Menu

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Toledo, a pequena cidade medieval a menos de uma hora de Madrid

Você é daquelas pessoas que se sentem fascinadas por cidades que parecem ter parado no tempo em plena Idade Média? Se sim, você vai amar Toledo, pequena cidade espanhola, cujo centro histórico guarda, imponente, no alto de uma colina, as memórias de uma antiga Espanha. Ruas e casas medievais ainda cercadas por uma muralha e inúmeras outras referências ao modo de vida medieval são a marca registrada de Toledo. 

Além disso, é possível visitar museus (como o  que relembra os antigos Templários ou o que expõe as obras de arte do artista El Greco), conhecer Igrejas, Mesquitas e Sinagogas (representando os diversos povos que habitaram cidade), comprar inúmeros artigos relacionados a filmes e séries com inspiração medieval (como O Senhor dos Anéis e Game of Thrones), deliciar-se com a gastronomia local (incluindo o marzipã, doce típico da cidade) e se deparar com inúmeras referências ao personagem literário mais famoso do país: Dom Quixote. Afinal, é perto de Toledo, em Consuegra (a 50 min de carro), que se encontram os moinhos de vento que inspiraram Miguel de Cervantes. 

Toledo. Percebam que a parte da cidade mais no alto é murada. 


Referências a Dom Quixote pela cidade


Toledo

Já deu para perceber o quão incrível é Toledo, não é mesmo? E sabe o melhor? Se você estiver em Madrid, é possível ir por conta própria à cidade e passar um dia passeando por lá (ou mais se você quiser ficar hospedado na cidade). E sem dificuldade.

Como ir de Madrid para Toledo?


Claro que este tipo de pergunta pode sempre ser respondida com um "contratando os serviços de uma agência de viagem local". Mas como sempre gosto de alertar, esta opção, certamente, sairá mais cara, além de limitar bastante a sua liberdade durante o passeio. Outra opção seria alugar um carro e seguir dirigindo. Mas a forma mais econômica, sem dúvida, é ir de ônibus.

Os ônibus para Toledo saem de 30 em 30 minutos da Plaza Elíptica. Embora o nome faça você pensar em uma praça, o local, na verdade, conta com um terminal rodoviário. Para chegar até lá, você deve pegar a linha 6 do metrô até a estação Plaza Elíptica. Uma vez descendo do metrô e passando a catraca de saída, você encontrará o guichê da empresa Alsa, responsável pelos ônibus para Toledo. O guichê fica do lado esquerdo, no fundo do corredor (na verdade, você perceberá várias pessoas já seguindo para lá após descer do metrô).

Guichê da empresa Alsa

O bilhete custa 9,75 euros ida-e-volta (baratíssimo, concorda?). Como não precisa especificar horário de ida ou retorno, o melhor é comprar logo a volta e, então, seguir para a plataforma de embarque (o próprio funcionário do guichê pode te orientar como chegar lá. Na plataforma, forma-se uma fila. Caso você não consiga vaga no próximo ônibus, deve-se esperar no seu lugar na fila até o próximo chegar, trinta minutos depois.

Fila na plataforma de embarque para Toledo

A viagem dura cerca de 45 minutos e te deixa no terminal rodoviário da cidade que fica, na verdade, na parte mais nova de Toledo. Mas não se preocupe, a caminhada até a cidade murada é curta e tranquila, embora envolva um pouco de subida.

Parte nova de Toledo vista da subida em direção à cidade murada
Para retornar a Madrid, basta voltar ao mesmo terminal e pegar o ônibus que te deixará de volta à Plaza Elíptica.

Outra opção, mais rápida (cerca de 33 minutos), porém mais cara (cerca de 26 euros ida-e-volta) é o trem. Ele parte da estação Puerta de Atocha e os horários podem ser averiguados no site oficial da companhia ferroviária da Espanha, a Renfe.

Conhecendo Toledo

Descrita por Cervantes como "A Glória da Espanha" e cobiçada por inúmeros povos, especialmente, pelo aço de alta qualidade que produzia, Toledo foi alvo de muitas invasões ao longo dos séculos, mudando de domínio, desde o romano até o muçulmano, e, assim, sofrendo uma verdadeira mistura cultural. Até mesmo o povo judeu passou por lá. E, não à toa, os resquícios desta história estão por lá até hoje, representado pela diversidade de centros religiosos em um espaço tão pequeno.

Símbolo judeu gravado no calçamento de Toledo

A melhor forma de conhecer e sentir essa incrível cidade? Caminhando e se perdendo. Não traçamos um roteiro certo na cidade e, assim, nos permitimos ir desbravando e nos surpreendendo com a cidade. No caminho, nos deparamos com inúmeras praças medievais, com ruelas que, às vezes, nos faziam dar a volta e acabar no mesmo ponto de partida, com igrejas e sinagogas e com muitas lojas vendendo espadas, elmos e tudo o que você puder imaginar relacionado à Idade Média.


Pelas ruas de Toledo

Adicionar legenda




E para mim, nerd convicto, foi uma surpresa agradável ver a quantidade de produtos relacionados a um dos meus filmes preferidos: O Senhor dos Anéis. Obviamente, não resisti e saí de Toledo com o Um Anel. Nestas horas, fico parecendo uma criança feliz com o seu novo brinquedo.

My Precious

Mas se você quiser levar a figura do seu personagem preferido ou até mesmo espadas e outras armas inspiradas pelo filme (assim como pela série Game of Thrones), prepare o bolso. Opção não vai faltar.


É só escolher

Outro artigo bastante vendido pela cidade é comestível: o marzipã. Já ouviu falar? É um doce bem comum pela Europa, feito a partir de amêndoas e de origem árabe (olha aí, mais uma vez, a característica multicultural da cidade) . Em Toledo, sua receita é considerada especial e são inúmeras as lojas que vendem o doce em diversos formatos e com os mais diversos tipos de cobertura. Eu provei e confesso que não gostei. Mas a iguaria é bastante popular na cidade e não tem como sair de lá sem experimentar.


Uma das muitas lojas vendendo marzipãs em Toledo

Entre os locais específicos que conhecemos em Toledo, dou destaque: à Catedral de Toledo, uma das atrações mais visitadas da cidade (na mesma praça em que fica a catedral, está também a Prefeitura de Toledo); à Puerta de Bisagra, considerada um dos portões mais bonitos da muralha que cerca a cidade antiga (e por onde saímos já em direção ao terminal para pegar o ônibus de volta); e ao Museu dos Templários (conta com uma exposição de algumas vestimentas e armas utilizadas pelos cavaleiros, contando um pouco da história dos templários, mas é bem pequeno e a visita é bem rápida, praticamente restrita a um único salão).

Catedral de Toledo


Adicionar legenda


Prefeitura de Toledo

Adicionar legenda

Puerta de Bisagra

Museu dos Templários em Toledo


Adicionar legenda


Adicionar legenda


Adicionar legenda


Adicionar legenda


Adicionar legenda


Adicionar legenda

Mas se você quiser passar mais de um dia em Toledo, encontrará muito o que fazer. Há, como já citado, muitas outras igrejas, além de sinagogas e mesquitas. E há também inúmeros museus, como o de tortura, o de história dos judeus na Espanha e o de El Greco, famoso pintor que, embora grego, realizou muitas das suas obras em território espanhol.

Para maiores informações turísticas sobre a cidade (considerada, inclusive, a Capital Espanhola da Gastronomia) você pode acessar o site oficial de Toledo.

Adicionar legenda


Adicionar legenda


Adicionar legenda


Adicionar legenda


Adicionar legenda


Adicionar legenda


O rio Tejo que contorna Toledo


O nosso dia em Toledo não poderia ter sido mais agradável. Comemos muito bem, nos apaixonamos pelas ruelas e pelas belas construções da cidade, nos sentimos transportados para o passado e ainda saí de lá com o my precious... ok! Esta última foi exagero, mas nerd que é nerd não pode deixar de citar o Um Anel como algo épico!!

Adicionar legenda


Adicionar legenda


Adicionar legenda


Adicionar legenda
Adicionar legenda

E foi tanta surpresa que até uma escavação no piso de uma loja de roupas nós encontramos. Só em uma cidade antiga como Toledo para se ver algo assim.

Piso de vidro em uma loja de roupas mostrando escavações arqueológicas no local


Adicionar legenda


Está aí a fachada da referida loja para quem tiver curiosidade em conhecer


E ao final deste passeio incrível, não poderíamos concordar mais com Cervantes ao adjetivar a cidade como a "Glória da Espanha":

Adicionar legenda


OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.


2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário