Menu

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

A nossa visita a San Gimignano

Das pequenas cidades medievais da Toscana que costumam ser visitadas com um bate-e-volta a partir de centros maiores, como Florença e Siena, San Gimignano é, talvez, a mais famosa e mais procurada pelos turistas. Não iria ficar, portanto, de fora do nosso roteiro pela região.

Localizada no topo de uma colina, na província de Siena, a pequena comuna italiana chama a atenção pela preservação da sua estrutura medieval, com destaque para a muralha que, até hoje, a contorna e suas torres que, no passado, foram construídas pelas ricas famílias da cidade como símbolo do seu poder (das 72 originais, apenas 13 permanecem de pé, atualmente).

E, diferente de outras pequenas cidades medievais da Toscana que visitamos, como Volterra e Pienza, San Gimignano não possui uma parte moderna em seu arredores, o que aumenta mais ainda a sensação de viagem ao passado. O que encontramos mesmo, em seu entorno, são as videiras, as fazendas e o verde vale, o Val d´Elsa, que se estende a perder de vista. Talvez, este seja o diferencial que fez com que a comuna se tornasse mais famosa do que as demais.

A bela San Gimignano

Abaixo, listamos algumas dicas preciosas para aqueles que pretendem visitar a cidade murada:

1. Como chegar a San Gimignano


A pequena cidade não tem estação ferroviária e, muito menos, aeroporto. Desta forma, estando em Florença ou em Siena, localizadas, respectivamente, a 62 e a 48 Km de distância, você terá duas opções de transporte até San Gimignano: ônibus ou carro alugado.

O ônibus (ou van) pode estar incluso em alguma excursão (não vai faltar opções nas agências de turismo da Toscana), mas sempre lembre que, neste caso, seu passeio será engessado pelo itinerário da empresa. Ou você pode lançar mão de um ônibus intermunicipal, com a desvantagem de que, se você estiver em Florença, não encontrará um ônibus direto até San Gimignano.

Desta forma, para ir de Florença a San Gimignano, você terá que pegar um ônibus, saindo do lado da estação de trem, até a cidade de Poggibonsi. Uma vez lá, você descerá na estação ferroviária, de onde parte o ônibus até San Gimignano. Você pode comprar a passagem nas tabacarias localizadas nas próprias estações de trem ou dentro do próprio ônibus. Se preferir, pode seguir de Florença até Poggibonsi de trem, mas, neste caso, os horários não costumam ser casados, de forma que o tempo de espera em Poggibonsi acabará sendo maior.

Os números do ônibus são os seguintes:

Florença a Poggibonsi:131R
Poggibonsi a San Gimignano: 130A ou 133A
San Giminano a Poggibonsi: 130R ou 133R
Poggibonsi a Florença: 131A

Para checar os horários dos ônibus, você pode acessar este link. Fique atento às mudanças que ocorrem de acordo com as estações do ano e nos domingos e feriados.

O ônibus te deixa em frente ao principal portão de entrada da cidade murada, a Porta San Giovanni.

Caso você esteja em Siena, não sendo domingo ou feriado, você encontrará ônibus direto para San Gimignano. As linhas são a 130A para ir e a 130R para voltar. Os horários podem ser verificados no mesmo link indicado acima.

Considerando a relativa complicação que é ir para a cidade de ônibus, acreditamos que o carro é a forma mais prática de se chegar a San Gimignano, especialmente, se você já estiver percorrendo as estradas da Toscana em um veículo alugado, como era o nosso caso. Basta colocar a cidade em um aplicativo de navegação e seguir viagem pelas belas paisagens da região.

No nosso caso, havíamos começado o dia passeando por Lucca, seguindo à tarde para San Gimignano, após um pequeno desvio para passear e almoçar em Volterra (localizada a cerca de 30 Km de distância).

Mas claro que, se você está seguindo para a cidade de carro, surge, imediatamente, a seguinte dúvida:

2. Onde estacionar o carro em San Gimignano


Vizinho à muralha da cidade, no ponto em que a acessamos por seu principal portão, a Porta San Giovanni, há um estacionamento público. O pagamento é feito apenas ao final da visita, no paquímetro localizado na entrada, de forma que não é preciso determinar, na chegada, o tempo em que ficaremos com o carro estacionado por lá, como ocorre em outros estacionamentos público da Toscana. Falamos mais sobre os estacionamentos de carro na Toscana em outro post. 

A localização do estacionamento não poderia ser mais prática. Como é possível ver, no mapa abaixo, após parar o seu carro, você caminhará pouquíssimos metros até o portão, já acessando a principal rua da cidade medieval, a Via San Giovanni. lembrando que você não poderá acessar a cidade de carro.


O mapa mostra a localização do estacionamento público de San Gimignano. A seta vermelha indica o portão de acesso através da muralha.


Parte do muro de San Gimignano que percorre entre os estacionamento público e a Porta San Giovanni

3. Onde se hospedar em San Gimignano


Caso um bate-e-volta até a cidade não seja a sua opção e você queira, assim, pernoitar por lá, há hotéis disponíveis no interior da cidade murada. Mas, neste caso, lembre-se de que você terá que carregar a bagagem ao atravessar a muralha enquanto procura o seu hotel, tendo, inclusive, que subir ladeiras, que são bem comuns por lá. Por outro lado, você terá a chance de passar a noite em uma cidade medieval, já sem a multidão de turistas que costuma invadi-la durante o dia.


No entanto, não há apenas opções de hotéis no interior da cidade murada. Nos arredores de San Gimignano, em meio à natureza, há vários hotéis que permitem uma experiência mais bucólica, alguns, inclusive, com vista para a cidade. Esta pode ser uma excelente opção para quem estiver de carro.

Como este era o nosso caso, acabamos optando por escolher um hotel fora dos muros de San Gimignano, localizado em meio ao verde da região, nos permitindo uma experiência mais intimista. Afinal, estávamos em lua de mel e a ideia de uma hospedagem isolada, embora próxima a San Gimignano, nos pareceu atrativa demais para recusar.

Assim, escolhemos o agradável Casolare Le Terre Rosse, localizado na beira de uma das estradas que levam até a cidade, a Strada Providenciale. O hotel é super aconchegante e envolto pela natureza da Toscana, sem mais nenhuma outra construção ao lado. Nosso quarto era bastante confortável e limpo. O WiFi funcionava perfeitamente e o café-da-manhã, tomado de frente para o seu vasto e verde quintal, era farto e delicioso. Havia também uma piscina (que acabamos não utilizando) e um restaurante para os hóspedes que, à noite, não querem retornar a San Gimignano. Enfim, recomendamos o hotel.

A entrada do hotel adornada pelos típicos ciprestes da Toscana



O hotel Casolare Le Terre Rosse


Passeando pelo vasto quintal do hotel


Envolto pela natureza

4. Qual o melhor horário do dia para se visitar San Gimignano


Na verdade, você deve visitar a cidade no horário que tiver disponível e que mais se encaixar ao seu roteiro. Afinal, você não vai perder a chance de conhecer San Gimignano, não é verdade?

No entanto, acho bom ter em mente que, considerando a fama do lugar, ele costuma ficar lotado durante o dia. As excursões trazendo uma multidão de turistas de cidades como Florença e Siena vão chegar por lá durante o dia e irão entupir as ruas, praças e restaurantes da cidade.

Portanto, se quiser fugir da muvuca, aconselhamos chegar por lá ao final do dia, quando os tours guiados já partiram da cidade. Se sua viagem for durante o verão, melhor ainda, pois os dias são mais longos e, assim, chegando lá às 16 horas, você ainda terá um bom tempo para explorar San Gimignano.

E foi exatamente o que fizemos. Após nosso almoço em Volterra, seguimos para San Gimignano e chegamos lá em torno das 17 horas. Àquela hora, não tivemos dificuldade em achar vaga no estacionamento e as antigas ruas da comuna já estavam bem mais tranquilas.

Por outro lado, como já era final de tarde, ficamos no limite para o horário de fechamento de algumas atrações. Queríamos, por exemplo, ter subido a Torre Grossa, que permite lindas vistas da cidade e de seus arredores. E até teria dado tempo, mas esquecemos completamente do horário enquanto percorríamos a cidade e acabamos chegando à torre exatamente na hora em que ela fechou para visitação.


5. O que fazer em San Gimignano


Ao chegar a San Gimignano, seja de ônibus seja de carro, você provavelmente iniciará o passeio acessando a Via San Giovanni. Esta histórica rua da cidade é ladeada por prédios medievais que, hoje, abrigam lojas, sorveterias e restaurantes.

Acessando a Via San Giovanni, após atravessar a porta de mesmo nome


Os belos e preservados prédios que margeiam a Via San Giovanni

Avistar torres por San Gimignano é uma constante


Resquício da riqueza das antigas e poderosas famílias que habitaram a cidade no passado


No caminho pela Via San Giovanni, fomos perdendo a noção do tempo, encantados pela beleza da cidade. Quando nos demos conta, estávamos chegando a uma das principais praças do local: a Piazza dela Cisterna.

Chegando à Piazza dela Cisterna


A encantadora Piazza dela Cisterna


Com um poço antigo em seu centro (que dá nome à praça) e belas construções a sua volta, a Sorveteria Dondoli ali localizada, talvez seja a atração mais famosa da praça. Afinal, ela já ganhou, mais de uma vez, o prêmio de sorvete mais gostoso do mundo.

Experimentando o sorvete da Sorveteria Dondoli (vista logo atrás de nós)

A Gelateria Dondoli


E, obviamente, não iríamos deixar de experimentar. Mesmo já tendo tomado gelato duas vezes naquele dia (uma em Lucca e outra em Volterra), não seria sacrifício algum repetir a dose. Ainda mais em uma sorveteria tão famosa.

O sorvete estava, realmente, uma delícia, mas não vimos muita diferença para os outros que experimentamos naquele dia. Até porque sorvete na Itália é patrimônio gastronômico. Difícil achar um ruim!

Mais da Piazza dela Cisterna


O antigo poço que dá nome à praça, que corresponde ao ponto central de San Gimignano


E o que víamos do poço? Torres, claro!


Da Piazza dela Cisterna, fomos à Pizza del Duomo, também considerada um dos pontos centrais da cidade e localizada bem próxima. Nela, podemos destacar três atrações: o Duomo da cidade, o Palazzo Comunale e a Torre Grossa (a mais alta das 13 torres de San Gimignano que ainda permanecem de pé).

O Duomo de San Gimignano


A Torre Grossa, componente da estrutura do Palazzo Comunale

Subir a Torre Grossa estava nos nossos planos. No entanto, pelos motivos que já expliquei acima, acabamos chegando tarde demais. Até pensamos em retornar no outro dia para subir, já que dormiríamos próximo à cidade, mas acabamos optando por não perder o tempo que tínhamos para percorrer o Val d´Orcia, o foco do nosso roteiro no dia seguinte.

A Torre Grossa é acessada a partir do Palazzo Comunale, localizado na praça, à direita do Duomo. O ingresso custa , atualmente, 9 euros. O horário de funcionamento vai das 10 às 19h30 de 1 abril a 30 de setembro, e das 11 às 17h30 de 1 de outubro a 31 de março. Mas se atentem para o fato de que a bilheteria fecha meia hora antes.

No pátio presente no interior do Palazzo Comunale, seguindo até o acesso à Torre Grossa


A Torre Grossa vista do pátio. Para acessar a bilheteria basta subir a escada e ir até a sacada mostrada na foto




Na sacada de acesso à torre, já tristes ao descobrir que a bilheteria acabara de fechar!

Só nos restava seguir o passeio


De volta à Piazza del Duomo

O Palazzo Comunale, por sua vez, também pode ser visitado. Afinal, no seu interior funciona, hoje, um museu de arte e o museu cívico. Você utiliza o mesmo ingresso comprado para subir ao topo da Torre Grossa.

Da Piazza do Duomo, frustrados por termos perdido o horário para subir à torre, continuamos desbravando as ruas da cidade. Vale ressaltar que a comuna é bem pequena, de forma que não é preciso muito tempo para conhecê-la por completo.

Continuando a desbravar San Gimignano


Mais torres


Fim de tarde em San Gimignano

Impossível não se sentir em outra época


Entre outras atrações de San Gimignano, podemos citar:

Porta San Matteo, outro portão de acesso através da muralha, localizada na parte de trás da cidade.

Piazza Sant´Agostino, onde fica a igreja de mesmo nome e uma das mais importantes da cidade.

Rocca de Montestaffoli, que corresponde ao que sobrou de um antigo forte que protegia a cidade. Fica por trás do Duomo, tem acesso gratuito e funciona como um mirante para o Val d´Elsa que envolve a cidade.

Museu San Gimignano 1300, que mostra o auge da cidade, antes de ter seu desenvolvimento brutalmente interrompido pela Peste Negra que dizimou cerca de metade da população que ali vivia no século IX.

Mas independente de qualquer atração específica, a própria cidade é a grande atração em si. Enquanto você caminha por suas ruas e vielas de pedra, vai avistando as famosas torres medievais que deram a San Gimignano a alcunha de "Cidade das Torres". Também vai encontrando restaurantes com mesas dispostas nas principais praças e ruas, além de outras sorveterias que tentam competir com a Dondoli.

Uma experiência enriquecedora!

06. De onde fotografar San Gimignano de longe


Após um bom tempo de passeio, resolvemos seguir ao nosso hotel para deixar nossa bagagem e depois retornar à cidade medieval para jantar e conhecê-la à noite. 

Na recepção do hotel, resolvi tirar uma dúvida que estava me inquietando: havia algum ponto da estrada em que poderíamos parar o carro para apreciar e fotografar San Gimignano de longe? Afinal, eu já havia visto muitas fotos da cidade a partir do vale que a envolve e, inclusive, ao se aproximar com o carro naquela tarde, havia tido vislumbres da comuna e de suas torres a partir da estrada, mas não conseguimos encontrar acostamento para poder parar e fotografar.

Uma das funcionárias do hotel foi logo dando a dica: pegando a estrada de volta à cidade murada, bastava pegarmos uma entrada à direita com direção a Santa Lucia, acessando, assim, uma estrada conhecida como Via San Gimignano. Seguindo mais à frente, encontraríamos um acostamento e, dali, poderíamos apreciar e fotografar a histórica comuna de longe.

Foi exatamente o que fizemos. Na beira da estrada, muitas videiras, entre as quais entramos em busca de uma ângulo melhor para as fotos. Como o sol já estava quase se pondo, a luz não estava ajudando, de forma que retornamos ao local no dia seguinte pela manhã.

Parando na beira da Via San Gimignano para fotografar a cidade de longe




Seguindo entre as videiras para ver a cidade de um melhor ângulo


Apreciando a cidade em meio às videiras

Vale muito à pena ir até este ponto da estrada


A típica fazenda da Toscana no local também vale a visita


Assim como a vista do Val d´Elsa ao redor


Retornando ao mesmo ponto da estrada no dia seguinte


Podendo, assim, apreciar San Gimignano de longe com uma luz melhor


7. O que há para fazer em San Gimignano à noite


Na verdade, a cidade muda completamente de atmosfera quando anoitece, recobrindo-se de uma imensa tranquilidade. Afinal, a maior parte dos turistas não se hospedam por lá, de forma que não há nem sinal da multidão que pode ser vista de dia. 

Caminhamos novamente pela Via San Giovanni até a Piazza della Cisterna e apreciamos não apenas a tranquilidade do momento como a discreta iluminação dos prédios históricos àquela hora. Obviamente, você não encontrará museus e outras atrações abertas à noite, mas verá alguns charmosos restaurantes convidando o turista para um delicioso jantar italiano.

Optamos, no entanto, por um restaurante localizado de fora da muralha, bem próximo à Porta San Giovanni, por indicação de uma amiga: o Sosta Sulla Francigena. Seu principal diferencial era a vista para o Val d´Elsa (pedimos uma lasanha que não estava tão boa quanto esperávamos). Assim, jantamos enquanto ainda havia um pouco de luz do dia e, ao final, seguimos desbravando a cidade já sob a luz da lua.

Vista do Sosta Sulla Francigena

Sendo assim, eu posso responder a pergunta do que fazer à noite por lá de uma forma bem simples: passear um pouco pelo centro iluminado, jantar uma massa italiana e descansar para o dia seguinte.

E se valeu à pena pernoitar por lá? Demais!! Fugimos da multidão de turistas e ainda pudemos seguir de lá até o Val d´Orcia no dia seguinte. Sem contar a tranquilidade do local que escolhemos para nos hospedar.

Forma perfeita de finalizar um dia que começou com o café da manhã em Lucca, continuou com o almoço em Volterra e finalizou com o jantar em San Gimignano! Inesquecível!




OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio










Nenhum comentário:

Postar um comentário