Menu

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Conhecendo as vilas de Santorini: Fira, Imerovigli e Oia

Um dos mais deliciosos programas para se fazer em Santorini é explorar e se perder pelas ruas das vilas da ilha que foram construídas no penhasco de frente para a caldeira: Fira (a capital), Imerovigli e Oia (a mais popular). Já expliquei as diferenças básicas entre elas em outra postagem. Aqui, irei me deter na experiência que vivemos em cada uma delas.

Caso você já tenha visto alguma foto de Santorini, certamente, passou a sonhar em conhecer de perto aquelas casinhas típicas construídas na encosta do penhasco, intercalas por igrejas ortodoxas gregas de teto azul e moinhos de vento antigos. Pois realizar este sonho é plenamente possível quando você se permite caminhar por uma das três vilas citadas.

Oia, a vila mais popular de Santorini

Como queríamos aproveitar da forma mais tranquila possível a ilha, não montei um roteiro prévio que engessasse o nosso tempo. No entanto, já sabia de antemão que, sem dúvida, iria querer passear pelas vilas, especialmente por Oia, considerada a mais bonita por vários turistas (embora tenhamos, particularmente, achado as três imperdíveis). Sendo assim, fomos e voltamos mais de uma vez para Oia e, como estávamos hospedados em Fira, acabamos explorando-a mais de uma vez.

Conhecendo Fira


Fira foi a primeira vila com a qual tivemos contato. Afinal, era nela onde se encontrava o nosso hotel, o Tzekos Villas, para o qual seguimos direto a partir do porto, assim que desembarcamos em Santorini. Após uma excelente recepção por parte do hotel (o qual recomendamos bastante), optamos por seguir direto para a piscina, antes de sair passeando pela vila.

Àquela hora, o sol já começava a descer, mas ainda emitia calor suficiente para nos permitir um banho de piscina. O visual da nossa varanda com vista para a caldeira já era maravilhoso e ficar assistindo ao céu se tingindo de amarelo e o mar à nossa frente refletindo os raios solares, enquanto relaxávamos, foi energizador.

Da varanda do nosso hotel em Fira


O sol já começava a descer rumo ao horizonte

Primeiro programa em Santorini: relaxar...




Se você conhece o básico sobre Santorini já deve saber que o por do sol visto a partir de lá é considerado um dos mais belos do mundo. E, assim, começamos a nossa viagem pela ilha já admirando uma das mais famosas atrações do local.

Por do sol em Fira


Ainda antes do completo anoitecer, resolvemos, então, sair caminhando pelas ruelas de Fira. A vontade imediata, ao se ver no meio daquele lugar, é sair tirando foto de tudo a sua volta. A caldeira à sua frente, as casas brancas que continuam penhasco abaixo, os restaurantes com vista para o mar, as estreitas ruas de pedra, as várias escadas que acabam de levando para um ponto com vista privilegiada. Tudo faz você querer se perder por Fira (e pelas outras vilas também).

Passeando por Fira durante o crepúsculo


Fira está repleta de restaurantes com vista para a caldeira

A maior parte das ruas de Fira é restrita aos pedestres, como a Gold Street, cheia de lojas e restaurantes

Mas, naquele nosso primeiro passeio, a noite logo caiu e, como estávamos famintos, resolvemos que era hora de jantar. Levados pela empolgação do momento, resolvemos escolher algum restaurante com vista para a caldeira (o que pensando bem agora nem era uma boa ideia, considerando que já estava escuro). Mas não tivemos sorte: escolhemos um com excelente aparência, com um cardápio bem acima do nosso orçamento, mas que nos surpreendeu com a pior refeição de toda a viagem pela Grécia. Então, cuidado ao escolher seu restaurante.

Após o decepcionante jantar, ainda andamos um pouco por uma das principais ruas de pedestres da vila, a Gold Street, repleta de lojas que continuam abertas mesmo após o anoitecer. Aliás, Fira continuava bem movimentada mesmo após o por do sol, com vários turistas passeando por suas ruelas, jantando em seus restaurantes ou seguindo para o teleférico que desce, de Fira, até o Old Port lá embaixo. A estação do teleférico localiza-se no final da Gold Street.

Fita à noite

No dia seguinte, logo após acordarmos (com uma vista privilegiada da nossa varanda) e, antes de pegar o ônibus até Oia, passeamos novamente um pouco mais por Fira para apreciá-la melhor à luz do dia. Bem próximo ao nosso hotel, estava uma das principais construções da vila: a Catedral Ortodoxa Metropolitana, com seu teto abobadado e sua cor inteiramente branca, imponente diante da caldeira vulcânica.

Percebam, no ponto mais alto de Fira, a Catedral Ortodoxa Metropolitana


A catedral vista de mais perto

A belíssima Fira


Fira
Lá embaixo, ao nível do mar, vê-se o Old Port, localizado em Fira, e de onde partem os barcos que passeiam pela caldeira

Tiramos mais algumas fotos da bela vila sobre o precipício e, então, seguimos para o Terminal de Ônibus (o terminal central da ilha se localiza em Fira, como já expliquei no post em que dei as principais dicas sobre Santorini). Por sorte, ele ficava perto do nosso hotel.

Apreciando Fira

Conhecendo Oia


"Espera aí!! Vocês foram conhecer Oia pela manhã? Mas todos não dizem que a vila deve ser visitada no final da tarde para se assistir ao por do sol de lá?"

Realmente, o local mais famoso para se ver o por do sol em Santorini é Oia, mas, por isso mesmo, ela fica, insuportavelmente, lotada neste horário. E acreditem: o por do sol de outros locais da ilha é tão bonito quanto, especialmente, a partir de Imerovigli, como contaremos mais abaixo. Então, sim, preferimos explorar Oia pela manhã quando menos turistas a invadem. E foi uma excelente escolha.

Após cerca de 25 minutos de trajeto de ônibus (pensava que dava para ir a pé?), descemos no ponto de ônibus de Oia (a parada final do ônibus, inclusive) e seguimos em direção às ruas de pedestres da ilha voltadas para a caldeira. E, a partir daqui, não precisa seguir um roteiro fixo. Ande, perca-se, explore. Oia é maravilhosa e oferece estonteantes composições visuais de suas construções sobre o incrível Mar Egeu.

Começando nosso passeio em Oia...


E já se deparando com esta vista para a caldeira






Esqueça o relógio e saia sem rumo, fotografando, admirando e se encantando por cada pedacinho daquele lugar. E, claro, vá conhecer as antigas ruínas venezianas que correspondem ao local mais concorrido para se assistir ao por do sol da ilha. De lá, é possível conseguir fotos de tirar o fôlego, principalmente, pela manhã, quando o movimento por lá ainda é, razoavelmente, menor (pelo menos no mês de maio. Provavelmente, deve ficar mais lotado na alta temporada).

As ruínas venezianas de Santorini podem ser vistas no ponto mais alto



O vista de Oia a partir das ruínas venezianas


O outro lado de Oia também visto das ruínas

Tem como não amar este lugar?






Nas ruínas venezianas de Oia

Neste nosso primeiro passeio pela ilha já foi possível perceber algo recorrente por lá: muitas noivas sendo fotografadas. E elas vêm de várias partes do globo (especialmente, do Oriente) apenas para tirar fotos em Santorini. Afinal, é um dos lugares mais fotogênicos e românticos do mundo, concordam?

Oia está cheia desta igrejinhas de teto azul


Impossível não querer tirar mil fotos




Pelas ruas de Oia





Já deu para entender o porquê das noivas irem fotografar em Santorini?

Ficamos periclitando por Oia quase a manhã toda, tiramos muitas e muitas fotos, lanchamos e, então, pegamos o ônibus de volta à Fira, com o objetivo de seguir até o Old Port, de onde pegaríamos um barco pera fazer um passeio pela caldeira até Nea Kameni (ilha onde pode ser vista de perto a atividade vulcânica ainda ativa de Santorini). Mas dedicaremos um post inteiro para falar sobre este passeio de barco, OK?

De volta a Fira


Após o passeio de barco, escolhemos uma taverna grega bem simples para almoçar em Fira. Escolhemos a moussaka (amo esta iguaria grega), que estava deliciosa (muito melhor do que a comida do restaurante sofisticado da noite anterior) e retornamos para o nosso hotel para, mais uma vez, aproveitar e relaxar na piscina.

Quando, então, estava se aproximando da hora do por do sol, resolvemos seguir a dica da recepcionista do Tzekos Villas e seguir para Imerovigli para assisti-lo. Embora haja ônibus entre as duas vilas, preferimos ir a pé, já que, assim, podíamos ir apreciando o crepúsculo já a partir de Fira.

Caminhando por Fira em direção a Imerovigli...


E já apreciando o por do sol



Conhecendo Imerovigli


Chegamos, então, a Imerovigli após cerca de 30 minutos de caminhada. As duas vilas são bem próximas e nunca deixa de haver construções entre ambas. Infelizmente, nem todo o trajeto pode ser feito com vista para a caldeira, até porquê tudo ali fica na beira de um precipício, de forma que não há caminhos diretos.

Imerovigli nos chamou a atenção por um detalhe diferente das suas vizinhas, Fira e Oia: a calmaria. Bem menos movimentada do que a primeira (afinal, é a capital) e a segunda (devido à popularidade), Imerovigli acaba não sendo a primeira opção de hospedagem entre os turistas. No entanto, conta com hotéis que nos pareceram tão maravilhosos quanto, sendo, assim, uma alternativa perfeita para quem quer fugir da multidão.

Mas Imerovigli ainda guardava um segredo ainda melhor: o seu por do sol. A recepcionista tinha razão. O espetáculo é tão bonito visto de lá quando de Oia (já assisti ao por do sol a partir de Oia em uma viagem anterior), mas com uma enorme vantagem: o sossego. Não há uma multidão de turistas disputando lugar. Pelo contrário. Lugar é o que não falta, sem confusão, sem empurra-empurra.

Chegando a Imerovigli


Imerovigli










Logo depois de termos chegado a Imerovigli, vimos uma igrejinha grega de frente para a caldeira, no pátio do qual alguns poucos turistas se posicionavam para assistir ao ocaso (incluindo uma noiva, claro!). E não tivemos dúvidas de que aquele sera o local perfeito.

A igrejinha de Imerovigli, de onde assistimos ao por do sol


E, assim, nos deslumbramos com o mais belo por do sol das nossas vidas. Foi indescritível. Emocionante...

Hipnotizado




Retornamos também a pé até Fira, jantamos (bem longe do restaurante horrível do dia anterior) e fomos dormir agradecidos pela oportunidade de poder ter vivenciado aquele dia espetacular!

De volta a Oia

No nosso último dia em Santorini, após uma manhã conhecendo duas das suas praias e, antes de seguir para o aeroporto, resolvemos retornar a Oia para passar a tarde.

Se, no dia anterior, conhecemos a parte central da vila onde ficam localizadas as ruínas venezianas, desta vez optamos por explorar suas extremidades. Algo que nos chamava atenção quando olhávamos para uma das extremidades da vila (que corresponde, na verdade, à extremidade norte da própria ilha) eram os moinhos de vento compondo a paisagem. Então, primeiro fomos em direção a eles e até descobrimos que, alguns destes moinhos fazem parte de um hotel, sendo a recepção localizada no interior de um deles.

Retornando a Oia



Moinho de Oia






Depois retornamos em direção à outra extremidade da vila, a qual percebemos ser bem mais tranquila do que o seu centro. Certamente, se, ao retornar a Santorini, resolvermos ficar hospedados em Oia, escolheremos esta parte mais calma da vila.

Mais de Oia
















No caminho, entramos em um dos muitos cafés que existem por lá. Optamos por pedir uma baklava, doce típico composto por massa folhada e doce à base de pistache. E, assim, nos deliciamos, enquanto apreciávamos e nos despedíamos da bela paisagem de Santorini.

Experimentando a baklava e nos despedindo de Oia

No retorno para Fira (o transfer para o aeroporto sairia do nosso hotel), percebemos o horrível trânsito que já se formava na estrada que liga Oia ao restante da ilha. E olha que saímos de lá bem antes do por do sol começar para evitar isto. Mas um nó já se formava no tráfego. Ou seja, se não estiver hospedado em Oia e quiser ver o por do sol de lá, chegue cedo à ilha, no máximo, no meio da tarde.


Conhecer com calma as três  vilas de Santorini voltadas para a caldeira foi, sem dúvidas, uma excelente escolha. Aproveitamos, ao máximo, cada momento. Mas, confesso, que, ao final, achamos pouco tempo. Queríamos mais. Pelo menos, mais um dia naquela ilha, cuja beleza parece nos fazer querer ficar vivendo por lá para sempre.



OBS:
1. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio


Nenhum comentário:

Postar um comentário