Menu

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

O que é preciso saber sobre Santorini

Começo esta postagem dizendo algo que, admito, não deveria falar para não aumentar demais as expectativas de quem pretende viajar para lá. Mas não tem como... preciso falar: Santorini é o meu lugar preferido no mundo!!

O motivo? Tudo naquela ilha me encanta, desde a incrível composição visual de suas casinhas típicas incrustadas no penhasco sobre o inebriante Mar Egeu, até o curioso fato de estarmos no meio da cratera de um vulcão submerso, passando pelo inigualável por do sol visto a partir da ilha. Como se não bastasse, excelente gastronomia, hotéis aconchegantes e passeios de barco incríveis.

Tudo isso  constrói uma atmosfera perfeita para quem quer passar alguns dias relaxando, sem se importar com o relógio, esquecendo-se em que dia da semana se encontra e deixando todos os problemas de lado. Santorini é aquele lugar que faz até mesmo um turista hiperativo como eu querer passar mais dias do que o programado por lá nem que seja para apenas "gastar" o tempo parado em frente à caldeira, apreciando a vista, enquanto aguarda o crepúsculo para, mais uma vez, sentir a emoção de mais um por do sol.

Agora me falem se um lugar assim não beira a perfeição?


Passamos duas noites na ilha e, confesso, queríamos muito ter passado pelo menos mais uma. Santorini, sem dúvidas, é o lugar perfeito para recarregar as energias.

Se ela tem defeitos? Infelizmente sim! Eu diria que ela tem dois. O primeiro diz respeito às suas praias, já que as mesmas não nos pareceram nem tão bonitas nem tão propícias ao banho (no quesito praia, admito que Mykonos é melhor. Aliás, já falamos sobre as praias de Mykonos em outro post). Em compensação, se você quiser tomar banho de sol, basta reservar um bom hotel que tenha piscina com vista para a caldeira. Existem inúmeras e excelentes (embora caras) opções.

O segundo defeito é mais uma consequência da quase perfeição do lugar. Afinal, ele diz respeito à super lotação de turistas que invadem a ilha diariamente, especialmente, durante a alta temporada. Afinal, todos querem conhecer Santorini. E, assim, alguns locais da ilha, como Oia, em determinados horários (mais especificamente, durante o por do sol) ficam abarrotados (muitos visitantes nem estão hospedados na ilha, mas chegam neste horário apenas para verem o por do sol a partir de Oia, vindos dos muitos cruzeiros que percorrem as ilhas gregas). 

Mas calma! Se você detesta locais que são invadidos por hordas de turistas, há como fugir disso sem perder em nada na sua experiência, como explicarei ao longo dos relatos sobre a ilha.

Mas espera!! Vista para a caldeira? Cratera de um vulcão?? Oia? ??

Melhor explicar isto tudo, concorda? Então, vamos entender mais sobre Santorini e dar algumas dicas práticas sobre a ilha:

Entendendo Santorini

Quem já teve a curiosidade de olhar um mapa de Santorini, percebe que a ilha tem um formato de meia-lua, mas o que, talvez, não saiba é que, há milhares de anos, ela era, na verdade, circular, ganhando a forma atual após uma das maiores erupções vulcânicas da história da humanidade, há cerca de 3500 anos.

Mapa de Santorini. Percebam o seu formato em maia-lua


A catastrófica erupção do seu vulcão fez com que o relevo da ilha desabasse, criando um espaço circular que se encheu de água, formando o que denomina-se caldeira vulcânica. Com uma profundidade de cerca de 400 metros, a caldeira permite que enormes navios de cruzeiro possam atracar nas suas águas, trazendo centenas de turistas por dia à ilha.

A caldeira vulcânica de Santorini, com seus navios de cruzeiro atracados


Em uma das laterais da caldeira, elevou-se uma formação rochosa, misturando o que sobrou da ilha antiga, com cinzas e lava vulcânicas. Um grande penhasco em forma de meia-lua (com um máximo de 330 metros de altitude) se formou, recebendo, então, o nome grego de Thira que, pelo italianos, ficou também conhecido como Santorini (em homenagem à Santa Irene).

E aqui abro um parênteses para enfatizar o nome grego com o qual a ilha é conhecida, já que, ao procurar passagens de barco ou avião para lá, você poderá encontrar apenas a denominação Thira.

Vista precipício que se formou após a erupção vulcânica, há milhares de anos, localizado na margem da ilha voltada para a caldeira. Do lado oposto, o solo de Thira se iguala com o nível do mar.

Voltando à erupção, acredita-se também que ela gerou um implacável tsunami que dizimou a civilização minóica (considerada o berço da civilização ocidental) que vivia na ilha de Creta, a pouco mais de 100 Km ao sul de Santorini.

Se você olhar novamente o mapa, vai perceber que o arquipélago localizado em torno da caldeira, não contém apenas a ilha em meia-lua, mas também duas outras ilhas principais: Thirassia e Kameni.

Mapa mostrando as outras ilhas do arquipélago: Thirassia e Kameni (neo e palea)


Thirassia não é tão popular quanto Thira mas pode ser acessada de barco. Já Kameni é mais visitada e corresponde, na verdade, há duas ilhas, Nea Kameni (nea = nova) e Palea Kameni (palea = velha), está localizada no meio da caldeira e corresponde ao vulcão em si, sendo constituído por rocha puramente vulcânica. No centro de Nea Kameni, vê-se ainda pequenas crateras do vulcão submerso, de onde saem fumaças do seu interior (com forte cheiro de enxofre).

Nea Kameni vista de Santorini


Espera aí!!! Quer dizer que o vulcão de Santorini ainda está ativo?? Exatamente! E a última erupção ocorreu na década de 50. A cada nova erupção, Nea Kameni muda seu formato, ao adicionar mais material vulcânico à sua formação. Já Palea Kameni é bem menor e mais famosa pelas águas termais às suas margens que fazem a alegria dos banhistas.

As populares águas termais de Palea Kameni


E calma, OK? Não vá ficar em Santorini pensando, o tempo todo, que o vulcão pode entrar novamente em erupção. Sim, ele pode. Mas se você se concentrar nisso, vai acabar não aproveitando a ilha. E acredito que há todo um plano de salvamento e evacuação da ilha, caso uma nova erupção aconteça.

Na verdade, se você pensar bem, parece até loucura que os gregos antigos tenham resolvido habitar a ilha mesmo após a erupção. Mas, por motivos que só cabem a eles, Santorini ganhou moradores, os moradores construíram casas e as casas formaram vilas. E, atualmente, 19 vilas estão dispostas por Thira. Ou você achava que Santorini era uma ilha pequena?

Das 19 vilas, três estão em destaque por se localizarem sobre o penhasco de frente para a caldeira: Fira (cuidado para não confundir com o nome grego da ilha, Thira), Imerovigli e Oia. São elas que têm aqueles hotéis em que todos sonham em se hospedar, por estarem incrustados nos penhascos, permitindo uma vista privilegiada aos seus hóspedes.

Quem não gostaria de ficar hospedado em um hotel na beira do penhasco e de frente para a caldeira?


Fira é a capital da ilha e possui tanto o principal terminal de ônibus, com transporte para todos os demais pontos de Thira, como o antigo porto (Old Port), de onde partem os barcos que navegam pela caldeira. Imerovigli é a vila mais tranquila das três. E Oia é a mais popular entre os turistas, já que se tornou tradição apreciar o por do sol a partir de antigas ruínas venezianas localizadas na vila (mas já vou adiantando que Imerovigli tem um por do sol tão bonito quanto e com cerca de 5% dos turistas que se amontoam em Oia).

Fira, a capital


Imerovigli, a mais tranquila


Oia, a mais popular


Outras vilas de destaque que podemos citar são: Perissa (famosa pela praia com areias negras) e Akrotiri (que possui duas grandes atrações: um sítio arqueológico e uma praia de areias e rochas vermelhas, a Red Beach).

Perissa e sua curiosa praia de areias negras (percebam que nesta margem da ilha, não há mais o penhasco


Red Beach, emAkrotiri


Mas para aproveitar tudo que Santorini tem, é preciso, primeiro, chegar lá...

Como chegar a Santorini?

Localizada a mais de 300 Km ao sul de Atenas, fazendo parte das Ilhas Cíclades (o mesmo conjunto de ilhas do qual faz parte Mykonos), o acesso a Santorini não é difícil, já que há várias opções de transporte até a ilha, seja pelo mar ou pelo céu.

Indo de ferry


De ferry, você pode chegar a Santorini vindo diretamente de Atenas em um trajeto que dura cerca de 5:20h pela companhia Seajet e cerca de 6:45h pela Blue Star Ferries. Também há opção de barcos conectando Thira a outras ilhas do Mar Egeu, como a famosa Mykonos, seja pelas mesmas companhias citadas seja pela Hellenic Seaways. As passagens podem ser compradas online no site das três companhias.

No nosso caso, chegamos a Santorini vindos de Mykonos em um trajeto que durou 2:40h e em um ferry bem confortável. Embora não haja serviço de bordo incluso, é possível comprar lanches, incluindo sanduíches, salgados, doces e pizza no interior do barco.

O ferry que nos levou de Mykonos para Santorini

O interior do ferry (aproveitei o trajeto para ir lendo mais sobre mitologia grega)



Ao chegar a Thira de ferry, você desembarcará no Athinios Port. Importante saber diferenciá-lo do Old Port, que fica localizado na capital Fira e que serve para a saída e chegada de barcos que fazem passeios turísticos pela caldeira. O Athinios Port tem a inconveniência de se localizar longe das principais vilas da ilha, a cerca de 15 minutos de Fira e 45 minutos de Oia.

Mapa mostrando a localização do Athinios Port

O Athinios Port. Muitas vans aguardam a chegada dos turistas

E como ir do Athinios Port até o seu hotel?

Embora sempre exista a opção de pegar um táxi, estes costumam ser bem caros em Santorini. Há também a possibilidade de se pegar um ônibus, mas, embora mais barato, tem a desvantagem de ter que carregar a bagagem (e é bom alertar que, caso o seu hotel se localize na encosta, você ainda terá que carregar a bagagem pelo penhasco para acessá-lo, mesmo indo de táxi).

Uma opção, então (tendo sido a que utilizamos) é combinar com o hotel reservado um serviço de transfer para te pegar no porto.

Indo de avião


Além dos ferries, há também aviões conectando Santorini a Atenas. Há passagem por mais de uma companhia, como a Aegean, a Olympic e a Ryanair (esta última com os melhores preços, em geral). O aeroporto de Thira (identificado como JTR) localiza-se no lado da ilha oposto ao penhasco, a cerca de 6 Km de Fira.

Vale ressaltar que há também voos conectando a ilha a outros países, como Itália (há vários voos saindo de Roma, a maioria fazendo conexão em Atenas, embora, em alguns dias, exista um voo direto pela Vueling) e Israel (nós, por exemplo, compramos um voo de Santorini até Tel Aviv, com conexão em Atenas).

Deixamos, portanto, Santorini de avião, seguindo para o aeroporto com o mesmo serviço de transfer que nos pegou no porto. Mas há também a opção de ir de ônibus, que saem, em direção ao aeroporto, a partir do terminal central de Fira.

Mapa mostrando a localização do aeroporto de Santorini


Como se locomover em Santorini?

Como já dei a entender acima, Thira não é uma ilha pequena. Portanto, nem sonhe que vai conseguir se deslocar por lá apenas a pé. Basicamente, você terá duas opções: os ônibus ou um veículo alugado, cada um com suas vantagens e desvantagens. 

O transporte público é, sem dúvida, a forma mais barata de se deslocar por Santorini. Os ônibus pertencem à companhia KTEL (que praticamente domina o transporte rodoviário do país) e tem seu terminal central na capital Fira. As passagens podem ser compradas na hora dentro do próprio ônibus (um funcionário sai coletando o dinheiro após o ônibus já ter partido) e seu valor varia de acordo com o destino (mas, raramente, ultrapassando os 5 euros por pessoa).

A localização do terminal rodoviário de Fira é mostrada no mapa abaixo. De lá, saem ônibus para, praticamente, todos os demais pontos da ilha (incluindo o aeroporto): Oia (a cerca de 30 minutos), Imerovigli (a cerca de 10 minutos), Perissa (a cerca de 30 minutos), Akrotiri (a cerca de 20 minutos), entre outros. Em cada um destes outros locais, há um ponto de ônibus específico, cuja localização você deve memorizar ao chegar para poder pegar o transporte de volta.

Mapa mostrando a localização da estação central de ônibus de Fira

Terminal de ônibus de Fira




A desvantagem dos ônibus é que você acaba ficando dependente dos seus horários (embora, para alguns locais, como Oia, haja transporte com muito frequência). Caso você decida, então, pela opção de alugar um veículo, deixará de ter este problema. No entanto, terá que gastar mais, obviamente.

E, quando falo em alugar um veículo, você pode locar um carro, claro, mas acreditamos que o mais indicado é escolher um quadriciclo, meio de transporte bastante popular na ilha. Além de ser mais barato (dependendo da quantidade de trechos de ônibus que você pretende fazer, pode até compensar financeiramente), é bem mais prático, já que, em alguns locais, como em Oia, dirigir um carro pelas estreitas ruas, tendo que dividir o espaço com os ônibus, pode se tornar um verdadeiro inferno (especialmente, durante o por do sol, quando um nó de veículos se forma na estrada que liga a vila ao restante da ilha).

Nós optamos pelo ônibus e nos arrependemos. Quando retornarmos, optaremos pelo quadriciclo. Teria sido bem mais prático e cômodo.

Outra opção de transporte em Santorini é, obviamente, o barco. Para chegar a outras ilhas, como Thirassia e Kameni, esta é, obviamente, a única opção. Além disso, algumas praias de Thira também podem ser acessadas de barco, como a Red Beach ou exclusivamente de barco, como White Beach. Você já estava achando que Santorini só possuía praias de cores exóticas? No caso de White Beach, ela é toda composta por pedras brancas (mas nada de areia, infelizmente).

Como já falei anteriormente, os barcos saem do Old Port, localizado em Fira, aos pés do penhasco. Para acessá-lo, há uma escada (onde ocorre a exploração dos jumentos que se tornaram meio de transporte popular para subir ou descer o penhasco. Falarei mais sobre esta prática, que considero absurda, em outro post). Há também um teleférico, ligando a vila, no alto, ao porto, embaixo. Opção paga, mas bem mais cômoda.

O Old Port, em Fira


Old Port, em Fira


Descendo as escadas até o porto


Subimos de teleférico, claro!


Onde se hospedar em Santorini?

Na hora de escolher a localização da sua hospedagem em Santorini, você terá que decidir o quanto está disposto a gastar, pois, caso queira ter a chance de ficar em algum hotel na encosta da ilha com vista para a caldeira, terá que gastar bem mais, especialmente, se quiser ficar em algum hotel com piscina. Se for além e ainda quiser a chance de desfrutar de uma pequena piscina particular na sua varanda, o custo será ainda maior.

Quem não vai querer desfrutar de uma piscina assim com esta vista, não é mesmo?


O que nós fizemos? Optamos sim por um hotel com vista para a caldeira e com piscina (mas não própria porque aí já estouraria demais o nosso orçamento). Quem nos conhece sabe que costumamos economizar muito com hospedagem quando viajamos, mas, no caso de Santorini, acreditamos que ficar em um hotel nestas configurações faz parte da experiência. E nem precisa ser um hotel cinco estrelas. Há muitas opções de hospedagens mais simples com vista para a caldeira (embora continuem sendo mais caras do que o normal para o país).

Para compensar, economizamos com a hospedagem nas outras cidades que visitamos pela Grécia, para, assim, sobrar mais dinheiro para investir em Santorini. Ficamos no Tzekos Villas, localizado na capital Fira, e adoramos. O quarto era limpo, confortável e tinha uma varanda com vista para o mar, o Wi-Fi funcionava muito bem, o café da manhã era bom, sendo possível desfrutá-lo de frente para a caldeira (ou até mesmo levá-lo para sua varanda particular) e a área da piscina era ótima.

Nosso quarto no Tzekos Villas


Nossa varanda




A área da piscina





O café da manhã

Para completar, os funcionários eram excelentes, simpáticos, eficientes e prestativos. A recepcionista nos deu dicas muito úteis. Um dos funcionários nos ajudou com a bagagem tanto na chegada como na partida (como este tipo de hotel fica localizado no encosta, não há acesso de carro até a sua porta, de modo que é necessário levar a bagagem ladeira abaixo). Na verdade, ficamos até constrangidos com o fato dele querer levar sozinho nossas duas malas. Tentamos explicar que podíamos ajudar, mas ele não deixou que fizéssemos nenhum esforço. No dia da partida, enquanto aguardávamos o transfer para o aeroporto ainda ganhamos suco e água gratuitos.

E por que escolhemos nos hospedar em Fira? na verdade, se você quiser ficar em um hotel neste estilo, de frente para a caldeira, terá que escolher entre estas três vilas: Fira, Imerovigli ou Oia. Esta última, por ser a mais popular e a mais visitada, acaba sendo a primeira opção que vem à mente. No entanto, como já citei, a vila costuma ficar superlotada em alguns momentos do dia e, por isso, acabamos optando por evitá-la. Mas, se quiser escolher algum hotel em Oia, recomendo que escolha algum que fique mais afastado do seu centro.

Já Imerovigli é a opção para quem quiser mais tranquilidade sem se afastar da parte mais bem localizada de Santorini. Embora seja menos movimentada do que Oia e Fira, tem várias opções de restaurantes e de hotéis com vista para caldeira. Além de ser, na nossa opinião, uma melhor local para se apreciar o famoso por do sol do que Oia. Em Imerovigli, você terá praticamente a mesma vista do crepúsculo, mas sem barulho, sem aperto e sem estresse. Como desvantagem, podemos citar a maior dificuldade em se explorar a noite de Oia ou Fira caso você esteja sem veículo próprio.

Fira, por ser a capital, é quase tão movimentada quanto Oia, exceto na hora do por do sol (embora este também seja lindo visto de lá). Como vantagens, conta com o fato de possuir o terminal central de ônibus (das outras vilas, você terá que passar por Fira para poder seguir para outros destinos da ilha) e o porto antigo, que facilitará seu passeio de barco, se for o caso.

Na verdade, na hora da escolha, eu foquei nas 3 vilas e acabei optando por aquela na qual encontrei o hotel com melhor custo-benefício. Mas nossa preferência teria sido Imerovigli (nós preferimos a tranquilidade).

Ah! Mas se o seu orçamento está apertado e não há condições de ficar em um hotel de frente para a caldeira, você, provavelmente, encontrará alguma alternativa que caiba no seu bolso. Há opções mais em conta tanto nas três vilas citadas (desde que não fiquem de frente para a caldeira) como há também opções ainda mais baratas caso você procure algum hotel que se localize em outras vilas. Em Perissa e Akrotiri, por exemplo, você encontrará hospedagens mais baratas, embora acabe ficando mais distante dos principais locais de interesse de Santorini.

O que fazer em Santorini?

Como deu para perceber, a ilha não é pequena, de modo que você sempre vai encontrar o que fazer por lá. Irei, no entanto, listar aqui algumas destas possíveis atividades turísticas:

1. Caminhar pelas ruas de Fira, Imerovigli e Oia, enquanto se admira a vista para a caldeira e a surreal composição das casinhas brancas que, incrustadas no penhasco, embelezam mais ainda a ilha. Pelo caminho, você sempre encontrará um restaurante (muitos com vista para o mar) ou um café para matar a fome ou experimentar uma típica sobremesa grega (como a baklava).

Baklava com vista para Oia. Uma delícia!


2. Apreciar o por do sol de frente para a caldeira. Afinal, ele é considerado um dos mais belos do mundo e pode ser admirado de qualquer uma das três vilas principais.

Por do sol em Imerovigli


3. Fazer algum passeio de barco pela caldeira. Há muitas opções e que cabe em qualquer bolso, indo desde os que juntam vários turistas em uma escuna até os mais exclusivos, incluindo iates privativos. Entre os destinos mais populares dos barcos estão: Nea Kameni, onde você terá um contato direto com o vulcão; Palea Kameni, onde será possível tomar um banho na água aquecida que banha a pequena ilha; Thirassia, de onde você poderá ter uma visão privilegiada de Santorini, do outro lado da caldeira; Red e White Beach (embora a primeira possa também ser acessada por terra, aproveitar o mar que a banha a partir de um barco é mais cômodo, considerando a estreita faixa de areia e as muitas pedrinhas ali existentes). Há também a possibilidade de se assistir ao por do sol de dentro do barco, enquanto ele retorna ao porto ao final do dia. As opções, são, portanto, muitas. Cabe a você escolher baseado no quanto tem para gastar, no tempo que tem disponível e nos locais que mais quer visitar.

Passeando de barco pela caldeira


4. Conhecer as praias da ilha. Como já citado acima, algumas podem ser acessadas de barco, mas também há praias com acesso por terra, como  Perissa e Kamaria Beach, ambas famosas por sua areia negra.

Perissa Beach


5. Visitar um sítio arqueológico, já que Santorini, como não poderia deixar de ser em um país como a Grécia, também tem um para chamar de seu. A curiosidade aqui é que, até hoje, não se sabe ao certo a qual civilização antiga pertenceu o local. A zona arqueológica se localiza em Akrotiri, mesmo local onde se visita a Red Beach.

Pequena igreja ortodoxa grega localizada em Akrotiri


6. Apenas relaxar na piscina do hotel apreciando a estonteante beleza de Santorini e da sua caldeira. Isso mesmo! Santorini é o lugar perfeito para relaxar e, se você quiser tirar um tempo para ficar, simplesmente, fazendo nada, lá é o lugar certo!!

Fazendo nada em Santorini!!

Obviamente, não fizemos tudo isso, até porque tivemos pouco mais de dois dias completos e não queríamos ficar correndo de um lado para o outro da ilha para poder conhecer tudo, de modo que sempre nos permitíamos um tempo para relaxar na piscina do hotel.

Deste modo, não conhecemos Thirassia, não fomos nem a Kamari nem a White Beach e não visitamos o sítio arqueológico de Akratiri. Em relação aos demais passeios, detalharemos todos nos próximos posts sobre esta encantadora ilha que se tornou o nosso lugar preferido no mundo.



OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio


Nenhum comentário:

Postar um comentário