Menu

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Dia 1 em Nova York: Central Park, MET, Top of the Rock e Times Square

Chegamos a Nova York (NY) no dia 07 de agosto de 2014, em torno das 3 horas da manhã, no aeroporto JFK e pegamos um táxi no local indicado pelas placas na área de desembarque. Aqui, o trajeto até a ilha de Manhattan já nos permitiu uma ótima visão de NY iluminada e me fez esquecer todo o cansaço proveniente da longa viagem. Minha empolgação com a cidade já tinha início.

Ficamos hospedados no Broadway Hotel, em Uptown, no lado oeste da ilha. Embora sendo basicamente um hostel, há opções de quartos com banheiro privativo e tem uma estrutura básica que atendeu perfeitamente nossas necessidades durante o período em que ficamos na cidade. No entanto, não há café da manhã, mas estamos falando de Manhattan, onde há locais para comer em praticamente toda esquina e a preços acessíveis. Embora afastado das principais atrações, há uma estação de metrô bem próxima que nos permitiu acesso a todos os locais desejados. E, há cerca de 3 quadras, já era possível acessar a metade norte do Central Park.

E foi exatamente caminhando até o enorme parque verde da metrópole que iniciamos nosso primeiro dia em NY (após algumas horas de descanso, claro!!). Aqui já adianto que é praticamente impossível conhecer a totalidade do Central Park em uma única viagem à cidade. Vale mais à pena escolher uma parte de sua extensão para passear com calma, sentando em seus bancos e na sua grama por alguns momentos para apreciar o verde do lugar (em caso de você estar na cidade no verão) e o contraste com a verdadeira selva de prédios que desponta atrás das árvores. Entre as várias atividades existentes no parque, é possível andar de bicicleta, andar de charrete ou passear pelo lago. Inúmeros eventos e atrações gratuitas costumam também ocorrer no Central Park e recomendo que você visite o site oficial e cheque os eventos e horários disponíveis no período da sua viagem acessando o link calender of events. Há também um zoológico na parte sul do parque e um castelo, o Belvedere Castle, mas que, infelizmente, eu não tive tempo de visitar. Para os fãs dos Beatles, um ponto a ser visitado é o Strawberry Fields, um memorial em homenagem a Jonh Lennon, localizado na margem oeste do parque, próximo ao local onde o integrante da banda foi assassinado. E, se você tiver sorte, no momento da sua visita, algum local estará ali perto tocando e cantando algum sucesso inesquecível da banda. Aqui deixo o link para o mapa do Central Park.


Central Park




Strawberry Fields


Após passear um pouco pelo Central Park e tomar café da manhã ali mesmo, seguimos cruzando o parque no sentido oeste-leste até chegar à Quinta Avenida, uma das mais famosas e visitadas ruas da cidade, com suas inúmeras e caras lojas e propriedades particulares. Considerada uma das ruas mais caras do mundo, é lógico que não compramos nada. Nossa intenção mesmo era seguir caminhando pela rua que margeia o lado leste do Central Park e, no caminho, entrar no Metropolitan Museum of Art (MET). Mais informações sobre esta museu, neste post.

MET



Vista do teto do MET



Depois de conhecer o MET, continuamos seguindo pela Quinta Avenida no sentido norte-sul, com direção a Midtown. Para quem se interessar pelos produtos da Apple, há uma loja subterrânea logo a esquerda de quem vem pelo mesmo caminho, assim que se passa da margem sul do Central Park. Continuamos pela avenida até chegar na Catedral de St Patrick, uma bonita igreja em estilo neogótico, mas que, infelizmente, estava em reforma no dia da nossa visita.

Andando pela Quinta Avenida

Catedral de St Patrick em reforma

Praticamente em frente à catedral, está o Rockfeller Center, o famoso complexo de prédios comerciais, em cuja praça central é montada, no inverno, uma das principais pistas de patinação no gelo da cidade e onde se encontra o Top of the Rock, um ponto de observação no alto do complexo, de onde se tem uma das melhores vistas em 360 graus da cidade. 

O Rockfeller Center ocupa um quarteirão inteiro, entre a quinta e sexta avenida e as ruas 48 e 49 (veja imagem abaixo).

No mapa é possível ver a Catedral de St Patrick e, quase em frente, o Rockfeller Center ocupando o todo o quarteirão
Seguindo pela passagem entre os dois prédios voltados para a quinta avenida, você chega exatamente na Rockfeller Plaza, onde inúmeras pessoas se agrupam para comer ou tomar café, visitar as lojas do complexo ou mesmo descansar. Exatamente na esquina da praça com a 50th Street encontra-se uma loja da Lego. Já no lado oposto, na esquina com a 49th Street está a NBC store, onde itens de várias séries, incluindo Friends, podem ser encontrados. Mas a atração mais marcante do complexo é, certamente, o Top of the Rock, localizado no GE Building.


Rockfeller Center



A entrada para o Top of the Rock deve ser feita pela 50th Street (indicada no mapa acima). Mas não basta ter o ingresso em mãos para entrar. Antes, é preciso, com o ingresso comprado na hora ou com antecedência, agendar um horário para a visita. Você, então, receberá um ticket com a hora marcada. No nosso caso, tivemos a excelente ideia de escolher um horário que nos permitisse assistir ao pôr do sol lá do alto, tendo a oportunidade de ver a cidade à luz do dia e, logo após, ver tudo iluminado à noite.

O sistema de agendamento confere à atração uma maior organização, permitindo que o visitante enfrente filas pequenas (no nosso caso, fila nenhuma). E esta é apenas a primeira vantagem do Top of the Rock em relação ao Empire State. Mais sobre isto daqui a pouco.

Para aproveitar o tempo que teríamos ainda antes de subir no GE Building, seguimos para um dos locais mais clássicos de NY: a Times Square, localizada bem próximo do Rockfeller Center, como é possível ver no mapa abaixo.


Mas o que dizer sobre a Times Square? Primeiro, você não sabe para onde olhar! É um número gigante de informações projetadas em inúmeros e luminosos telões ao redor de toda a praça, uma multidão de turistas andando em todas as direções e vários sentados na escadaria vermelha, algumas pessoas fantasiadas dos mais inusitados personagens em busca de uma foto em troca de alguns trocados, uma mistura de diferentes tipos de sons, entre buzinas de carros, gente conversando e propagandas e um amontoado de vários tipos diferentes de lojas que circundam a Times Square. Lá você pode encontrar loja da M&M´s, da Disney, da Mac e a Forever 21. Há também lojas de souvenirs. E em torno da região, os vários teatros cujos famosos musicais fazem a fama da Broadway.

Times Square


Confesso que a Times Square me incomodou um pouco por todo o caos que a envolve. Afinal, não gosto muito de multidões, barulho e tumulto. Não é, portanto, o meu local preferido em NY, mas não tem como não visitar o lugar. Para quem quiser chegar a Times Square de metrô, basta pegar as linhas 1,2,3 ou S até a estação Times Sq - 42St (ao sul da Times Square) ou pegar as linhas N,Q ou R até a estação 49St (ao norte).

Chegando a hora agendada para subir ao Top of the Rock, retornamos ao local de entrada e toda a subida foi muito simples e organizada. Sem fila alguma, fomos levados, com um pequeno grupo de pessoas, pela funcionária do complexo até um moderno elevador (considerado o mais rápido da cidade) com um teto de vidro, onde é projetado um vídeo sobre o prédio durante a subida até o nível de observação, composto pelos andares 67, 69 e 70.

E que nível de observação! O local é composto por uma área interna com enormes janelas de vidro com vista para a cidade e uma área externa, toda contornada por enormes muros de vidro, que permitem uma visão privilegiada em 360 graus de NY, sem grades para atrapalhar as fotos e a visibilidade, além de bloquear o vento que, sem dúvidas, atrapalharia bastante a experiência.



Empire State visto do Top os the Rock


Toda a área possui internet de graça para o visitante e inúmeros locais onde é possível se sentar e descansar. E não há tempo limite para permanecer no local. Chegamos antes do pôr do sol e saímos apenas quando a noite já havia chegado. Pudemos ver toda a extensão do Central Park, ao norte, a beleza do Empire State, ao sul, o East River, à leste, e o Hudson River, à oeste. E foi justamente olhando em direção a este último que assistimos ao sol se despedindo da cidade e possibilitando o início do espetáculo de luzes que definem NY à noite. Portanto, se puder, não deixe de ver a cidade do alto seja no pôr do sol seja durante à noite.







Por fim, ainda criamos coragem para retornar à Times Square durante à noite, já que, àquela hora, as luzes dos painéis espalhados ao seu redor ganham ainda mais vida. Só então retornamos ao hotel para descansar para aquele que seria o dia mais cansativo de todos.




Top of the Rock ou Empire State? Qual escolher?

Se você tiver que escolher entre um dos dois para se ter uma vista em 360 graus do alto de NY, sem pensar duas vezes eu direi: escolha o Top of the Rock. E motivo não falta para isso: as filas são menores e mais organizadas (a fila do Empire State é gigante e toma um tempo enorme. Desisti e retornei no dia seguinte às 8h da manhã para conseguir subir); as paredes de vidro permitem uma visão muito mais limpa e agradável da cidade, tornando a experiência muito mais proveitosa (o Empire State é prejudicado pelas grades de proteção); as mesmas paredes de vidro bloqueiam parte do vento (achei o vento no Empire State insuportável); é possível ver o Central Park e o próprio Empire State, o que dá ainda mais charme à paisagem; tem internet de graça (não havia internet no Empire State quando o visitamos).

Para mim, a única vantagem do Empire State é... ser o Empire State, um símbolo da cidade e um ponto clássico de visitação. Mas, sinceramente, basta ir no hall de entrada, tirar uma foto e pronto. Necessidade nenhuma de subir.

Comparação entre o Top of the Rock e o Empire State


PARA SE PLANEJAR:

1. Metropolitan Museum of Art

Abre diariamente das 10 às 21h
Entrada: 25 dólares
Como chegar: de metrô (linhas 4,5 ou 6) até a estação 86St (andar 3 quarteirões em direção ao Central Park)

2. Catedral de St Patrick

Abre diariamente das 6:30 às 20:45h
Entrada: gratuita
Como chegar: de metrô (linhas E ou M) até a estação 5Av/53St (andar 2 quarteirões em direção ao sul)

3. Top of The Rock

Abre diariamente das 8 às 0h (último elevador sobe às 23h / checar horários nos feriados de Natal e Ano Novo no site oficial)
Entrada: 32 dólares (ingresso pode ser comprado online ou presencialmente)
Como chegar: de metrô (linhas B,D,F ou M) até a estação 47-50Sts-Rockfeller Ctr (entrada na 50St)


OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.
2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário