Menu

terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Uma rápida passagem por Siena

Capital da província de mesmo nome, Siena é um dos principais centros urbanos da Toscana, especialmente, pelo seu valor histórico e arquitetônico. No entanto, não havíamos colocado a cidade no nosso roteiro, uma vez que não teríamos tempo de conhecê-la com calma.

Entretanto, estávamos voltando do passeio pelo Val d´Orcia rumo ao nosso hotel em San Gimignano e, como passaríamos bem perto de Siena e ainda havia luz do sol (benefícios de se viajar para a Europa no verão), nos perguntamos: por que não fazer uma parada em Siena para jantar?

E, tomando a decisão rapidamente, resolvemos entrar na cidade. 

Chegando a Siena


Olhando o mapa, no sistema de navegação, encontramos um local para estacionar o carro em torno da praça Giardini la Lizza. O local tem parquímetro, mas como já era oito horas da noite, não foi preciso pagar.

Da praça, seguimos, então, para o centro histórico rumo a uma das mais famosas atrações turísticas de Siena, a Piazza del Campo. Fomos caminhando pela Via dei Montanini e, neste primeiro contato, já atingidos pela beleza da cidade, já nos sentíamos arrependidos de não ter incluído Siena no roteiro.
 

Chegando ao centro histórico de Siena


Via dei Montanini


Piazza Salimbeni, localizada na Via dei Montanini. O Palazzo de mesmo nome pode ser visitado por dentro.


A Via dei Montanini vai fazendo algumas curvas em direção a Piazza del Campo


Técio estava completamente deslumbrado com a beleza arquitetônica da cidade



Igreja não falta em Siena (assim como em qualquer cidade da Itália) 


Já bem próximo à Piazza del Campo

Chegamos, então, à espetacular Piazza del Campo que, não por acaso, é uma das praças mais famosas da Itália. Afinal, é nesta praça onde ocorre a mais tradicional expressão cultural da cidade: o Palio de Siena. Ocorrendo na praça desde o século XVII, corresponde a uma corrida de cavalos disputada pelos bairros da cidade (cada um com seu hino e bandeira específicos).

Mas a praça não chama a atenção apenas pelo seu aspecto cultural. Sua beleza é inegável. Com seu formato em D e um enorme pátio destinado à corrida de cavalos, ela é toda rodeada por belíssimos prédios históricos, com destaque para o secular Palazzo Pubblico, na parte mais baixa da praça.

A bela Piazza del Campo


No enorme pátio, ocorre o Palio de Siena


O Palazzo Pubblico e a Torre Manglia


Apreciando

Ocupando o interior dos históricos prédios, inúmeros cafés e restaurantes disputam a atenção dos turistas. Mas muitos destes preferem apenas ficar sentados no enorme pátio da praça, apreciando a beleza do entorno.

Muitos restaurantes no entorno da praça


Ficar sentado no enorme pátio parece ser uma tradição local


A Piazza del Campo vista do Palazzo Pubblico


Não por menos, a Piazza del Campo nos arrebatou completamente e se tornou uma das nossas praças preferidas na Europa. Ficamos um bom tempo boquiabertos com sua beleza, sentindo a pulsação do vai e vem de turistas que garantem o posto de coração da cidade ao local.

Ficamos também imaginando como deve ser a disputa dos bairros com seus cavalos durante o Palio de Siena. Para quem quiser assistir à festividade, ela ocorre em dois dias do ano: 2 de julho e 16 de agosto.

Como já citei acima, o Palazzo Pubblico é um dos prédios mais emblemáticos da praça, especialmente, por albergar a representativa Torre del Manglia. É no prédio onde funciona o Museu Cívico, que expõe obras de arte no seu interior. O ingresso (combinado com a visita à torre) custa 20 euros. Se quiser apenas subir a torre, o ingresso custa 10 euros (dizem que a vista do alto é espetacular).

A bela fachada do Palazzo Pubblico


Um dos prédios mais lindos que conhecemos na Toscana


Infelizmente, devido ao horário, tanto o palácio quanto a torre estavam fechados quando lá chegamos. No entanto, o hall de entrada fica aberto ao público.

Acessando o hall de entrada do Palazzo Pubblico


Uma vez no hall de entrada, vale à pena olhar para cima


Infelizmente, o acesso ao museu e à torre estava fechado

O palácio abre diariamente das 10 às 18 horas de 1 de novembro a 15 de março e das 10 às 19 horas de 16 de março a 31 de outubro. Já a torre abre das 10 às 19 horas de 1 de março a 15 de outubro e das 10 às 16 horas de 16 de outubro a 28 de fevereiro. Mas os horários podem sofrer alterações nos dias antes e depois do Palio de Siena.

A Torre Manglia. Só nos restou imaginar a vista que se deve ter do seu topo.


Outro monumento famoso da Piazza del Campo: a Fonte Gaia


Fonte Gaia


Uma última visão da Piazza del Campo antes de seguir para a próxima atração

Da Piazza del Campo, seguimos para outra famosa atração da cidade: o Duomo de Siena. E lá tivemos outro choque de beleza. Sem dúvidas, uma das catedrais mais belas que já vimos no mundo. Pelo menos por fora, já que, àquela hora, não era mais possível visitar o seu interior.

Chegando ao Duomo de Siena pelos seus fundos


Seguindo até a fachada frontal da catedral


Chegando à lateral do Duomo


E chegando à sua impressionante fachada


Logo ao lado do Duomo está o campanário com suas janelas aumentando em número à medida que se sobe de nível


A fachada é esplendorosa

Passamos um bom tempo apreciando os detalhes arquitetônicos da bela construção, enquanto o sol lançava seus últimos raios sobre Siena. A noite se aproximava enquanto fazíamos a promessa de retornar à cidade para passar, pelo menos, um dia inteiro por lá.

Uma pena não ter podido apreciar a catedral por dentro


Neste link, você pode ter acesso aos valores do ingresso e aos horários de funcionamento do Duomo de Siena, que variam de acordo com a época do ano.

Já com a noite tendo caído sobre a cidade, saímos em busca de um restaurante para jantar. Escolhemos uma típica cantina italiana e, com a barriga cheia, deixamos a cidade já pensando no dia em que retornaremos.




OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio




Nenhum comentário:

Postar um comentário