Menu

domingo, 26 de novembro de 2017

Passeio de barco pela caldeira de Santorini

Se você já leu nosso post em que demos dicas sobre Santorini, já deve saber que a ilha atual foi originada a partir de uma das maiores erupções vulcânicas da história, formando, entre outras coisas, a incrível caldeira que atrai a atenção de todos os turistas que chegam a Santorini. 

A boa notícia é que a caldeira não está ali apenas para ser admirada do alto do penhasco, mas também para ser navegada. E, diariamente, inúmeros passeios de barcos deixam o porto de Fira, levando os visitantes para navegar pelas águas do Mar Egeu que preenchem a caldeira.

Há inúmeros tipos de passeios, cabendo em todos os bolsos, desde os mais simples operados por escunas até os mais exclusivos em barcos de luxo. Desta forma, os preços variam bastante indo de 20 euros por pessoa até valores acima de 100 euros.

Passeando de barco pela caldeira de Santorini

Mas antes de dar mais detalhes sobre os diferentes tipos de passeios de barco, vamos explicar como chegar ao Old Port, localizado em Fira e de onde partem a maior parte dos barcos que fazem a navegação pela caldeira.


Como chegar ao Porto de Fira

Localizado ao nível do mar, às margens do penhasco de frente para a caldeira, o Old Port de Santorini está separado da vila de Fira por mais de 300 metros de desfiladeiro. Há, no entanto, duas formas de acessá-lo: uma escadaria e um teleférico.

O Porto de Fira visto do alto


A escadaria que liga a vila de Fira ao porto


O teleférico que liga a vila de Fira ao porto


No passado, quando ainda não existia o teleférico e quando este era o porto pelo qual desembarcavam os turistas que chegavam à ilha trazendo suas malas que dificultavam ainda mais a subida pelas escadas, popularizou-se a utilização de jumentos e burros pelos habitantes da ilha para transportar os recém-chegados até o topo da vila.

E, até hoje, esta nítida exploração dos animais continua funcionando, levando os turistas que optam por "experimentar" esta forma mais rústica de transporte. Sinceramente, na nossa opinião, já deveriam ter proibido há tempos esta atrocidade contra os animais que são obrigados a descer e subir aquelas escadas, muitas vezes, abaixo do sol quente. Fico me perguntando qual é exatamente o motivo de alguns turistas continuarem pagando por isto, já que há um teleférico ao lado da escadaria, que não é tão mais caro e ainda é muito mais confortável. Curiosidade? Excentricidade? Necessidade de tirar uma foto no lombo de um jumento? 

Os pobres animais à espera dos turistas



Mas, enfim, resta-nos torcer que cada vez menos turistas paguem pela exploração animal, para que, assim, esta prática seja logo proibida. 

No nosso caso, obviamente, recusamos todas as inúmeras ofertas para utilizar os animais como meio de transporte e descemos as escadas usando nossas pernas mesmo. Optamos por descer até o porto pela escadaria e, ao final do passeio de barco, retornar à vila de teleférico.

Na descida, muitos inconvenientes causados pelos vários animais que ficam ali parados à espera dos turistas: primeiro que eles, muitas vezes, bloqueavam a passagem e tivemos que nos abaixar para passar por baixo da cabeça de um cavalo, enquanto temíamos sofrer um coice de um jumento ao lado (se você tiver medo, não vá de escada); segundo que a quantidade de fezes acumuladas dos pobres animais ao longo de muitos dos degraus, torna a descida, além de profundamente "aromatizada", uma verdadeira corrida de obstáculos (distraiu-se por alguns segundos, pisou onde não devia).


Por sorte, conseguimos chegar ao porto com nossos chinelos livres de dejetos equinos, mas, extremamente, incomodados com a situação a qual aqueles indefesos animais são submetidos.

Ao final do passeio de barco, de volta ao porto, subimos à vila utilizando o serviço do teleférico (bem mais cômodo). O trecho estava custando 6 euros e, por sorte, àquela hora, não havia filas. Mas, no dia anterior, no início da noite, havíamos passado perto da estação superior do teleférico e a fila para pegar o mesmo estava gigante. Por isso, optamos por descer de escada, temendo enfrentar uma fila igual e, assim, acabar perdendo a saída do passeio.


O Porto de Fira e a escadaria que o liga à vila, ao fundo


O teleférico de Fira


Subindo no teleférico

Escolhendo o passeio de barco

Como falei no início do post, há diversos tipos de passeios, para todos os gostos e bolsos. Na hora da escolha, você deverá levar em conta não apenas o preço e o tipo de barco, mas também o itinerário do tour e os locais por onde o mesmo vai passar e parar. Listo abaixo as principais atrações que podem ou não estar inclusas no passeio pela caldeira:

1. Visita à Nea Kameni: corresponde à ilha vulcânica localizada no meio da caldeira, onde é possível caminhar, receber explicações sobre as características geológicas de Santorini e presenciar a fumaça do vulcão saindo do solo.
2. Banho nas águas termais de Palea Kameni (Hot Springs): esta outra ilha vulcânica é mais antiga e menor do que Nea Kameni. A maior popularidade da ilha se deve à água quente das suas margens, um bálsamo em meio à gélida água do Mar Egeu.
3. Visita à ilha conhecida como Thirasia: irmã menor de Santorini, é menos popular, mas, diferente das duas descritas anteriormente, é habitada e corresponde a mais uma opção de passeio em volta da caldeira.
4. Contemplação do por do sol: muitos passeios de barco dão a opção de serem finalizados no meio da caldeira ao final do dia, permitindo que seus ocupantes assistam ao maior espetáculo da ilha a partir do barco.
5. Red Beach: a praia de areias vermelhas pode ser visitada durante um passeio de barco, embora possa ser acessada também por terra.
6. White Beach: diferente da praia anterior, a praia de pedras brancas é apenas acessada por barco.

Obviamente, quanto maior o número de atividades inclusas, mais caro e demorado ficará o passeio. Mas há opções que incluem apenas a primeira das atrações listadas acima como diferentes combinações de todas as outras. 

No nosso caso, devido a restrições financeiras, escolhemos fazer o passeio de escuna por ser mais em conta e incluímos apenas Nea e Palea Kameni. Se tivéssemos mais tempo em Santorini, teríamos incluído Thirasia também. O por do sol já veríamos da própria ilha e Red Beach visitaríamos por terra no dia seguinte.

Abaixo, colocamos a foto dos tipos de passeios oferecidos pela empresa que contratamos e que foi dica do nosso hotel:

Alguns passeios de barco oferecidos em Santorini com seus respectivos valores

Você pode fazer a reserva de algum destes passeios, previamente, pela internet, claro, mas aviso logo que, durante minhas pesquisas, encontrei online apenas as opções mais caras (lembro que 80 euros por pessoa foi a mais em conta que achei). Por isso, deixei para pesquisar estando na própria ilha. Os hotéis costumam ter opções para oferecer aos hóspedes. E estando lá, você consegue encontrar estes passeios mais em conta.

E uma dica importante: leve água (e lanche se achar que terá fome). A nossa escuna não tinha serviço de venda, mas alguns passeios podem envolver até refeições. Portanto, procure saber, antes, se haverá água e comida disponível durante o passeio.

Como é a visita a Nea Kameni

Após escolher o nosso passeio na recepção do nosso hotel e pagar diretamente à recepcionista (vale ressaltar que não foi possível pagar com cartão), seguimos para o Old Port em Fira com o voucher em mãos. Como o porto é pequeno, não foi difícil encontrar a empresa. Aguardamos um curto período de tempo até a nossa escuna atracar para, então, embarcarmos juntos aos demais turistas que seguiriam o passeio até a primeira parada: a ilha Nea Kameni. Até imaginei que o barco ficaria mais lotado, mas como ainda não era alta temporada, não havia tantos turistas fazendo o passeio (para nosso alívio).

E lá vamos nós pela caldeira

Ao se afastar do porto, o barco vai permitindo a vista das vilas de Santorini lá no alto do penhasco, enquanto vai passando perto dos navios de cruzeiro que passam diariamente pela ilha. 

Santorini vista da caldeira










Àquela hora, já ao meio-dia, o sol estava bem intenso e o calor era considerável (mesmo sendo início de maio), de forma que água, óculos-escuros, boné e protetor solar acabam sendo indispensáveis para este passeio. Até porque Nea Kameni é um grande aglomerado de rocha vulcânica sem absolutamente nenhuma sombra, onde você terá que fazer uma trilha abaixo do sol quente.

Chegando a Nea Kameni, ilha formada apenas por rocha vulcânica


Chegando a Nea Kameni, a escuna atracou no seu pequeno porto e o guia nos orientou sobre a hora em que todos os passageiros deveriam estar de volta, aproximadamente uma hora após o nosso desembarque. Logo após descer do barco, demos de cara com uma bilheteria onde tivemos que comprar o ticket que permite o acesso à ilha por 2,50 euros por pessoa (o valor do barco não inclui o ingresso).

Atracando no porto de Nea Kameni


Nea Kameni


O porto de Nea Kameni e Santorini, ao fundo


O que você precisa saber é que, a partir deste ponto, você seguira a pé por uma trilha em torno da ilha, que tem, como ponto alto, a cratera de onde sai fumaça proveniente da atividade vulcânica (você não verá lava ferventa, apenas a fumaça saindo das frestas presentes no solo). Antes de iniciar a trilha, o guia fornece informações sobre a geologia local e as erupções que foram moldando Nea Kameni. A cada erupção (a última tendo ocorrido em 1950), uma nova porção de lava vulcânica ressecada foi sendo adicionada à ilha, aumentando seu tamanho. A foto do folheto abaixo mostra a evolução da ilha ao longo dos anos a cada nova erupção:

A cada nova erupção, Nea Kameni aumentava o seu tamanho


Também neste folheto, encontra-se um mapa da ilha que mostra os principais pontos de interesse. Mas para quem não entende nada de geologia, não há muita diferença entre estes pontos.





Após as explicações do guia, abaixo do sol do meio-dia, saímos pela trilha, que envolve uma pequena subida até o seu ponto mais alto. Vamos dando a volta, enquanto avistamos não apenas Santorini, mas também Palea Kameni e Thirasia. Ao final, avistamos a fumaça com forte cheiro de enxofre saindo da cratera principal.

Começando a trilha


Em Nea Kameni


E segue a trilha


Santorini vista de Nea Kameni


Palea Kameni, bem ao lado de Nea Kameni


Thirasia vista de Nea Kameni




A principal cratera de Nea Kameni


Infelizmente, a foto não captou a fumaça, mas, acredite, ela estava lá


Encontrando um pouco de vida vegetal em Nea Kameni

Não é exatamente um passeio que envolve beleza natural, mas sim a curiosidade de caminhar por um vulcão ainda em atividade. Mas, se não for do seu interesse, você pode permanecer no barco enquanto aguarda os demais turistas fazerem o passeio.

Visitando as águas termais de Palea Kameni

Saindo de Nea Kameni, nosso barco seguiu diretamente para Palea Kameni. Aqui, o passeio não envolve caminhar pelo local, mas sim tomar banho nas águas termais (Hot Springs) que banham a ilha, devido à atividade vulcânica, que torna a temperatura do mar neste ponto bem mais alta do que no restante da caldeira.

Os barcos costumam parar a cerca de 40 metros das águas termais, de modo que os banhistas precisam ir nadando até o local. Deste modo, uma das recomendações do guia é que você apenas vá até a área se souber nadar. Mesmo sendo raso em Hot Springs, o ponto em que o barco para é bem mais fundo. E foi com esta informação que recebemos um balde de água fria. Estávamos loucos para tomar banho de água quente na Grécia, mas como eu não sei nadar muito bem, acabei tendo que ficar no barco. Já Técio não quis ir sozinho (além de não querer também encarar o trecho de água gelada até atingir o ponto em que a temperatura aumenta).

Os banhistas nadando em direção às águas terminais





Hot Springs em Palea Kameni


Uma dica importante: como as águas termais possuem minerais e material de origem vulcânica, roupas de banho brancas podem sair manchadas. Portanto, evite-as. Nenhuma taxa extra é cobrada no local.

E, assim, retornamos ao Old Port um pouco frustrados por não ter experimentando o mar de Santorini com uma temperatura mais agradável. No entanto, adoramos caminhar por um vulcão em atividade, de modo que o passeio acabou valendo à pena.

Retornando ao Porto de Fira


OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio




Nenhum comentário:

Postar um comentário