Menu

domingo, 2 de outubro de 2016

Como ir do Aeroporto Charles de Gaulle ao centro de Paris de ônibus

Uma dúvida que sempre surge quando chegamos em alguma cidade desconhecida de avião é a melhor forma de ir do aeroporto ao centro da cidade: táxi, ônibus, trem, metrô? Obviamente, esta resposta vai depender de uma série de fatores: quanto você tem para gastar? quanto de comodidade você almeja? qual o tempo de trajeto para cada uma das opções? no caso do transporte público, a parada final fica próximo ao seu hotel?

Tudo isso deve ser pesado e muito bem avaliado quando você vai tomar a decisão. Nós sempre tentamos optar pela opção mais barata. No entanto, naquelas vezes em que chegamos muito cansados ou em um horário inconveniente para o transporte público (de madrugada), acabamos optando pelo táxi mesmo.

Para o nosso trajeto a partir do Aeroporto Charles de Gaulle, encontrei 4 opções durante a minha pesquisa na internet:


1. Táxi, cujo valor variaria entre 55 a 60 euros. Como éramos apenas duas pessoas, ficaria bem mais caro do que as opções abaixo e, por isso, a descartamos.

2. Trem RER B, que tem um valor bem acessível: 10 euros; e que tem a opção de te deixar em mais de uma estação, entre as quais: Gare du Nord, Châtelet les Halles, St Michel/Notre-Dame, Luxembourg, Port Royal, Denfert-Rochereau e Cité Universitaire. A dica aqui é checar se a sua hospedagem fica próximo a alguma destas estações. E foi nesse quesito que esta opção não foi a escolhida por nós: para chegar ao nosso hotel, teríamos ainda que pegar duas linhas de metrô até o apartamento que havíamos alugado.

3. Le Cars Air France, um serviço de transfer da companhia aérea francesa que te deixa em regiões próximas ao Arco do Triunfo e da Torre Eiffel (mais informações aqui), mas por um valor mais caro: 17 euros. Não precisa ter chegado em um voo da Air France para poder utilizar o serviço.

4. RoissyBus, que custa 11 euros, e que faz um trajeto direto até o centro de Paris, te deixando ao lado da Ópera, na rua Scribe. Como, a partir da Ópera, só precisaríamos pegar uma linha de metrô até o nosso apartamento, esta foi a opção que escolhemos. 

O RoissyBus. Embora tenha o símbolo do WiFi na lateral, a internet não funcionou durante o trajeto.

O ponto de parada do RoissyBus pode ser encontrado nos três terminais do Charles de Gaulle: 1, 2 e 3, sendo o aeroporto bem sinalizado, com placas que te levam direto até o ônibus, sem risco de se perder. 

A passagem pode ser comprada em terminais de auto-atendimento ou diretamente com o motorista. Acabamos não utilizando a máquina, pois o ônibus já estava na parada e quisemos garantir logo o nosso lugar. Portanto, compramos diretamente com o motorista (aconselho ter o dinheiro trocado).

O ônibus é confortável, climatizado e tem local para colocar a bagagem. Os ônibus saem a cada 15-20 minutos e demora cerca de 60 minutos até o destino (mas esse tempo vai, obviamente, depender do tráfego). Ao descer na rua Scribe, você pode acessar a Estação Ópera, com 3 opções de linhas de metrô: 3, 7 e 8. Minhas dicas sobre o metrô de Paris estão em outro post.

Para quem quiser fazer o sentido inverso, basta pegar o ônibus na rua Scribe e seguir direto para o aeroporto. O primeiro ônibus sai em direção ao Charles de Gaulle às 5:15h. Já do aeroporto, o primeiro ônibus sai às 6h. O serviço do RoissyBus é finalizado às 00:30h. Portanto, não conte com esta opção caso você chegue de madrugada.

Obviamente, depois de uma longa viagem de avião, sair arrastando mala pelo metrô de Paris não é nada confortável. Desta forma, caso o táxi pese demais no seu orçamento, pesquise bem todas as opções de transporte público, sempre se baseando no local em que você estará hospedado.

Para mais informações sobre o RoissyBus, clique aqui.

OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.
2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário