Menu

domingo, 10 de setembro de 2017

Mais de Zakynthos: Porto Limnionas, Porto Roxa e Keri Beach

Não há nenhuma dúvida de que Navagio Beach é a grande atração de Zakynthos, mas, como já expliquei em outra postagem, não é a única. E nós não perdemos a chance de conhecer outros locais da ilha, dentro do tempo que tivemos.

Conhecendo Porto Limnionas


Localizada a cerca de 22 Km de Navagio Beach, também na costa oeste da ilha, Porto Limnionas acaba sendo um passeio combinado perfeito após a sua visita à primeira praia. O local é super procurado para banho e também para se apreciar o por do sol, além de ser mais um ponto de grande beleza da ilha de Zakynthos.

E, ao contrário de Navagio Beach, tem uma certa estrutura, graças a um restaurante (o único) que funciona no local: A Taverna Porto Limnionas. Há também algumas espreguiçadeiras e guardas-sol na praia.

Porto Limnionas

Saímos de Porto Vromi (de onde havíamos pegado o barco para Navagio Beach) direto para Porto Limnionas. No caminho, muitas plantações de oliveiras e uma parada estratégica em um mercado familiar localizado à beira da estrada e que vendia inúmeros produtos produzidos na fazenda onde viviam. 

Muitas fazendas familiares existem pela ilha de Zakynthos. Aconselho que pare nos mercados que encontrar na beira das estradas. Os produtos são deliciosos.

Os donos do lugar eram super simpáticos e nos mostrou o modo de preparo de alguns doces produzidos por eles, muitos à base de pistache e outras amêndoas, além de morangos que eram desidratados e adoçados, se transformando em uma deliciosa iguaria. Havia também azeite de oliva produzido na própria fazenda (a dona nos ofereceu torradas embebidas no azeite e foi impossível não comprar um frasco). Muitos produtos deliciosos!! E o atendimento foi tão bom que ainda saímos de lá com alguns souvenirs, além do azeite e mais dois tipos de doces!


Chegando a Porto Liminionas, vimos que o lugar estava bem vazio (diferente das fotos que havíamos visto do local). Se por um lado isto foi bom, já que detestamos lugares tumultuados, por outro foi ruim porque descobrimos que, exatamente por causa da baixa frequência de turistas em maio, o restaurante abre apenas para servir bebidas e sorvete. Ou seja, nada de almoço. Até aquela hora ainda não havíamos comido. Sorte que havíamos comprado algumas iguarias dos fazendeiros um pouco antes, o que acabou servindo para enganar a fome.

Diferente de outras praias, em Porto Limnionas não há faixa de areia. O local, na verdade, é uma reentrância entre as rochas que invadem o mar, de modo que a água é acessível apenas a partir das pedras. A água tem uma linda coloração azul (ou é verde?) e é super calma. Perfeita para o banho. Vontade enorme de poder entrar naquele mar. O problema é que um vento absurdo havia tomado conta da ilha (o que foi motivo para encurtar nosso tempo em Navagio Beach, como já relatamos), tornando desencorajadora a ideia de entrar na fria água do Mar Jônico.

Porto Limnionas


Vontade de entrar nesta água
























Sendo assim, após tirar algumas fotos e apreciar a beleza do local, perguntamos no restaurante onde poderíamos encontrar um local próximo para almoçar e eles nos indicaram Porto Roxa. E foi para lá que seguimos viagem.

Porto Roxa


Porto Roxa corresponde a uma pequena faixa de areia, repleta de espreguiçadeiras (bem mais do que em Porto Limnionas) voltadas de frente para o mar. Ao que nos pareceu, ali é um local perfeito para apreciar o por do sol, deitado e relaxando de frente para o Jônico. No entanto, ao contrário de Limnionas, ali não nos pareceu propício para o banho, já que entre a areia e o mar, há muitas pedras.

Porto Roxa


Adicionar legenda


Notem que há muitas pedras entre a areia e o mar









Há também, no local, dois restaurantes, ambos abertos, embora vazios naquela tarde. Escolhemos o primeiro para matar a nossa fome.

Porto Roxa não nos pareceu um lugar imperdível, já que não tem a mesma beleza de outras praias da ilha, mas, como falei antes, pode ser um excelente local para se assistir ao por do sol.

Laganas Beach


Partimos de Porto Roxa sem sinal de celular para poder utilizar o navegador e, assim, nos encontrar (na verdade, já fomos para lá, de Porto Limnionas, sem sinal, apenas pegando o caminho e a direção que nos apontaram). Mas não houve nenhum problema. Seguimos sempre em frente pela estrada até o sinal voltar a pegar e, então, pudemos nos localizar. Escolhemos, então, seguir para a praia de Laganas.

Seguindo sempre em frente sem GPS


Paisagens do caminho


E muitas oliveiras, claro! Sempre muitas oliveiras

Laganas, na verdade, é uma das seis cidades da ilha de Zakynthos e costuma ser famosa por dois motivos principais: 

1. Sua vida noturna mais agitada do que o restante da ilha

2. A disponibilidade de barcos que fazem o trajeto da sua praia até a ilha de Marathonisi, habitat das mais ilustres  moradoras de Zakynthos: as tartarugas caretta-caretta.

A ilha não fica longe da praia, é conhecida pela sua beleza natural e, embora seja o local de desova escolhido pelas tartarugas, ir até ela não é garantia de ver os animais. Tudo vai depender da sua sorte e da vontade delas de aparecerem ou não. Infelizmente, não fizemos este passeio e, hoje, me arrependo de não ter procurado saber se àquela hora da tarde (já no seu final), ainda estavam saindo barcos. Teria sido uma ótima forma de terminar o dia.

Na verdade, acabamos assustados por uma característica da praia que não esperávamos: ela é feia. Isso mesmo!! Teve uma praia na Grécia de que não gostamos e o seu nome é Laganas. Não sei se foi a sua areia amarronzada aliada a um dia nublado, mas, sinceramente, não vimos graça naquela praia e nem entendemos o grande número de hotéis que havia ali.

Laganas Beach. Achamos bem sem graça


Laganas Beach. No lado direito da foto, pode-se ver a ilha de Marathonisi que, além de abrigar as tartarugas, parece ter adquirido o formato das mesmas!

Certamente, não ficaríamos hospedados em Laganas, até porque vida noturna agitada é algo do qual mais fugimos do que buscamos. Mas, talvez, valha à pena visitar a praia para seguir até Marathonisi (embora exista outra praia de onde saem barcos para ilha, bem mais bonita. Veja abaixo).

Passeando por Zakynthos Town

A capital da ilha não serve apenas de ponto de chegada (já que conta com o aeroporto e com o porto de onde chegam os barcos do continente) nem como local de hospedagem (afinal, como já falei em outro posto, consideramos a cidade o melhor local para se hospedar em Zakynthos). Ela conta com vários restaurantes, inúmeras lojinhas de souvenir e algumas construções históricas que valem a apreciação.

Saímos de Lagunas Beach direto para Zakynthos Town, onde estávamos hospedados, com o objetivo de passear um pouco pela cidade.

A Avenida Lomvardou, que segue a orla a partir do porto, é o principal referencial da cidade e onde se concentram restaurantes, agências de turismo, locadoras de veículos e lojinhas de souvenir.

Logo no início da avenida, próximo ao porto, destaca-se uma típica torre veneziana, lembrança da época em que a ilha foi domínio de Veneza (daí a ilha também ser conhecida por Zante, seu nome italiano). E, ao lado da torre, é possível ver uma típica igreja ortodoxa grega. No entorno, muitas lojinhas e prédios residenciais.

Torre veneziana em Zakynthos Town





Torre veneziana e a lateral de uma igreja ortodoxa grega

Fachada da igreja ortodoxa grega em Zakynthos Town





Uma charmosa rua em Zakynthos Town


Prédios residenciais


Lojas de souvenir no entorno

Após algumas fotos desta parte da cidade, caminhamos um pouco pelo calçadão da orla da cidade. O trajeto entre os dois extremos da avenida não é longo. Pelo caminho, você vai vendo vários barcos e iates atracados ali, alguns com bandeiras de outros países europeus, indicando que o dono chegou à ilha, provavelmente, navegando pelo Mediterrâneo. Do outro lado da avenida, uma concentração maior de restaurantes e uma extensa praça pública, super limpa, agradável e bem cuidada.

Calçadão da orla de Zakynthos Town que vai acompanhando e separando o mar da Avenida Lomvardau a partir do porto

Já no outro extremo da avenida, vê-se um ferry atracado no porto da cidade e a torre veneziana lá longe

Praça pública localizada no outro extremo da Lomvardau


No meio da praça, algumas mesas pertencentes a alguns restaurantes localizados em volta da mesma. E, ao seu lado, mais uma igreja ortodoxa grega. A prefeitura fica exatamente ao lado da praça.




Tudo bem cuidado e limpo


Mais uma igreja ortodoxa grega













Zakynthos Town vista da praça

E só para não dizerem que só estamos falando bem da ilha, uma coisa desagradável nos chamou a atenção não apenas na cidade como também no restante da ilha: muitos e muitos e muitos sacos de lixo acumulados nas ruas e esquinas. Ao que nos pareceu, deveria estar havendo alguma paralisação do serviço de limpeza pública da ilha, levando ao acúmulo. Sorte que o povo ali nos pareceu educado e as ruas permaneciam limpas, mesmo com o lixo acumulado.

Ao cair da noite, voltamos ao nosso hotel, estrategicamente localizado ali na Lomvardou, e nos arrumamos para sair para jantar. Na noite anterior, havíamos comido no Spaghettomania, restaurante italiano localizado bem próximo ao nosso hotel (o Strada Marina) e, como havíamos amado a comida e a sobremesa gratuita que eles serviram (amamos esta tradição tão comum nos restaurantes gregos), acabamos resolvendo retornar. No entanto, esta segunda experiência não foi boa e o serviço parecia ter modificado completamente de uma noite para outra. Bateu o arrependimento de não ter experimentado uma das tavernas gregas que havíamos visto por ali durante o nosso passeio mais cedo.

De qualquer modo, o dia terminava com aquela sensação de que havíamos recarregado completamente a nossa energia, entende? Nosso segundo dia na Grécia já sinalizava que esta viagem seria perfeita!

Mas calma!! Ainda não havíamos terminado com Zakynthos! Ou será que Zakynthos que ainda não havia terminado com nós dois?

Keri Beach

No dia seguinte, não havíamos planejado conhecer nada mais da ilha, já que nosso ferry de volta ao continente partiria às 9:15h da manhã. No entanto, a empresa, sem um único aviso, antecipou em mais de uma hora a saída e, claro, perdemos o ferry (já contamos essa história em outro post). E já que tínhamos que esperar o final da manhã para pegar o próximo ferry, não iríamos ficar sem fazer nada, não é mesmo?

Neste momento, ficamos com duas opções de praias para ir conhecer: Tsilivi Beach (a 15 minutos de carro) e Keri Beach (a 30 minutos de carro). Não queríamos ir mais longe do que isso para não correr o risco de perder o barco. Acabamos optando pela segunda opção.

Na verdade, a principal característica de Keri Beach, é a possibilidade de se alugar um passeio de barco saindo do seu cais, rumo a ilha de Marathonisi (assim como acontece em Laganas Beach). E confesso que, no fundo, eu ainda nutria esperança de conseguir um passeio até a ilha. Infelizmente, quando chegamos ao cais da praia, não havia ninguém oferecendo o passeio (provavelmente, pelo fato de ainda não estarmos na alta temporada). De qualquer modo, não sei se daria tempo de fazer o passeio até a ilha.

Restou-nos, então, admirar um pouco a ilha vista lá do cais e da praia. E caminhar um pouco pela faixa de areia, cuja principal característica é a sua fileira de árvores, que acaba funcionando como sombreiro natural para os banhistas que visitam a praia.

Ilha de Marathonisi vista de Keri Beach


Cais de Keri Beach visto da praia


Caminhando até o cais (há restaurantes de frente para esta calçada





A praia e suas árvores vistas do cais


Cais de Keri Beach


Keri Beach


Com estas árvores não se precisa de guarda-sol











A ilha de Marathonisi sempre compondo a paisagem




Além da praia em si, o visual do caminho para se chegar até Keri Beach é bem bonito, já que segue de uma parte mais alta até o mar embaixo. Assim, no retorno, aproveitamos para parar em um moinho de vento lá no alto para apreciar a vista de cima, incluindo a ilha de Marathonisi. Ficou apenas a vontade de visitá-la e poder ver as tartarugas caretta-caretta.

Moinho de vento no meio da estrada


A ilha de Marathonisi vista do alto


Pena que este segundo dia em Zakynthos permanecia nublado



Mas é lógico que, um dia, retornaremos a Zakynthos. Afinal, faltou conhecer muita coisa da ilha. Duas noites por lá não foram suficientes. O que recomendamos? No mínimo três para aproveitar ao máximo tudo o que a ilha tem a nos oferecer, além de Navagio Beach.

Na volta para Zakynthos Town, ainda andamos mais um pouco pela cidade enquanto aguardávamos a saída do ferry. Mais fotos, claro:

Zakynthos Town





Maus ruas charmosas de Zakynthos Town


Adicionar legenda



Retornamos, então, ao porto, entramos com nosso carro alugado no ferry e partimos de volta ao continente. A Grécia ainda tinha muita coisa a nos mostrar!!


E o ferry foi se afastando de Zakynthos...


Que nos acenava um até logo






OBS:
1.Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Um comentário:

  1. Uau!! Esse post é uma verdadeira aula de história! Confesso que não conhecia essa parte e a minha ideia de Grécia eram as ilhas! Mas depois disso concluo que preciso passar pelo menos 1 mês por ai!!

    ResponderExcluir