Menu

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Conhecendo Navagio Beach, a praia mais bonita da Grécia

Deixe-nos começar contando uma pequena história para vocês:

Era dia 2 de outubro, no início da década de 80, quando uma tempestade atingiu o Mar Jônico e a costa litorânea da ilha de Zakynthos. Péssimo dia para contrabandistas fugirem das autoridades gregas. Mas, por motivos que nunca saberemos, os criminosos escolheram exatamente este dia para, a bordo do barco de carga MV Panagiotis, contornar o litoral de Zakynthos, levando um contrabando não apenas composto por cigarros e vinhos como também de mulheres. E, se a polícia não conseguiu prendê-los, a tempestade daquele dia não os deixou fugir. Talvez Poseidon, o deus grego dos mares e oceanos, tenha se irritado com os criminosos, enviando a tormenta que atrapalhou a sua visibilidade marítima, fazendo o barco encalhar em uma praia paradisíaca isolada por uma enorme formação rochosa calcária que impedia o acesso por terra. E, até hoje, a carcaça do barco fugitivo encontra-se encalhado nas areias brancas da praia, chamando a atenção do mundo para o lugar, cujo vívido e cintilante azul do mar envolto pelas belas falésias de calcário encanta todo e qualquer visitante. A praia ficou conhecida como Navagio Beach (ou Shipwreck Beach em referência ao seu famoso barco) e tornou-se protagonista desta história que a elevou ao patamar de destino dos sonhos de milhares de turistas ao redor do planeta. Parece que Poseidon não queria que uma praia de tamanha beleza continuasse oculta aos olhos do mundo.

E, hoje, quando um turista resolve viajar para a Grécia, é comum colocar a bela praia com seu pitoresco barco encalhado em seu radar. Mas nem sempre visitá-la se torna possível, considerando a distância para a capital do país e para as demais ilhas gregas. De todo modo, não é tão difícil chegar à ilha, seja de barco ou de avião. Mas isto já detalhamos no post "Como chegar a Zakynthos".

A incrível Navagio Beach. Na faixa de areia, lá embaixo, é possível ver a carcaça do barco fugitivo 

Neta postagem, vamos dar detalhes e dicas sobre Navagio Beach e contar como foi a nossa experiência visitando esta praia que entrou para a nossa lista de paisagens mais bonitas do planeta.


A primeira coisa que você precisa saber é que a praia apenas pode ser acessada de barco (já falei acima que o acesso por terra é impossível). Mas, antes de pisar em suas areias (ou depois, dependendo do seu roteiro), você, certamente, irá querer visitar o mirante que permite a famosa vista da praia do alto. Desta forma, você deverá dividir a sua visita em duas partes: o passeio até o mirante, ao qual se chega, facilmente, de carro; e o passeio de barco que te deixará exatamente na praia. A ordem fica a seu critério.

Nós havíamos chegado em Zakynthos na noite anterior, vindos de ferry a partir do Porto de Killini, localizado no continente. Precisávamos descansar, já que havíamos dormido pouco após nossa chegada à Grécia e após um dia inteiro dirigindo pelo Peloponeso. Portanto, nos permitimos acordar um pouco mais tarde. E, após tomar nosso café da manhã, pegamos nosso carro alugado e saímos dirigindo em direção ao norte da ilha rumo ao mirante de Navagio Beach. Como já explicamos em outro post, o carro alugado é a melhor forma de explorar a ilha.

Mapa mostrando a distância entre Zakynthos Town e Navagio Beach


No navegador do nosso celular, colocamos "Shipwreck View" e não teve erro. Após cerca de 50 minutos, já estávamos chegando ao mirante. O trajeto, no entanto, foi um pouco angustiante para mim, já que o dia amanhecera nublado e eu tinha em mente que o belo azul do mar em Navagio Beach era completamente dependente de um lindo céu azul. Felizmente, eu estava completamente errado e o estonteante azul do mar persiste mesmo com as nuvens cinzas cobrindo o céu.

Chegando ao mirante, há um local para parar o carro (não é muito grande, de modo que deve ficar bem lotado na alta temporada). Descendo do carro, você se encontrará no alto de uma falésia, com algumas poucas barracas vendendo produtos locais (como mel e azeite de oliva) e souvenirs. E logo verá uma minúscula plataforma que permite a vista da praia lá embaixo. Fico imaginando a fila de turistas que se forma na alta temporada.

Espaço para estacionar os carros no Navagio Beach View


Plataforma para apreciar Navagio Beach lá embaixo


Navagio Beach vista do local onde paramos o carro

Mas saiba que esta pequena plataforma não é o melhor local para se avistar e para fotografar a praia. Na verdade, você deve pegar um pequena trilha que se encontra à direita de quem está de frente para o mar. A trilha é bem curta e sem nenhuma dificuldade e vai te deixar em uma parte do alto da falésia que permite vistas incríveis de Navagio Beach. Ficamos um bom tempo por lá, admirando e fotografando toda aquela beleza, completamente fascinados e já apaixonados por todo aquele azul contrastando com o branco da areia e das falésias calcárias.

Iniciando a pequena trilha


Os pontos vermelhos vão indicando o caminho, mas não muito como se perder


Local do estacionamento visto do meio da trilha


Chegando ao local que permite as melhores visões de Navagio Beach

Vista perfeita de uma praia perfeita


Neste momento pegamos a praia deserta e um barco deixando o local levando os banhistas embora


E haja foto!!






















Que azul é esse??

O bom de ter ido nesta época do ano (maio), é que havia poucos turistas lá no alto, assim como já era possível ver que a praia lá embaixo não estava lotada. Vimos um barco já deixando o local levando alguns banhistas embora, assim como outro chegando e deixando os turistas na praia.

Um barco chegando à praia com novos visitantes


A esta altura, já estávamos próximos do meio-dia, horário considerado ideal para fotografar a praia, em decorrência da posição do sol que não gera sombra na paisagem.

Saindo do Shipwreck View, voltamos com o carro pelo mesmo caminho que havíamos chegado até chegar a uma bifurcação  que já havíamos visto na chegada e que dividia o caminho em dois, um para o mirante (à direita de quem chega) e outro para Porto Vromi (à esquerda). E era exatamente este último o nosso destino, já que, de lá, partem os barcos para a praia.

O caminho vai margeando e descendo as formações rochosas até lá embaixo. A vista do mar, das falésias, dos caminhos tortuosos, vai enchendo os nossos olhos. Chegando em Porto Vromi, há espaço para parar o carro. Estacionamos o nosso e vimos que havia outros ali parados com alguns poucos turistas tirando foto na pequena e bela praia de Porto Vromi.

A bela água verde translúcida da pequena praia de Porto Vromi


Local onde os barcos atracam em Porto Vromi


Porto Vromi



Imaginávamos que iríamos encontrar vários barqueiros vendendo o passeio até a praia. Mas logo percebemos que não havia nenhum e que os turistas ali presentes só estavam fotografando a praia e logo entraram em seus carros e foram embora, ficando apenas nós dois. Não estávamos entendendo nada, já que havíamos lido que ali era um dos principais locais para se pegar um barco até Navagio Beach.

Local de venda de passeios até Navagio Beach abandonado. E agora??

Depois deduzimos que toda aquela morosidade no local se devia ao fato de ainda não termos entrado na alta temporada. Mas de onde estavam partindo aqueles barcos cheios de banhistas que vimos lá do alto do mirante? Deduzimos que eles partiram de Agios Nicholaos, outra praia de onde partem os barcos para Navagio Beach e que deve ser mais movimentada do que Porto Vromi no mês de maio, já que possui um porto que recebe os ferries vindos das outras Ilhas Jônicas. Portanto, se estiver na ilha em um mês de baixa temporada, talvez seja melhor ir pegar o barco lá em Agios Nicholaos.

Estávamos, inclusive, já decididos a seguir para esta outra praia quando um barqueiro se aproximou de nós e ofereceu o trajeto até a praia. Alívio!! Ele só pediu para esperarmos outros visitantes para que o barco não fosse apenas com nós dois e ele pudesse ganhar mais. Mas, como ninguém mais chegava, e estávamos já ficando ansiosos, ofereci pagar a mais ao barqueiro (ele havia cobrado 20 euros por pessoa. Oferecemos aumentar para 30 euros por pessoa) e ele, prontamente, aceitou. E, assim, partimos de Porto Vromi com um barco só para nós. Após cerca de 20 a 30 minutos, chegávamos a Navagio Beach.

Saindo de Porto Vromi para Navagio Beach! Alívio!!

O ideal é, na hora da negociação, você se certificar do tempo que o passeio irá demorar. Em geral, é dado um tempo de 2 horas, com 1 hora para ficar na praia e mais 1 hora para percorrer outra atração deste passeio, as Blue Caves (acredito que é possível negociar um tempo maior na praia). Os barcos vão margeando as falésias e entrando em pequenas grutas onde se encontram verdadeiras piscinas de água azul. E, assim, combinamos de ir direto para a praia, deixando as Blue Caves para o retorno.

O trajeto é belíssimo. Estávamos encantados pela linda cor do mar em contraste com as falésias brancas (do calcário) e verdes (da vegetação). De longe, já víamos a entrada das grutas e alguns barcos que, retornando com seus ocupantes, já paravam em algumas delas.

Logo no início do trajeto, já percebemos algumas grutas nas falésias





A água do mar ia nos apresentando vários tons de azul


Adicionar legenda


As brancas falésias iam nos presenteando com diferentes formações





















Mas o ponto alto é quando o barco faz uma curva e nós ficamos frente a frente com a beleza hipnotizante de Navagio Beach. A água é de um azul cristalino incrível. Vontade de mergulhar ali e passar horas relaxando naquelas águas. O inconveniente é a temperatura da água, muito fria. Mas, mesmo sendo maio e estando nublado naquele dia, estava fazendo calor e foi super agradável entrar no mar (no meu caso, né? Já que Técio não teve coragem de encarar a temperatura da água).

Fazendo a curva para chegar em Navagio Beach


Que água é essa??


De frente para a famosa Navagio Beach


Parece uma piscina. Águas calmas e translúcidas, do jeito que gostamos. pena que é bem fria!




Mas antes de se banhar na água, passeamos um pouco pela areia e, claro, fotografamos muito o mais ilustre morador de Navagio Beach, a carcaça do barco da história que contei acima. Afinal, ele foi, de certa forma, o motivo do mundo ter descoberto esta linda praia. 










Conhecendo de perto a carcaça do barco que encalhou na praia





Felizmente, a praia estava bem vazia
















Uma dica importante: não há qualquer estrutura em Navagio Beach, que mantém as suas características de praia nativa e inabitada. Portanto, leve água e comida (além de protetor solar, claro!).

E, assim, estávamos lá super entusiasmados, aproveitando Navagio Beach sem tanta gente como costumamos ver nas fotos de alta temporada, quando o barqueiro se aproximou da gente com uma triste notícia: uma ventania estava se formando e ficando cada vez mais intensa, de forma que era aconselhável retornarmos logo. Ainda não tínhamos ficado o tempo que queríamos ali, mas não podíamos arriscar. O jeito foi retornar e, à medida que voltávamos, o vento, realmente, só ficava mais e mais forte, balançando o barco e jogando muita água em nós dois. E foi aí que percebemos, tristes, que seria impossível seguir até as Blue Caves. Uma grande pena!! O tempo não contribuiu para o nosso passeio (embora, felizmente, não tenha chegado a chover em nenhum momento daquele dia), mas fica como estímulo para voltarmos um dia.

Até logo, Navagio Beach!!


Já próximos a Porto Vromi e já protegidos do vento por uma falésia, o barqueiro parou de frente a uma formação rochosa popular no lugar, já que simula um rosto de perfil. Segundo a lenda, seria o rosto de Poseidon. A vontade era de perguntar: "Por que esse vento logo hoje, Poseidon?", mas vai que ele se irritava e mandava uma chuva, não é mesmo? Melhor ficar quieto e aceitar!!

A rocha calcária forma um rosto de perfil (conseguem ver?). Dizem que é o rosto de Poseidon!

De qualquer modo, ficamos super satisfeitos com o passeio. Pisar naquela praia foi um grande privilégio! E sim, nós queremos muito voltar um dia!!

E, como o dia ainda estava longe de acabar e, como a ilha não se restringe apenas a Navagio Beach (como já expliquei no post em que indico outras praias de Zakynthos), saímos de Porto Vromi direto para outro belo destino da ilha. Assunto para o próximo post.



OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio


Nenhum comentário:

Postar um comentário