Menu

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Visitando o "The Making Of Harry Potter" na Inglaterra

Considerada uma das séries cinematográficas mais bem sucedidas da história do cinema (tanto em público como em crítica), os filmes de Harry Potter iniciaram suas gravações no ano de 2000 nos sets de filmagem situados no Leavesden Studios (pertencente a Warner Bros. Studios), localizado na Inglaterra, próximo à cidade de Watford, a cerca de 32 Km do centro de Londres.

Durante 10 anos, os sete livros da aclamada escritora britânica J.K. Rowling foram adaptados nestes estúdios em oito filmes, lançando o trio protagonista ao estrelato e mostrando, ao longo dos anos, um verdadeiro desfile de grandes atores do Reino Unido, além de quatro diferentes diretores e da participação de um dos mais icônicos compositores do cinema mundial: John Williams, cuja música tema para o filme transformou-se em símbolo para os fãs da saga.

Pois a mágica que deu origem aos oito filmes protagonizados pelo jovem bruxo não foi engavetada, arquivada ou reaproveitada após o fim das filmagens, em dezembro de 2010, mas sim transformada em um tour pelo universo de Harry Potter: o The Making Of Harry Potter. Localizado no Leavesden Studios, o tour envolve um verdadeiro mergulho por toda a produção do filme, sendo possível visitar cenários marcantes, apreciar os belíssimos figurinos e os criativos objetos de cena e até mesmo "conhecer" alguns personagens. Uma espécie de museu da franquia Harry Potter, que permite qualquer fama da saga vivenciar esta inesquecível jornada.






Os tours devem ser agendados previamente, iniciando-se com grupos limitados a cada horário marcado. Começa-se visitando o Grande Salão de Hogwarts, o exato cenário onde as cenas, em geral localizadas no primeiro ato dos filmes, foram filmadas. É possível, já ali, perceber o enorme cuidado do Design de Produção da saga, um dos pontos altos da produção dos oito filmes e que teve a frente o talentoso Stuart Craig.







Passando o Grande Salão, é possível ver outros cenários dos filmes, como o Salão Comunal da Grifinória, a sala de Dumbledore, as salas de aula, a casa dos Wesley, a Sala de Umbridge, o Ministério da Magia; é possível apreciar inúmeros objetos utilizados em cena, como varinhas, o Espelho de Ojesed, a Capa de Invisibilidade, a Taça do Torneio Tribruxo, o Cálice de Fogo, a Penseira, as Horcruxes, o Mapa do Maroto, entre outros tantos.














É possível também montar na moto de Sirius e fotografar o Noitibus. Ah! E a casa da rua dos Alfeneiros (assim como o armário embaixo da escada) e a casa dos pais de Harry em Godric´s Hollow também estão lá. E quanto mais você percorre aquele lugar, mais se encanta com toda a criatividade de J.K. Rowling. É, inclusive, possível simular um vôo em uma vassoura com a tela verde atrás de você.







Como se não bastasse, você ainda fica cara-a-cara com personagens inesquecíveis da saga, como a mítica Fênix de Dumbledore, o fiel elfo doméstico Dobby, os misteriosos Testrálios, a temida Aragog, os terríveis Dementadores e o belíssimo Hipogrifo Bicuço.









Aí, do nada, você se ver percorrendo o Beco Diagonal e, quando pensa que tudo acabou, você é surpreendido por uma enorme e inacreditável maquete do Castelo de Hogwarts!! Passeio inesquecível e obrigatório para qualquer fã de Harry Potter.




No final, lógico, há uma enorme loja, repleta de artigos e lembranças relacionadas ao universo mágico. Os preços, em libra, não são tão atrativos, vale ressaltar. Mas vai ser difícil sair dali sem, ao menos, uma lembrancinha do lugar.

Algumas dicas práticas para quem pretende fazer o tour pelos estúdios:

01. Os ingressos não são vendidos no local, devendo ser comprados antecipadamente no site oficial do tour. Durante a compra, você deverá indicar o dia e a hora em que pretende fazer o passeio. Portanto, programe-se com antecedência e não deixe para reservar e comprar seu ticket muito em cima da hora.

02. Os ingressos são caros: custam 33 libras para indivíduos a partir dos 16 anos e 25.50 abaixo disso (até os 4 anos de idade, o ingresso é de graça). O site oficial se mantém sempre atualizado em relação aos preços.

03. Após efetuada a compra do ingresso, você pode escolher duas opções: ou receber o ingresso no seu endereço, pagando para isso uma taxa de 6.95 libras (a não ser que você more no Reino Unido; nesse caso pagando apenas 3.95 libras) e tendo que esperar um prazo de cerca de um mês para receber o ticket; ou pegar seu ticket no próprio estúdio no dia do tour, mostrando, para isso, o e-mail de confirmação. Obviamente, a segunda opção é mais atrativa, uma vez que é mais econômica e mais garantida (vai que os correios perdem seu ingresso).

04. Para chegar aos estúdios, estando em Londres, você deverá pegar um trem na Euston Station até a Watford Junction Station (o ticket custa cerca de 9 libras e pode ser comprado na hora. O trajeto de trem demora cerca de 20 minutos). Ao sair da Watford Junction, você logo verá ônibus que fazem o trajeto até os Estúdios (impossível não vê-los estacionados em frente à estação, todos decorados com o tema Harry Potter. Custa 2 libras ida e volta e demora cerca de 15 minutos para chegar aos estúdios).

05. Há opção de transfer direto de Londres oferecido no site do próprio tour.

06. O último ônibus, voltando dos estúdios para a Watford Junction Station, permitindo, assim, seu retorno a Londres, sai 20 minutos antes do horário previsto para o fechamento da atração no dia da visita (checar horários no site oficial).



Embora possa parecer complicado, garanto que a ida por conta própria é bem simples e pode ser feita sem medo ou erro. Basta se programar e se organizar. E, se você é mesmo fã de Harry Potter, e pretende visitar Londres, não tem como perder esse incrível tour, independente de você ter gostado ou não da adaptação para os cinemas.

Afinal, o The Making Of Harry Potter permite que você entre em contato direto com o universo dos livros e filmes, indo desde os dois primeiros, com o tom mais colorido e infantil dado pelo diretor Chris Columbus, até os dois últimos, mais melancólicos e sombrios, sob o olhar do diretor David Yates. Passando pelo terceiro filme (o meu preferido), no qual o brilhante Alfonso Cuarón expressa a transição para a adolescência do protagonista à medida que torna o filme menos infantil e nos brinda com aquela que é, para mim, a sequência final mais bem adaptada e coreografada dos oito filmes. Desta forma é possível, ao longo do tour, reviver e relembrar todos os temas abordados por J.K. Rowling: amizade, crescimento, família, amor, poder, política e aquele que, para mim, representa o mais forte de todos e o mais bem representado e discutido: a morte.

OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

7 comentários:

  1. Ótimo post. Revivi minha visita. Só complementando, tem duas épocas do ano em quem há uma programação especial, de dezembro a janeiro, todo o cenário está decorado para o inverno, inclusive a maquete de Hogwarts q fica coberta de neve. O outro período é quando ocorre a visita dos animais atores dos filmes, este ano pelo menos foi em fevereiro (foi quando eu fui), não sei se é sempre na mesma época. Vc pode conhecer todos os personagens atores dos filmes: Edwiges, Madame Nora, Canino, Perebas, entre outros. Mostra o treinamento dos mesmos e há apresentação local. É bem interessante.

    Roberto Maia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu demais pelo comentário e pelo complemento!!!! Queria ter visto os animais atores do filme!! Motivo para voltar!! :))))

      Excluir
  2. Quem sabe um dia chego lá. Gostei demais do post. Sempre leio todos.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir