Menu

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Passeando por Florença: Piazza della Repubblica, Museu Casa de Danti e Piazza della Signoria

A grande vantagem de passear a pé por Florença é que suas principais atrações turísticas estão concentradas no centro, de modo que você pode ir de uma para outra em poucos minutos, não precisando de tanto tempo para explorar o principal da cidade. Assim, no nosso segundo dia por lá, já tendo visitado os principais museus de Firenze no dia anterior, foi possível visitar vários locais marcantes da cidade.

Logo no início do dia, visitamos duas das principais igrejas de Florença: a Basílica de Santa Croce e a Basílica de Santa Maria del Fiore. Mas já fiz um post específico sobre estas nossas visitas, dando detalhes e informações úteis sobre as atrações.

A longa fila para entrar no Duomo de Florença acabou tomando boa parte da nossa manhã. Mesmo assim, ainda sobrou tempo para fazermos muita coisa.

Visitando a Piazza della Repubblica


Saímos da Piazza del Duomo rumo à outra importante praça da cidade: a Piazza della Repubblica. A praça foi construída no local onde funcionava o Mercado Vecchio da cidade na época em que ocorreu a unificação dos reinos da Itália, tendo Florença se tornado a primeira capital do país. Não à toa, um  imponente arco triunfal, conhecido como o Arcano, funciona como um pórtico de acesso à praça.

A Piazza della Repubblica com o seu arco triunfal


O imponente Arcano

O arco funciona como o pórtico de acesso à praça em um dos lados da mesma




Ao redor da Piazza della Repubblica, que tem formato retangular, estão muitos cafés frequentados pelos intelectuais e artistas da cidade. Há também algumas lojas e um carrossel que pode ser uma ótima opção para quem estiver com crianças.

O carrossel da Piazza della Repubblica


Visitando o Museu Casa de Danti


Da praça, seguimos até um pequeno museu de Florença dedicado a um dos seus mais ilustres filhos: Dante Alighieri. Conhecido como Museu Casa de Danti, corresponde a um pequeno prédio de três andares no centro da cidade que dizem ter sido realmente a residência do famoso escritor italiano.

Museu Casa de Danti


Local de entrada do museu


Não há tanta coisa exposta no museu, que tem, como foco principal, a Divina Comédia, principal obra de Dante. Então, não espere muita coisa relacionada à vida em si do escritor, até porque ele viveu há muito tempo, no século XIII (nem a sua data de nascimento se sabe ao certo). Mas se você é fã da sua principal obra ou apenas um curioso sobre ela, talvez goste da visita.

A Divina Comédia


Referência ao Inferno descrito por Dante na Divina Comédia


Outra referência à mais famosa obra do escritor


É praticamente um museu sobre a Divina Comédia


O Museu Casa de Danti fica na Via Santa Margherita 1, em uma das partes mais antigas do centro de Florença. Funciona diariamente das 10 às 18h de 1 de abril a 31 de outubro. Já de 1 de novembro a 31 de março, funciona das 10 às 17h de terça a sexta e de 10 às 18h aos sábados e domingos. O ingresso custa apenas 4 euros, atualmente.

Visitando a Piazza della Signoria


A popular Piazza della Signoria foi nossa próxima parada naquele dia (após uma pausa para o almoço, claro, pois àquela altura já estávamos famintos! Por falar nisso, que saudade de almoçar e jantar pela Toscana!!).

Esta praça é uma das mais movimentadas de Florença e isto não é à toa. Afinal, é nela que se encontram o Palazzo Vecchio e a réplica do famoso Davi de Michelangelo, além de está ao lado da super visitada Galleria Uffizi e bem próxima da disputada Ponte Vecchio.

A Piazza della Signoria


Como era uma segunda-feira, dia em que a concorrida Galleria Uffizi está fechada, a Piazza della Signoria estava bem menos movimentada do que no dia anterior. Ao seu redor, há restaurantes, cafés e gelaterias (como acabáramos de almoçar, não resistimos a saborear mais um gelato italiano). Mas o maior destaque mesmo da praça são as estátuas que a adornam, fazendo dela um verdadeiro museu a céu aberto.

Sem dúvida, a réplica do Davi de Michelangelo é a mais famosa. Ela se encontra no local original onde Michelangelo a esculpiu, ao lado da entrada principal do Palazzo Vecchio. Muita gente se confunde achando que esta é a estátua original, mas esta se encontra mesmo na Galleria della Accademia desde o final do século XIX. No entanto, se você não conseguir (ou não quiser) visitar o museu, pode se contentar com a réplica.

A fachada do Palazzo Vecchio com as duas imponentes estátuas ladeando sua entrada


A réplica do Davi de Michelangelo


Ao lado do Davi, você encontra outra estátua: Hércules e Caco, esculpida pelo artista Baccio Bandinelli. Uma curiosidade é que, por trás desta estátua, na parede da fachada do Palazzo Vecchio, há um busto de um homem talhado em pedra. Este desenho é conhecido como L´importuno e, segundo a lenda, foi feito pelo próprio Michelangelo que quis representar um senhor que diariamente o importunava enquanto ele trabalhava ao ar livre na estátua do Davi. Será que é verdade?

Hércules e Caco


Consegue ver o busto de um homem esculpido na pedra? É o L´importuno


Outra estátua existente na praça é a de Netuno, posicionada no centro de uma fonte. Infelizmente, a mesma estava em restauração na época da nossa visita.

Mas a maior concentração de estátuas se encontra numa parte coberta da praça conhecida como Loggia dei Lanzi. Ali, você e uma multidão de turistas, terá contato com a réplica da estátua O Rapto das Sabinas (a original se encontra na Galleria della Accademia) e com a estátua de bronze Perceu com a Cebeça de Medusa, do artista Cellini, entre outras, como mostrado nas fotos abaixo:

A Loggia dei Lanzi vista do centro da Piazza della Signoria


O Rapto de Polyxena



Menelau segunrando o corpo de Patroclus


Hércules e Nesseu


Um dos Leões dos Médici (com a estátua de Perseu atrás)
O Rapto das Sabinas e o Palazzo Vecchio


A Piazza della Signoria vista do Loggia dei Lanzi

Um dos Leões dos Médici e a réplica do Davi de Michelangelo

Outra perspectiva da estátua de Perseu com vista para os prédios que contornam a praça

Como deu para perceber, a Piazza della Signoria é um verdadeiro museu a céu aberto.

De lá, seguimos para a Ponte Vecchio, a qual já havíamos visitado na noite do dia anterior (aliás, nosso roteiro noturno por Florença foi a melhor parte da nossa passagem pela cidade). Atravessamos a famosa ponte e resolvemos caminhar um pouco pelas ruas da outra margem do Arno, com belas vistas para a ponte.

Atravessando a Ponte Vecchio


Rio Arno visto do centro da Ponte Vecchio


Caminhando pela margem oposta do Arno


Apreciando a Ponte Vecchio


Vale à pena apreciar a ponte de todos os ângulos


Vista da Ponte Vecchio de outra das pontes que atravessam o Arno


Poderíamos ter seguido para os Jardins de Boboli e o Palazzo Pitti, mas já estávamos cansados e como não tinha considerado estas atrações imperdíveis, resolvi deixar a visita para uma próxima ida a Florença. Já estávamos plenamente satisfeitos com a beleza da capital da Toscana.




OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio




Nenhum comentário:

Postar um comentário