Menu

terça-feira, 17 de outubro de 2017

As praias de Mykonos

Mykonos não se resume apenas às suas charmosas casinhas brancas, aos seus famosos moinhos e às suas noites de festa. A ilha, como não poderia deixar de ser, possui belas e agradáveis praias. E são muitas as opções, sendo aquelas localizadas mais próximas à capital Chora, as mais visitadas.

E há praias que atendem a vários gostos. Praias de nudismo (como a Paraga), praias voltadas ao público LGBT (como a Elia), praias  com clubes, cujas festas viram a noite (como a Paradise e a Super Paradise), praias inabitadas, praias com estrutura de hotéis e restaurantes. 

Paraga Beach

Mas algo comum a todas elas é o frio das suas águas. Mesmo no verão, a temperatura do mar é baixa e tem que estar fazendo muito calor para termos coragem de encarar. Na época em que visitamos (maio), até teria dado para entrar na água se não tivesse sido a ventania insuportável que insistia em diminuir a sensação térmica. Visitamos, ao todo, três praias e, em todas, fui com a esperança de encontrar menos vento para, assim, conseguir entrar no mar, mas, infelizmente, não demos sorte. De qualquer modo, valeu para conhecer as belas praias da ilha.

Para chegar às principais praias, há ônibus saindo a horários fixos (que variam conforme a época do ano) do terminal localizado em Chora e conhecido como Fabrika. A passagem custa menos do que 3 euros e varia de acordo com o destino. Falei mais sobre esta opção no post em que explicamos como se locomover em Mykonos. Além do ônibus, você pode ir também por conta própria, de preferência de quadriciclo alugado.

Na verdade, se temos uma dica para dar é: prefira o aluguel do quadriciclo ao ônibus. Você terá muito mais liberdade e otimizará muito melhor o seu tempo para explorar o litoral da ilha. Nós nos arrependemos muito de termos ficado limitados aos ônibus.

Horários dos ônibus saindo de Fabrika para as principais praias de Mykonos. Estes horários variam de acordo com a época do ano.


Mas vamos falar sobre as praias que visitamos:

Platys Gialos

Praia bastante popular entre os turistas e, entre as que visitamos, a que mais tinha hotéis nos seus arredores. Toda a faixa de areia é repleta de espreguiçadeiras, cuja ocupação não está necessariamente condicionada ao consumo. Você pode deitar tranquilamente em uma delas e ir embora sem ser pressionado a comer ou beber nada. Um funcionário de algum restaurante vai se aproximar apenas para deixar o menu com você.

Platys Gialos







Platys Gialos foi a primeira praia da ilha que visitamos, após uma manhã passeando por Chora. E, de longe, das praias que vimos, foi mais cheia de turistas, provavelmente, em decorrência do maior número de hotéis na área. 

Ficamos um tempo por lá, deitados embaixo de uma sombrinha e apreciando a bela cor do Mar Egeu. E sem acreditar nas pessoas que tinham coragem de entrar no gelo que estava aquela água. Seria sonhar muito que o mar grego tivesse a mesma temperatura do mar das praias do nosso Nordeste?

Mar bem calmo, do jeito que gostamos. pena que a água é muito fria!







É importante saber que, de Platys Gialos, partem barcos que funcionam como um táxi marítimo e que te levam até outras praias da ilha, o que facilita a vida do turista, já que o mesmo não precisa retornar até Chora para pegar outro ônibus caso queira seguir para outra praia. E esta era exatamente a nossa intenção: pegar esse barco. No entanto, fomos surpreendidos pelo fato deles funcionarem apenas na alta temporada, ou seja, nada de barcos-táxi em maio.

Está aí a indicação das principais praias acessadas a partir de Platys Gialos com o serviço de táxi aquático

O jeito foi retornar à Fabrika e, de lá, pegar outro ônibus até a próxima praia.

Paraga Beach

Embora Paraga seja popular entre os adeptos do nudismo, tirar a roupa por lá não é obrigatório. Mas saiba que, muito provavelmente, você dividirá a praia com banhistas pelados (especialmente, na alta temporada). Quando chegamos à praia, já no final da tarde, no entanto, ela estava bem vazia.

Um hostel localizado à beira-mar domina boa parte da praia (e a sua área da piscina concentrava mais gente do que a faixa de areia). Notamos também a presença de um hotel e de uns dois restaurantes por lá. Mas o que mais gostamos mesmo em Paraga foi das formações rochosas que, repletas de grama e flores, separam, de cada lado, a praia das suas vizinhas.

Paraga Beach













Primeiro subimos a encosta da direita, chegando bem próximo do local onde ela termina no mar. Depois seguimos até a segunda que, bem mais florida, a separa da sua famosa vizinha: Paradise Beach.































Saímos de lá já próximo ao por do sol. A próxima praia, apenas no dia seguinte.

Paradise Beach

Como não gostamos de badalação, chegamos a Paradise Beach no contra-fluxo, quando todos que lotaram a praia pela madrugada (assim acreditamos) já haviam ido embora. Seguimos para lá logo quando acordamos e a praia estava super tranquila, com alguns funcionários do clube em frente a limpando e alguns hóspedes do hotel lá localizado tomando o café da manhã.

A praia é cheia de espreguiçadeiras e deve ficar super lotada na alta temporada. A água continua super gelada e, infelizmente, continuava ventando também naquele dia, ou seja, mais uma vez nada de banho de mar.

Paradise Beach

















Fazendo amizade em Paradise Beach

Das três praias que conhecemos, Paraga foi a nossa preferida. Paradise deve ser mas convidativa para quem curte badalação mesmo. Platys Gialos nos pareceu boa para banho (sem vento, claro!), mas cheia demais para o nosso gosto.

Infelizmente, não havia tempo para conhecer outras praias. Ou até havia para mais uma, mas preferimos terminar nossa manhã passeando novamente por Chora, para, após o almoço, pegar o barco para Santorini.

E por falar em Santorini e já que praia é o tema deste post, vale ressaltar que, nesse quesito, Mykonos leva vantagem, já que suas praias são mais agradáveis e mais propícias para o banho. Mas vamos deixar para falar em Santorini nas próximas postagens...



OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio


Nenhum comentário:

Postar um comentário