Menu

terça-feira, 6 de outubro de 2015

E pensar que eu não tinha vontade de conhecer Nova York

Tenho uma confissão a fazer: mesmo tendo sempre ouvido maravilhas sobre Nova York (NY), seja a partir de relatos na internet seja a partir de amigos que já haviam visitado a cidade mais de uma vez, eu não conseguia nutrir a menor vontade de conhecer a metrópole americana. E não sei explicar bem o motivo. Já havia visitado os Estados Unidos três vezes, mas sempre indo a Orlando, com o objetivo de me divertir na Disney (e pretendo ir mais inúmeras vezes nesta vida!!!), mas em nenhum momento considerava a possibilidade de ir até NY. Pois eu estava errado!! Admito!! Impulsionado por uma promoção de passagens aéreas pela companhia aérea panamenha Copa Airlines e por livre e espontânea pressão, acabei concordando em conferir o que NY tem! E descobri que a cidade tem muito, muito mesmo a oferecer!!



NY tem o agito de uma grande metrópole, a organização e modernidade de um país desenvolvido, a preservação de prédios e casarões antigos, o cuidado com o verde e um verdadeiro caldeirão cultural, representado pelos seus maravilhosos museus, pela confluência multiétnica e pelas inúmeras opções de espetáculos noturnos. NY agrada a todos os gostos: quem ama fazer compras, quem gosta de apreciar diferentes projetos arquitetônicos, quem prefere o contato com a natureza, mesmo estando dentro de uma grande metrópole, quem curte uma vida noturna agitada ou quem prefere passeios mais culturais. Se você curte tudo isso, NY dar tudo de uma só vez.



E se você for como eu, que pensava: "já vi tantas vezes NY nos filmes de Hollywood que, praticamente, já a conheço", pare!! Primeiro porque é obviamente impossível ter uma real ideia de um lugar só por tê-lo visto na TV. Segundo, porque, se você é fascinado por cinema e/ou séries, está aí mais um motivo para visitar NY e visitar lugares antes vistos apenas em filmes. Ah! E se você pensa: "não suporto os EUA, muito menos NY, pois eles se acham o centro do universo", você pode até ter razão, mas não deixe que isso o impeça de viajar, se divertir e experimentar uma nova cidade. O máximo que pode acontecer é você não gostar, mas aí, pelo menos, terá realmente uma base real para criticar.

Aliás, vale ressaltar que nem na cidade tudo é digno de aplausos. Claro que NY tem seus problemas. A cidade não é nenhum exemplo de limpeza urbana. No final do dia, os inúmeros sacos de lixo se amontoam pelas ruas de Manhattan e isto não é algo agradável de se ver. O trânsito é um horror e não me vejo dirigindo na cidade. A segurança ainda tem muito o que melhorar. E andar por algumas áreas da cidade muito tarde da noite requer precauções. No entanto, nada disso chega a ofuscar o que NY tem de bom a oferecer.

E são tantas opções do que se fazer na cidade, que se torna impossível conhecer tudo numa única viagem. Por isso, tanta gente acaba voltando à metrópole mais de uma vez. Portanto, antes de viajar, pesquise sobre tudo o que NY oferece e selecione o que você considera imperdível para uma primeira visita. Estabeleça uma lista de prioridades e monte seu roteiro baseado nela, mas tenha em mente que, mesmo assim, pode não haver tempo para conhecer tudo.

No nosso caso, escolhemos as seguintes atrações a serem dividas em 5 dias:

1. Metropolitan Museum of Art: NY é uma cidade com vários museus, sendo o Metropolitan um dos mais icônicos, junto com o Museu de História Natural. Quer conhecer os dois? Vai depender do número de dias que você passará na cidade. No nosso caso, demos prioridade ao Metropolitan, por ser um museu mais cultural, e deixamos o de História Natural, com um foco mais na ciência, como opção dependendo do nosso tempo. Mas não se esqueça que há inúmeros outros museus na cidade que podem atrair sua atenção. No meu caso, descobri que havia um museu com foco em cinema (o MOVI) e, como adoro o tema, não resisti. Portanto, pesquise as possibilidades antes. E não se esqueça que inúmeros eventos culturais podem estar acontecendo nos museus da cidade na época da sua viagem. Vai que você se interessa por algum. Deixo aqui o link oficial destes eventos para pesquisa.

2. Top of the Rock e Empire State: não tem como visitar NY e não se permitir uma vista panorâmica da cidade do alto. Para isto, as duas melhores opções são o Top of the Rock, que corresponde a uma subida até o topo do Rockfeller Center, e o icônico Empire State. Resolvi conferir os dois e, como explicarei em posts futuros, preferi mil vezes o Top of the Rock.

3. Central Park: um dos símbolos da cidade, é impossível visitar NY e não conferir pelo menos uma parte deste parque. Só acho difícil conseguir conhecê-lo por completo, considerando seus 3,41 Km quadrados.

4. Times Square: acho que, mesmo que você não queira, será impossível não passar pelo coração da cidade. Perdi a conta de quantas vezes passamos por lá, durante nossos dias em NY.

5. Brooklyn Heights Promenade: localizado no bairro do Brooklyn, esta área oferece uma privilegiada vista do skyline de NY.

6. Brooklyn Bridge: a mais bela e histórica ponte da cidade vale ser atravessada a pé.

7. Wall Street: a passagem por esta região costuma ser rápida, mais por curiosidade mesmo.

8. Memorial ao 11/09: local mais triste e reflexivo de NY. Desde sua inauguração, tornou-se visita quase obrigatória para qualquer viajante que esteja conhecendo a cidade

9. Estátua da Liberdade: confesso que tive dúvidas se realmente valeria a pena visitar a ilha da estátua ou se não seria melhor ver a estátua apenas a partir de um passeio de barco. Como a visita à ilha, incluiria também uma visita à Ellis Island (local histórico que servia de serviço de imigração na ápoca em que inúmeros estrangeiros chegavam à cidade de navio para se estabelecer nos Estados Unidos), escolhemos a primeira opção. Falarei mais sobre isto em postagem futura.

10. Sede da ONU: aqui foi uma escolha bem particular nossa. Nem todos que estão visitando NY pela primeira vez, optam por esta visita, mas valeu muito à pena a nossa escolha.

11. Public Library: belíssimo prédio no coração da cidade.

Além dessas atrações principais, vale à pena incluir pelo menos um espetáculo da Broadway. Embora caros, são realmente fascinantes e muito bem produzidos. Para quem gosta de compras, NY oferece várias opções também. São inúmeras lojas para os mais variados gostos. Outlets também podem ser acessados, a partir da cidade.

Uma vez tendo escolhido as atrações que mais se adequam ao seu gosto, é hora de localizar cada uma delas no mapa e traçar um roteiro lógico para cada dia em NY. E, como provavelmente não haverá tempo para fazer tudo, a dica é retornar assim que for possível. Afinal, de uma cidade de tantas facetas e possibilidades, dificilmente você sairá sem o desejo de voltar.

Nos próximos posts, darei dicas úteis para quem pretende conhecer NY e detalharei nossas visitas e nossa experiência nos principais pontos da cidade.


OBS:
1. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio


Um comentário: