Menu

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Como é dirigir na África do Sul

A primeira e mais importante informação que você precisa saber sobre o trânsito na África do Sul é: a mão por lá é inglesa. Ou seja, você terá que que fazer tudo ao contrário do que está acostumado no trânsito. 

Não deixe, no entanto, que isto seja um obstáculo para que você alugue um carro por lá. No início, é algo, realmente, angustiante. Mas basta dirigir com cautela que, em torno de 48 horas (ou até menos), você estará acostumado. E se você tiver um "co-piloto" atento que o ajude no raciocínio durante o tráfego, a tarefa se tornará ainda mais fácil.

Dirigindo na mão inglesa em Cape Town

Mas vale à pena mesmo dirigir na África do Sul? 

Após a nossa experiência, a resposta não poderia ser outra: com toda certeza, vale sim. E damos os motivos para isso:

1. Primeiramente, o país não conta com uma rede de transporte público muito eficiente, de modo que o carro facilitará bastante seu deslocamento não apenas dentro das cidades, mas também entre elas.

2. Segundo, o carro permite uma liberdade e uma comodidade incontestáveis.

3. Terceiro, o aluguel de carro no país é muito barato. Não lembro de ter tido uma experiência tão econômica ao alugar um carro antes. Foram 7 dias por menos de 400 reais por pessoa. Detalhe: eles nos forneceram um carro de uma categoria muito acima da que reservamos (sem cobrar nada a mais por isso) e, no final, o valor ficou uns 200 reais abaixo do que havíamos fechado. Até agora não entendi este bônus. E olha que o modelo ainda vinha com GPS acoplado e nós nem havíamos solicitado este serviço adicional. Para quem está perguntando de qual empresa alugamos o carro, foi a Hertz.

Mas você pode estar se perguntando agora: e a gasolina? Esta tem um preço similar ao vendido no Brasil, mas o carro era tão econômico que acabamos gastando menos do que havíamos reservado para este fim. Há também o gasto com os flanelinhas. Eles são muitos e estão em todo lugar que você pensar em estacionar. Mas só precisa dar alguns poucos rands.

Dirigindo pelas estradas sul-africanas

E se você, como nós, optar mesmo por alugar um carro, vão algumas dicas para facilitar a sua vida:

1. Por lei, é necessário ter a carteira de habilitação internacional, acompanhada da original. Nem sempre a empresa vai exigir, mas aconselho a tê-la em mãos para evitar aborrecimentos. Regra é regra.

2. Tente dar preferência por um carro automático para facilitar sua vida na mão inglesa (lembre-se que você terá que passar a marcha com a mão esquerda). Mas se quiser economizar ainda mais e se sentir confiante, alugue um carro tradicional mesmo.

3. Se você optar por comprar um chip de celular local, não precisa se preocupar em ter um GPS no carro. Aplicativos como Waze e Google Maps vão te levar para todos os lugares. O nosso carro veio com GPS e nós nem o utilizamos.

4. As estradas do país são excelentes, um verdadeiro "tapete" como falamos por aqui. Encontrar um buraco por lá será uma tarefa difícil.

Estradas muito boas (e muito bonitas também!)


5. Os motoristas por lá nos pareceram bem educados, o que, obviamente, melhora muito o trânsito de uma cidade.

6. Lembre-se de que você pode encontrar pedágios pelo caminho. Nós encontramos um na Chapman´s Peak Drive, estrada panorâmica que escolhemos percorrer a caminho do Cabo da Boa Esperança, e outro no trecho da Garden Route que passa pelo Tsitsikamma National Park. Portanto, lembre-se de pegar as estradas com dinheiro trocado em mãos.

Dirigindo pela Chapman´s Peak Drive


Dirigindo pela Garden Route


7. Uma prática comum entre os motoristas nas auto-estradas é desviar para o acostamento para permitir que o carro de trás o ultrapasse, de modo que poucas ultrapassagens ocorrem com o carro pegando a faixa contrária. Esteja atento a isto pois os motoristas esperam que você faça o mesmo e os deixe passar. E quando algum fizer por você não se esqueça de ligar o pisca alerta ao final da ultrapassagem. É a forma que eles usam para agradecer.

8. Dar carona nas estradas do país é proibido. Pelo que entendemos, esta é uma prática comum por lá e, atualmente, há muitas placas no caminho informando sobre a proibição da carona. Mesmo assim, você verá muitas pessoas pedindo carona nas estradas.

9. E um aviso importante: esteja atendo aos animais na pista. Em duas ocasiões, vimos babuínos na estrada e, em outra, avestruzes.

Vamos parar que o avestruz que passar


Babuíno na estrada

Tendo em mente estas dicas e deixando o medo da mão inglesa de lado, certamente, a sua experiência de carro pela África do Sul será perfeita. Até porque vários trechos estão envoltos por paisagens incríveis. E, tendo o seu próprio carro, você poderá parar onde quiser para tirar foto, sem ninguém controlando o seu tempo. 

O visual pelas estradas sul-africadas sendo incrível!!

Cuidado!! Animal brasileiro na estrada!!


OBS:
1. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário