Menu

domingo, 2 de setembro de 2018

O que fazer em Puerto Natales

A região de Magalhães e Antártica Chilena, cuja capital é Punta Arenas, é dividida em províncias, sendo a província Última Esperanza a mais visitada delas, por abrigar o Parque Nacional Torres del Paine. E é, Puerto Natales, a capital (na verdade, a única cidade) desta província.

A cidade foi construída às margens do Seno Última Esperanza (também conhecido como Fiorde Última Esperanza), uma espécie de canal marítimo que faz parte de uma intrincada rede de canais que invadem o continente americano a partir do Oceano Pacífico, na região da Patagônia.

Desta forma, uma vez na orla de Puerto Natales, você verá, do outro lado do Seno Última Esperanza, belas montanhas que tornam o visual da cidade muito mais bonito que o visto em Punta Arenas, por exemplo.

Puerto Natales

Na verdade, já fomos percebendo esta diferença na paisagem, à medida que a estrada que pegamos ao sair de Punta Arenas se aproximava de Puerto Natales. Saímos da primeira cidade dirigindo nosso carro alugado e percorremos os 246 Km que as separam em cerca de 3 horas.


A estrada era boa e bem sinalizada e a internet do nosso celular funcionou durante quase todo o percurso, nos permitindo o uso do nosso aplicativo de navegação sem problemas. No caminho, há uma parada estratégica em um pequeno povoado conhecido como Villa Tehuelches, onde paramos para tomar uma café, comprar um lanche rápido e utilizar o banheiro.

Saindo de Punta Arenas


Chegando a Puerto Natales

Mapa mostrando o trajeto entre Punta Arenas e Puerto Natales

Mas você pode fazer o trajeto entre as duas cidades também de ônibus. A empresa Buses Fernandez faz a rota nos dois sentidos em vários horários ao dia por 8 mil pesos chilenos o trecho (preço atual).

Chegamos a Puerto Natales já com muita fome, uma vez que já passava do meio-dia. A intenção era procurar logo um restaurante para almoçar. Mas a estrada entra na cidade por sua orla, já fazendo o visitante dar de cara com a beleza do lugar. Foi aí que esquecemos a fome e já paramos o carro para começar a apreciar as atrações da cidade.

Na verdade, a maioria dos turistas fazem de Puerto Natales apenas uma base para seguir até Torres del Paine, localizada a apenas 60 Km. Muitos partem cedo para o parque nacional e retornam à noite para dormir na cidade, considerando os preços mais em conta das diárias quando comparados aos hotéis localizados no interior do parque.

Mas isso não significa que Puerto Natales não tenha o que fazer. Você pode caminhar por sua orla, apreciando a Sena Última Esperanza e as esculturas ali presentes, relaxando após um dia passeando por Torres del Paine e ainda apreciando um belo por do sol por trás das montanhas.

Você pode ainda passear pelo centro em busca de um excelente restaurante para repor as energias (o Chile nunca decepciona no quesito gastronomia). Ou pode seguir até a Cueva del Milodón, uma zona arqueológica, onde vivia uma extinto animal pre-histórico que habitou a região.

Há ainda passeios de canoa pelo Sena Última Esperanza durante o verão ou passeios mais longos de barco, saindo de Puerto Natales rumo a glaciares, passando pelos fiordes da província. Enfim, as agências da cidade, provavelmente, terão muitas opções para aqueles que tiverem mais dias por lá e pretenderem fazer mais atividades do que apenas visitar Torres del Paine.

E o que nós fizemos? Passeamos pela orla, pelo centro e fomos até a Cuva del Milodon. No dia seguinte, nos despedimos da cidade e seguimos para Torres del Paine. Diferente do que faz a maioria, nos hospedaríamos no interior do parque.

Passeando pela orla de Puerto Natales


Esta, sem dúvida, foi nossa atividade preferida na cidade, especialmente, devido à paisagem das montanhas do outro lado. Como já adiantamos acima, paramos na orla assim que entramos na cidade, esquecendo nossa fome.

Afinal, logo no início da orla, você já encontra duas famosas esculturas do lugar: a estátua do milodonte e o Monumento de la Mano.

A estátua do milodonte encontra-se, na verdade, no meio de uma rotatória que une a estrada que chega de Punta Arenas àquela que vai para Torres del Paine e à orla da cidade. Faz referência ao animal pré-histórico citado acima que se tornou um dos principais símbolos da região.
A pequena rotatória que dá acesso à cidade, com a estátua do milodonte no centro



A estátua do milodonte, um dos principais símbolos da região, dando as boas vindas aos visitantes

Mapa mostrando a pequena rotatória onde se encontra a estátua do milodonte. Vindo de Punta Arenas pela Rota 9, damos de cara com a rotatória e, de lá, podemos seguir pela orla de Puerto Natales ou fazer a volta para o norte, seguindo para Torres del Paine, pela continuação da Rota 9.

Já o Monumento de la Mano é o mesmo que existe em Punta del Este, no Uruguai. Talvez você não saiba, mas um dos monumentos uruguaios mais famosos tem esta réplica lá em Puerto Natales (além de outra na região do Atacama).

Monumento a la Mano, na orla de Puerto Natales






Após muitas fotos escalando os "dedos da mão", não resistimos à fome e fomos ao centro à procura de um restaurante, retornando à orla, após nossa visita à Cueva del Milodón (ver mais abaixo). Desta forma, estávamos de volta às margens do Seno Última Esperanza no final do dia, quando o sol começava a descer no horizonte.

Passear pelo calçadão àquela hora é uma delícia. Você pode, inclusive, alugar uma bicicleta para percorrê-lo. Há muitos bancos estrategicamente posicionados para a vista e uma outra famosa escultura: o Monumento a los Vientos.

De volta à orla, no final do dia


Com o sol já começando a descer


Bancos não faltam no calçadão da orla




Também não faltam monumentos

Este é um dos mais famosos e se chama Monumento a los Ventos

De um lado do monumento fica uma pista de skate

Do outro dica este píer

Vizinho à praça onde fica o Monumento a los Vientos, há um píer que adentra o canal marítimo, onde algumas pessoas se posicionam para ver o por do sol.


No píer

O sol já rumo ao horizonte

Nossa intenção inicial, inclusive, era ficar esperando o por do sol. Mas considerando que este só teria fim às 22 horas, foi batendo o cansaço e não conseguimos esperar, seguindo para o nosso hotel. Escrevendo agora sobre isso, me bate um arrependimento de não ter ficado aguardando, já que todos falam o quanto o por do sol ali é bonito. 

Ainda caminhamos um pouco pela orla, contra o sol


Apreciando as muitas aves marinhas que povoam o local

Mas bateu o cansaço e tivemos que deixar esta linda paisagem e o por do sol para trás

O centro de Puerto Natales


O centro de Puerto Natales tem como principal ponto de referência a Plaza de Armas Arturo Prat. Ao seu redor, é possível estacionar o carro (é pago e há um fiscal da prefeitura a quem deve ser realizado o pagamento). A catedral de Puerto Natales é o principal prédio em torno da praça.

Plaza de Armas Arturo Prat


Praça limpa e muito bem cuidada


Com espaço para crianças brincarem


Catedral de Puerto Natales

Nas ruas localizadas nos arredores da Plaza de Armas, você encontrará restaurantes, cafés, lojas, casas de câmbio e mercados. Estes últimos são bastante frequentados pelos turistas que tratam em comprar água e comida para levar a Torres del Paine. Nós mesmo fizemos nossa feirinha básica para passar o dia seguinte no parque nacional.

Um restaurante que adoramos em Puerto Natales fica numa esquina ao lado da Plaza de Armas: o Mesita Grande. O local é especializado em pizzas e outras massas e tem como proposta duas longas mesas onde todos os clientes se sentam juntos. A ideia é gerar a interação entre desconhecidos. Confesso que, desta parte, não gostamos (somos anti-sociais demais para se sentir à vontade com esta proposta! rsrs). Mas amamos a comida. E recomendamos o local!

De frente para o Mesita Grande, ficava uma loja se souvenirs maravilhosa: Artesania Ñandu. Foi onde compramos nossas lembrancinhas da região.

Outro estabelecimento que indicamos em Puerto Natales é a Creperia Café & Té. Serve cafés deliciosos e tem um menu excelente com crepes e sanduíches. Ambiente agradável e localizado próximo à Plaza de Armas.

A cidade tem ainda um Museu Histórico Municipal, localizado na rua Manuel Bulnes, mas que, infelizmente, não conhecemos.

Visitando a Cueva del Milodón


No final do século XIX, um explorador alemão descobriu uma caverna enquanto desbravava a província Última Esperanza, encontrando, no seu interior, ossos de um animal que viveu na região durante a pré-história: o milodonte, um enorme mamífero herbívoro. Anos depois, o local se tornou uma importante zona de pesquisa paleontológica, sendo aberta à visitação nos dias atuais. 

No interior da Cueva del Milodón

A Cueva del Milodón localiza-se entre Puerto Natales e Torres del Paine. Para chegar até lá, estando na cidade, basta pegar a mesma estrada que leva ao parque nacional, no sentido norte. No caminho, você passará pelo aeroporto de Puerto Natales e, mais a frente, olhando para a sua esquerda, você verá a o acesso a uma outra estrada que te levará à zona arqueológica. Há sinalização na estrada, indicando o ponto de entrada. E, obviamente, um GPS irá ajudá-lo.

Saímos rumo ao local após nosso almoço. Mas a paisagem no caminho era tão bonita que paramos algumas vezes para fotografar a Sena Última Esperanza. A região estava repleta de margaridas, o que deixava o visual ainda mais fantástico.

No caminho para a Cueva del Milodón


Foi impossível não parar

Chegando ao ponto de acesso na estrada, vimos que ele estava bloqueado. Uma pessoa no local, explicava que para chegar à cueva, deveríamos voltar pela estrada e pegar um outro acesso improvisado em uma estrada de terra. E, assim, o fizemos. O desvio estava sinalizado, mas não havíamos visto antes.

E, assim, os 26 Km que separam o local de Puerto Natales ficou um pouco mais distante. Mas nada que atrapalhasse o passeio.

Até porque o desvio nos proporcionou esta paisagem, com ovelhas pastando neste incrível lugar


Desvio que valeu à pena


Chegando à zona arqueológica, há um estacionamento e um centro de visitantes, onde é possível usar o banheiro e comprar os ingressos. Há também uma lojinha de souvenirs onde funciona uma modesta cafeteria.

O estacionamento e o centro de visitantes

O ingresso estava custando 5 mil pesos chilenos por pessoa. Na baixa temporada (de maio a setembro, o valor cai para 2 mil pesos). Para valores atualizados, visitar o site oficial.

O local fica aberto à visita das 8 às 19 horas (de outubro a abril) e das 8:30 às 18 horas (de maio a setembro).

O início da visita se dá por uma trilha bem demarcada que leva o turista, após cerca de 400 metros de caminhada, à caverna. No caminho, vamos tendo contado com a natureza do lugar e algumas placas informativas sobre o milodonte e outros animais pré-históricos. 

O início da trilha


A trilha

A paisagem


Chegando à entrada da pequena caverna

Chegando à abertura da caverna, damos de cara com uma estátua em tamanho real (acredito eu) do famoso milodonte. A caverna em si é bem pequena e você pode percorrê-la seguindo um caminho delimitado.

A estátua do Milodonte


Entrando na pequena caverna


O milodonte e a abertura da caverna


Já no fundo da pequena caverna. Veja que o caminho por dentro é todo demarcado.

Muitas pessoas visitam a Cueva del Milodón já no caminho para Torres del Paine. Nós preferimos ir logo, voltando depois para Puerto Natales, para poder dedicar o dia seguinte inteiramente ao parque nacional que, afinal, era o principal motivo de estarmos ali na região.

Onde se hospedar em Puerto Natales


Ficamos hospedados em dois locais na cidade e recomendamos ambos.

Na primeira noite, ficamos no Hotel Viento Patagônico que, embora um pouco mais afastado do centro, é ideal para quem está de carro. Possui estacionamento gratuito. É limpo, muito confortável e tem um excelente café da manhã.

A outra noite em que ficamos hospedados em Puerto Natales, foi na nossa volta de El Calafate, na Argentina. Como iríamos para Punta Arenas, pegar nosso voo de volta ao Brasil, resolvemos fazer uma pausa da estrada na cidade para não nos cansarmos. Ficamos no Cabañas Ultima Esperanza, uma espécie de condomínio fechado, repleto de charmosos chalés que faz o hóspede se sentir em casa. 

Tivemos um chalé de dois quartos só para nós três e adoramos o local. O único problema foi não ter café da manhã incluso. Pelo menos, havia estacionamento gratuito. Há também cozinha disponível com utensílios domésticos. Achamos o local excelente para uma família que esteja visitando a região.

Nosso chalé, no Cabañas Ultima Esperanza

Estas são as nossas recomendações, mas há muitas outras opções em Puerto Natales, tanto no centro quanto na orla na cidade. E, se estiver de carro, pode ficar um pouco mais afastado sem problema. Até porque a cidade é bem pequena.

Mas eu sei que a principal atividade relacionada a Puerto Natales é a ida a Torres del Paine. Por isso mesmo, dedicaremos posts só para falar deste parque nacional que fez nossa visita à região ser memorável!



OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio



2 comentários:

  1. Oi Erik! Obrigada por compartilhar os nomes das hospedagens, é muito bom ter a referência de quem já se hospedou antes na hora de decidir. Um abraço.

    ResponderExcluir