Menu

sábado, 15 de agosto de 2015

O que é preciso saber para conhecer Cusco e seus arredores?

Localizada nos Andes, mais especificamente no sudeste do Vale Sagrado dos Incas, Cusco é considerada a cidade habitada mais antiga das Américas. Afinal, ela correspondia à capital do Império Inca, tendo sido invadida e subjugada pelos colonizadores espanhóis que mantiveram a cidade como importante ponto estratégico da colônia. Após vencer a batalha, os espanhóis sacramentaram sua vitória construindo prédios de arquitetura colonial sobre os palácios, templos e construções do Império Inca. E até hoje, os milhares de turistas que visitam a cidade pode ver e sentir este domínio de um povo pelo outro, representado pela rica arquitetura colonial da cidade alicerçada pelas pedras engenhosamente encaixadas pelo povo nativo. E se, em mais de uma vez, as construções espanholas sucumbiram durantes terremotos, as paredes incas, localizadas abaixo, permaneceram firmes, evidenciando o quanto avançada era a engenharia dos incríveis povos nativos.

Mas o passado não está presente apenas nas construções intertemporais de Cusco, mas também na maior parte da sua população. Mantendo os traços físicos da antiga civilização, os moradores de Cusco parecem demonstrar um enorme orgulho por seus antepassados, aspecto evidenciado pela permanência do antigo idioma quéchua como uma das línguas oficiais do Peru.

Para completar, são inúmeros os sítios arqueológicos em torno da cidade e ao longo do chamado Vale Sagrado, caminho que se insinua pelo meio dos Andes, apresentando antigas cidades arqueológicas, cada vez mais impressionantes, como Pisaq, Ollantaytambo e Machu Picchu. 

Não é a toa que Cusco coleciona títulos como: Patrimônio Cultural da Humanidade, Capital Turística do Peru e Herança Cultural do Mundo.

Cusco


Mas como planejar uma viagem a esta cidade, tão bela em sua arquitetura e tão rica em sua herança cultural?

É possível chegar em Cusco de avião, saindo diretamente do Brasil, embora uma conexão em Lima seja praticamente inevitável. Também é possível chegar por via terrestre vindo de outras cidades peruanas ou até mesmo da Bolívia (como relatei no meu último post). Uma vez chegando à antiga capital do Império Inca, vale a pena percorrê-la a pé, explorando suas construções e descobrindo sua Plaza das Armas. Não se esqueça, no entanto, que Cusco fica a 3400m de altitude e, como em toda cidade localizada tão alto, existirá o risco de desenvolver o mal da altitude ou soroche, especialmente, se você fizer esforço. Portanto, a melhor dica é tirar o primeiro dia em Cusco para repousar enquanto seu organismo se adapta às menores concentrações de oxigênio da altitude. Para evitar o soroche, também é recomendado tomar o famoso chá de coca ou até mesmo mascar as folhas da planta nativa, especialmente quando você estiver caminhando. No nosso caso, já havíamos experimentado as altas altitudes da Bolívia, chegando ao Peru já com o nosso organismo adaptado, de forma que não sentimos absolutamente nada, conseguindo fazer todos os passeios sem nenhum sintoma inesperado.

Mas além de explorar a cidade em si, será necessário comprar o Bilhete Turístico de Cusco que permite o acesso às principais atrações e sítios arqueológicos da cidade e  do Vale Sagrado (não inclui o ingresso para Machu Picchu). E, a não ser que você pretenda visitar apenas duas ou três atrações, a compra do bilhete será mais custo-efetiva. Há 3 tipos de bilhetes turísticos:

A) Integral: permite acesso a atrações da cidade (Centro Qosqo de Arte Nativo, Monumento Pachacuteq, Qoricancha e Museus), aos sítios localizados em torno de Cusco (Saqsayhuama, Q'enqo, Pukapukara, Tambomachay, Tipón e Picllacta) e aos sítios ao longo do Vale Sagrado (Pisaq, Ollantaytambo, Chinchero e Moray). Custa 130 soles peruanos.

B)  Parcial Saqsayhuaman - circuito I: permite acesso apenas aos seguintes sítios localizados em torno de Cusco: Saqsayhuama, Q'enqo, Pukapukara, Tambomachay. Custa 70 soles.

C)  Parcial Cidade - circuito II: permite acesso às atrações localizadas na cidade. Custa 70 soles.

D)  Parcial Vale Sagrado - circuito III: permite acesso apenas aos seguintes sítios localizados ao longo do Vale: Pisaq, Ollantaytambo, Chinchero e Moray. Custa 70 soles

Como é possível perceber, se você for passar pelo menos 2 dias em Cusco, acredito que já vale a pena adquirir o bilhete integral, embora seja impossível percorrer as 16 atrações incluídas, caso você tenha pouco tempo. A sua compra pode ser feita na sede da COSITUC, localizada próxima a Plaza das Armas, na Av. El Sol, 103, ou diretamente nas seguintes atrações: Pisaq, Ollantaytambo, Moray, Chinchero e Saqsayhuama. Para quem tiver a carteira internacional de estudante, o bilhete integral sai por 70 soles. No entanto, é preciso ter menos do que 25 anos para ter direito ao desconto.

Mais informações sobre o Bilhete Turístico de Cusco no site: http://www.cosituc.gob.pe/

Considerando a enorme quantidade de atrações localizadas em Cusco e em seus arredores, é fácil deduzir que seriam necessários vários dias na cidade para conhecer tudo. Portanto, se você não dispõe de tanto tempo, recomendo que escolha previamente os locais que irá querer conhecer. No meu caso, optei por: Qoricancha, Saqsayhuama, Q'enqo, Pukapukara, Tambomachay, Pisaq e Ollantaytambo. E não me arrependi.

Para percorrer estes diferentes locais, optei por contratar os tours locais, por ser a forma mais prática e ainda ser barato. Pagamos 70 soles peruanos, com direito ao City Tour com um guia local que nos levou a Qoricanha e aos sítios ao redor da cidade, na tarde do primeiro dia, e ao passeio pelo Vale Sagrado, visitando Pisaq e Ollantaytambo, no segundo dia (com direito a um delicioso almoço típico local). Baratíssimo!!! Nos dois dias de passeio, o ônibus turístico te leva de volta ao centro de Cusco. No entanto, no segundo dia, fizemos a opção de não retornar ao fim do passeio em Ollantaytambo, permanecendo nesta cidade onde pegaríamos o trem direto para Aguas Calientes, cidade base para quem vai conhecer Machu Picchu (mas este é assunto para um outro post).

Os diferentes tours podem ser conseguidos em inúmeras agências de viagens localizadas no centro de Cusco. No meu caso (como gosto de deixar tudo bem amarrado), entrei em contato com um agente de viagens de Cusco, faltando um mês para a viagem. A dica foi dada por um amigo que havia utilizado e aprovado os serviços dele. O nome do guia é Waldo e o seu celular é 979711230. O contato pode ser feito por whatsapp. Ele deixa tudo combinado com você e oferece também serviço de transfer para quem estiver precisando. O pagamento é feito no dia do passeio em espécie. O que me deixou receoso foi não ter recebido nenhum voucher confirmando o pagamento. Fiquei morrendo de medo do guia não aparecer para nos pegar no hotel no outro dia, mas na hora marcada ele estava lá e deu tudo certo. Mas recomendo pedir algum comprovante de pagamento para evitar qualquer eventualidade. E se ele te entregar a outro guia para seguir passeio, não se assuste, pode entrar tranquilo no ônibus. Pelo que percebi os muitos turistas são divididos entre as inúmeras excursões que saem diariamente. Algo inconveniente é ter que ir andando do hotel até o local em que se encontra o ônibus, mas considerando o preço, achei ótimo e recomendo.

Sobre o clima, lembre-se que você estará a mais de 3 mil metros de altitude, podendo, mesmo no verão, sentir frio. Lembre-se também que esta é uma região chuvosa, especialmente no verão. Portanto, leve um guarda-chuva ou compre um capa de chuva (vendida aos montes, por ambulantes, quando a chuva começa).

Agora, com o bilhete turístico em mãos, as atrações escolhidas e o tour agendado, basta relaxar e se preparar para o show de história, beleza e cultura que os passeios proporcionarão!!!


OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem
2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário