Menu

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Madrid: um dia dedicado ao Parque del Retiro

Onde passamos a maior parte do nosso último dia em Madrid? No Parque del Retiro, uma grande e agradável área verde no centro de Madrid e acabou se tornando um dos nossos lugares preferidos da cidade. E um dos nossos parques preferidos na Europa.

Construído ainda no século XVII, o parque, até hoje, reúne os habitantes de  Madrid que praticam atividade física, fazem piquenique, passeiam de barco por seu lago ou leem um livro sob as suas árvores. E, obviamente, os turistas acabam se misturando neste cenário. Entre as atrações da área: o Palácio de Cristal (uma espécie de estufa à beira de um pequeno lago artificial); o Monumento a Afonso XII (um dos mais importantes monumentos do parque, dominando a paisagem às margens do principal lago do local); o Paseo de las Estatuas (um caminho margeado de estatuas dos reis que governaram a Espanha ao longo dos séculos).

Parque del Retiro


Monumento a Afonso XII

Palácio de Cristal

Para chegar ao parque, pegamos a linha 2 do metrô até a estação Retiro. Ao sair para a rua, demos de cara com um monumento localizado no meio da avenida Calle de Alcalá: a Puerta de Alcalá. E aproveitamos, claro, para fotografá-lo antes de entrar no parque. A Puerta de Alcalá é um dos antigos portais que dava acesso à cidade antiga de Madrid.

Puerta de Alcalá

Entramos no Parque del Retiro e acionamos a tecla slow motion para conhecê-lo. E, assim, começamos nossa caminhada com calma, apreciando e aproveitando cada momento do lugar. Primeiro demos de cara com a montagem de um feira de livros que ocorreria ali mais tarde. Depois, passamos por fontes, estátuas, árvores a perder de vista e, do nada, estávamos no Monumento a Afonso XII. Este é grandioso e tem uma localização bem central, de modo que é bem fácil encontrá-lo.

Monumento a Afonso XII

Adicionar legenda



Adicionar legenda


Adicionar legenda


Adicionar legenda


Adicionar legenda

Àquela hora da manhã, haviam pouquíssimas pessoas passeando pelo parque e o monumento era apenas nosso. Passamos um bom tempo por ali. No lago que fica bem de frente ao monumento, poucos barcos a remo passeavam por ele (ao contrário do que veríamos mais tarde).

Adicionar legenda


Adicionar legenda


Adicionar legenda


Do monumento, continuamos caminhando até chegar ao Palácio de Cristal. No seu interior, ocorrem exposições que, pelo que entendi, vão mudando ao longo do ano. A área em torno do palácio, incluindo o laguinho artificial a sua frente, é super agradável e acabamos demorando mais do que esperávamos por lá.

Continuando o nosso passeio pelo parque


Adicionar legenda


Adicionar legenda


Chegando ao Palácio de Cristal

Pequeno lago em frente ao Palácio de Cristal


Adicionar legenda


Adicionar legenda

Interior do Palácio de Cristal


Adicionar legenda


Adicionar legenda


Horários de funcionamento do Palácio de Cristal

Continuamos a nossa caminhada chegando ao portão que dá para o Museu do Prado. Antes de chegar ao portão, no entanto, nos deparamos com uma linda área adornada por árvores de copas peculiares. Lindas demais!

Adicionar legenda


Adicionar legenda


Árvores lindas!!


Adicionar legenda


Museu do Prado visto do Parque del Retiro


Museu do Prado

A esta altura, já estava próximo da hora do almoço (como falei antes, estávamos em slow motion). E foi neste momento que percebemos que, muito provavelmente, não teríamos tempo para conhecer bem o Museu do Prado. Afinal, teríamos que partir para o aeroporto em torno das 16h daquela tarde (mas como pretendemos retornar à capital espanhola, acredito que não faltará oportunidade para conhecer o  museu).

Seguimos, então, para outra área famosa do centro de Madrid: a Fuente de Cibeles. Esta, na verdade, trata-se de uma estátua da deusa romana Cibeles (Reia, na mitologia grega), a mãe dos deuses do Olimpo, localizada em um rododendro da Calle de Alcalá, em torno do qual se dispõem alguns importantes e históricos prédios de Madrid: o Palacio de Buenavista, o Palacio de Linares, o Banco de España e o Palacio de Comunicaciones (o correio).

Fuente de Cibeles

Adicionar legenda


Palacio de Comunicaciones

Aviso logo que chegar próximo a fonte seria uma tarefa bem complexa (e pouco recomendada), já que você teria que passar pelo constante tráfego em uma área sem faixas de pedestres. Contentamo-nos, então, em apreciar tudo das esquinas da avenida.

Seguimos caminhando até a região da Puerta del Sol, onde almoçamos, visitamos uma livraria (de onde saímos com um exemplar de Dom Quixote) e encontramos um mercado para comprar algumas poucas coisas para um piquenique improvisado de volta ao Parque del Retiro. Seria uma excelente maneira de finalizar nosso passeio pela cidade que tanto gostamos de conhecer.

Retornamos caminhando, passando pela Fuente de Netuno, pelo Museu do Prado e entrando pelo mesmo portão por onde havíamos saído rumo a Plaza de Cibeles. Escolhemos uma área de grama com uma boa sombra e montamos nosso piquenique, para aproveitar nossos últimos minutos naquele maravilhoso lugar.

Fuente de Netuno


Retornando ao Parque del Retiro


Piquenique improvisado

O momento de retornar ao hotel para pegar nossa bagagem e seguir para o aeroporto estava chegando. Hora de lamentar, claro. Mas também de prometer que não demoraríamos a retornar à vibrante capital espanhola.

E espero que possamos cumprir logo esta promessa. Madrid merece!!


No mapa, estão circulados os principais pontos citados no texto e a seta indica a estação de metrô Retiro


OBS:
1. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário