Menu

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Onde se hospedar e o que fazer em Zakynthos

Zakynthos (ou Zante) costuma estar associada apenas à famosa praia de Navagio Beach, o que pode gerar a equivocada impressão de que  ilha só tem isso para fazer. Na verdade, a ilha não é tão pequena como se pode imaginar. São cerca de 405 Km quadrados, envoltos de belas praias e ocupados por 6 pequenas cidades, entre elas a capital que leva o mesmo nome da ilha: Zakynthos (ou Zakynthos Town para evitar confusão).

Entre as cidades, muito verde, inúmeras plantações de oliveiras (a ilha não ia ficar de fora do principal produto cultivado no país), montanhas e várias fazendas de subsistência familiar. E, obviamente, várias praias, compondo uma costa litorânea de cerca de 126 Km.

Portanto, é preciso ter em mente que você precisará escolher o melhor local para se hospedar, assim como a melhor forma de se locomover pela ilha, além de escolher que lugares visitar, caso não queira ficar restrito apenas a Navagio Beach. E, agora que você já sabe como chegar a Zakynthos (ainda não leu o post em que explicamos como ir até a ilha?), vamos dar algumas dicas de hospedagem, locomoção e passeios na ilha.


Porto Limnionas, mais uma bela praia de Zakynthos

Onde se hospedar em Zakynthos?


Como falei, anteriormente, há seis pequenas cidades na ilha, mas, na nossa opinião, o melhor local para se hospedar é a capital, Zakynthos Town. Afinal, é lá que se localiza tanto o aeroporto da ilha quanto o porto que a liga ao continente. Também é, na cidade, onde se concentram locadoras de veículos, agências de turismo e restaurantes. Além de concentrar o maior número de hotéis.


A pequena cidade de Zakynthos, capital da ilha


Foi exatamente lá que ficamos hospedados. Escolhemos um hotel na avenina principal, a Lomvardou, que percorre a costa da cidade a partir do porto. Ficamos no Hotel Strada Marina, que acreditamos ter um bom custo-benefício. Mas se você procura um hotel com uma boa área de lazer, talvez seja melhor procurar outra opção. Como sabíamos que utilizaríamos o hotel apenas para dormir, o Strada Marina serviu bem às nossas necessidades.

O Hotel Strada Marina, onde nos hospedamos em Zakynthos Town, localizado na Avenida beira-mar da cidade


Outra cidade em que vimos uma grande concentração de hotéis foi Laganas, que tem algumas opções de hospedagem exatamente de frente para a praia. Sinceramente, não gostamos da praia (de longe, a única feia que vimos na Grécia) e não ficaríamos hospedados ali. Mas, pelo que percebi, quem procura mais badalação acaba optando por esta praia para se hospedar.

Há também hoteis em Tsilivi Beach, uma praia popular localizada a cerca de 15 minutos de carro de Zakynthos Town e abastecida de uma Parque Aquático, que pode ser ideal caso você viaje com crianças. 

Já se você estiver chegando de ferry a partir das outras Ilhas Jônicas (Corfu e Kefalônia), o seu porto de chegada não será o de Zakynthos Town, mas sim o de uma pequena vila localizada no norte da ilha, conhecida como Agios Nicholaos. Como a praia está próxima de Navagio Beach (a cerca de 25 minutos de carro), você pode considerar se hospedar por lá mesmo.

Como se locomover em Zakynthos?


Na nossa opinião, alugar um carro é a melhor forma de se conhecer a ilha. Você poderá se deslocar até onde quiser, na hora que quiser, sem depender de agências de turismo. Há posto de gasolina na ilha e, como alguns pontos de interesse, especialmente, a famosa Navagio Beach, ficam distantes dos locais em que o turista costuma ficar hospedado, você irá precisar de alguma forma para se locomover na ilha. Para você ter ideia, de Zakynthos Town até Navagio Beach são cerca de 50 a 60 minutos de carro.

Você pode alugar um carro na própria ilha. Há locadoras no aeroporto e na Avenida Lomvardau. Ou pode fazer como nós e já chegar com o carro do continente, utilizando o serviço de ferry que liga Zakynthos ao porto de Killini, no Peloponeso.

E, com um navegador de celular, por exemplo, você irá conseguir se deslocar por toda a ilha, sem maiores problemas. Caso tenha alguma dúvida, basta perguntar a algum morador. Eles nos pareceram bem simpáticos e solícitos.

O que fazer em Zakynthos?

A resposta aqui parece óbvia: conhecer Navagio Beach. Esta é a atração principal da ilha para 10 em cada 10 turistas. E, você, sem dúvida, irá querer conhecer também esta maravilha da natureza.

Mas não se engane. A ilha oferece muitas outras praias para se conhecer. Obviamente, nós não conhecemos tudo, mas também não nos limitamos apenas a Navagio Beach. 

Então, o que mais podemos fazer pela ilha?

1. Conhecer a incrível Porto Limnionas, mais uma bela praia da ilha
2. Relaxar em frente ao mar em Porto Roxa
3. Visitar a pequena, mas agradável, Porto Vromi, de onde, inclusive saem barcos para Navagio Beach
4. Aproveitar a agitação noturna de Laganas Beach
5. Conhecer as tartarugas caretta-caretta na pequena ilha de Marathonisi, que funciona como uma reserva natural
6. Curtir a praia de Tsilivi e o seu Parque Aquático
7. Visitar a praia de Agios Nicholaos, no norte da ilha
8. Apreciar as incontáveis plantações de oliveiras que você encontrará pelos caminhos da ilha
9. Parar nos locais de venda de iguarias locais produzidas e vendidas pelas fazendas familiares que existem na ilha
10. Caminhar pelo centro de Zakynthos Town, apreciando os resquícios de arquitetura veneziana que remonta da época em que a ilha foi colônia de Veneza (inclusive o outro nome da ilha, Zante, é de origem italiana).

No mapa está simulado uma volta de carro pela ilha percorrendo alguns dos pontos citados acima


Porto Vromi, de onde partem barcos para Navagio Beach


Plantação de oliveiras não faltam em Zakynthos


Porto Roxa


Ilha de Marathonisi, lar das tartarugas caretta-caretta, vista do continente


Arquitetura veneziana em Zakynthos Town


Como você pode perceber, há muita coisa para se fazer por lá e, talvez, 3 dias inteiros seja até pouco. E olha que só listei as atividades das quais tive conhecimento. Provavelmente há mais coisas para se fazer por lá (se souber de mais alguma, dá a dica aí nos comentários). 

Infelizmente, não conseguimos fazer tudo que listamos acima. Algumas praias, como Tsivili e Agios Nicholaos, não chegamos a visitar. Vimos a ilha Marathonisi da praia, mas, infelizmente, não tivemos tempo de ir até ela.

E agora que já demos todas estas dicas desta incrível ilha grega, você pode estar se questionando:

Qual a melhor época para visitar Zakynthos?


A resposta imediata para esta pergunta é a mesma para o país inteiro, de uma forma geral. De junho a setembro, em pleno verão europeu, o clima está mais propício para o banho de mar, de modo que estes meses acabam sendo os mais procurados para se visitar a Grécia, incluindo a ilha de Zakynthos.

No entanto, fugimos desses meses. Afinal, eles têm uma desvantagem: são neles que ocorre uma verdadeira invasão de turistas ao país. Suas ilhas ficam super lotadas e isto, claramente, pode atrapalhar a experiência.

Fomos, então, em maio, um mês com uma temperatura já agradável que nos permitia curtir a praia, sem ter que lutar por espaço. E Zakynthos estava super calma. Navagio Beach, inclusive, estava pouco movimentada, o que, sem dúvidas, melhorou a nossa experiência. Mas se você gosta de mais agito nas praias e de um sol mais quente para entrar na água gelada daquele mar, talvez seja melhor ir no alto verão mesmo.

Não era alto verão, mas estava fazendo calor e deu para encarar a água gelada desse belo mar azul em Navagio Beach

Nas próximas postagens, contaremos mais detalhes da nossa visita a Navagio Beach e a outros locais de Zakynthos.


OBS:
1.Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário