próxima a Füssen, cidade alemã da extremidade sul da Rota Romântica. Uma rápida pesquisa na internet nos revelou que havia  uma forma fácil de ir do norte da Itália até Innsbruck por terra: o trem.

A companhia ferroviária austríaca OBB faz, diariamente, mais de uma viagem  entre Verona e Innsbruck e, caso você esteja em outra cidade italiana, basta checar a disponibilidade de trem até Verona com conexão até a Áustria.

Paisagem da janela do trem entre Verona e Innsbruck, já em solo austríaco

No caso de Milão, você já pode comprar o trajeto em um único bilhete juntando os dois trechos. Há mais de um horário disponível, com mais de uma opção de tempo de espera em Verona. Você pode até optar por ir até esta última, conhecer a cidade, passar a noite por lá e só pegar o trem para Innsbruck no dia posterior.

Diariamente, costuma haver mais de um trem que vai diretamente de Verona para Innsbruck, tanto pela manhã quanto à tarde, em um trajeto que custa aproximadamente 3 horas e meia. Já o tempo de viagem de Milão para Verona dura entre 1h15 minutos a 1 hora e meia.

Os valores dos tickets costumam variar entre 20 e 25 euros, independente da cidade italiana de origem. Podem ser comprados online no site oficial da empresa OBB, bastando imprimir o ticket e levar consigo em todos os trechos.

Mas cuidado com um detalhe na hora da compra que não prestamos atenção: você deve escolher o assento do trecho Verona - Innsbruck, pagando 3 euros a mais para isso. Caso contrário, você terá que procurar, já dentro do trem, um assento que não esteja reservado, correndo o risco de não conseguir assentos livres próximos uns dos outros (no caso de estar em grupo) ou ter que ficar longe da sua bagagem. Em todos os assentos há uma indicação se ele está livre ou já reservado.

Não marcar o assento, no nosso caso, gerou um caos. Quando entramos no trem, na estação de Verona, acreditando que podíamos sentar em qualquer lugar, passamos a vergonha de ocupar os lugares alheios (estávamos em quatro). Pior que havíamos nos sentado bem perto do local onde acomodáramos nossas bagagens, mas, como não havia mais assento livre naquele vagão, tivemos que retirar a bagagem e sair, com o trem já em movimento, em busca de onde sentar.

E, assim, quando achávamos um vagão com assento livre, não tinha mais espaço para as bagagens. Ficamos pra lá e pra cá, com todos nos olhando, até que encontramos um vagão quase completamente vazio. Motivo? O ar condicionado estava com defeito. Mas foi o jeito ficar ali, em uma sauna ferroviária, seguindo rumo à Áustria.

Mas vamos parar de reclamar, né? Afinal, estávamos a caminho de Innsbruck e passar calor era o menor dos problemas.

Grande parte do trajeto de trem percorre a Áustria no sentido sul-norte

Uma vez dentro do trem, tenha a passagem sempre de fácil acesso, pois um funcionário passará as checando. Também pode ser que peçam para ver seu passaporte.

Em Milão, a estação de saída, provavelmente, será a Milano Centrale. Em Verona, os trens para Innsbruck partem apenas da estação Verona Puorta Nova. Na cidade austríaca, o comboio chegará na Innsbruck Hbf, estação central do local.

Não há serviço de bordo no trem (pelo menos na classe econômica). Há um vagão onde se vende água, café e alguns snacks, mas são pouquíssimas opções. Portanto, é  melhor já levar algum lanche consigo.

No final da viagem, tivemos ainda um último perrengue. Quando estávamos descendo do trem já em Innsbruck, a prima de Técio se deu conta de que havia esquecido uma bolsa no vagão onde havíamos sentado equivocadamente no início da viagem. E quem disse que sabíamos mais qual era o vagão?

Vocês lembram dos personagens de Scooby Doo entrando e saindo correndo de uma porta para outra? Pois era eu saindo e entrando em todos os vagões possíveis, na maior velocidade que fui capaz de atingir, tentando encontrar a bolsa dela antes do trem partir (e correndo o risco de ficar preso dentro ir embora rumo à próxima estação).

Consegui encontrar a bolsa e saltei para fora do vagão segundos antes das portas se fecharem. Só então percebi o quanto sem fôlego eu estava. Os passageiros do trem devem ter imaginado que eu havia enlouquecido.

Moral da história: marquem seus assentos!!



OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio


Nenhum comentário:

Postar um comentário