Menu

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Está esperando o que para conhecer o Peru?

Está procurando um país com uma rica história, repleto de sítios arqueológicos? O Peru tem! Quer conhecer um lugar com belíssimas paisagens naturais? O Peru também tem!! Pretende viajar para um país com uma deliciosa gastronomia? Mais uma vez, o Peru tem!!! Quer associar tudo isso numa única viagem? Está esperando o que para conhecer o Peru?


Passeio pelo Vale Sagrado


Desde que comecei minha saga de viajante que eu tinha um forte desejo de conhecer a enigmática cidade perdida de Machu Picchu e, de quebra, o país que a contém. E, já que este desejo era cada vez maior e considerando que eu tinha lido e pesquisado bastante sobre o país antes de ir, não esperava, de forma alguma, superar minhas expectativas quando lá cheguei. O Peru é muito melhor do que eu podia esperar. É belíssimo. É receptivo. É delicioso.

E não se resume apenas a Machu Picchu. Cusco é uma cidade encantadora que me deixou apaixonado à primeira vista. O Vale Sagrado possui outros sítios arqueológicos que, embora menos famosos, são extremamente fascinantes e valem demais a visita. Lima não é apenas mais uma grande capital sul-americana e tem seus atrativos. Portanto, se você pretende conhecer o Peru, não se limite apenas a Machu Picchu. O país tem muito mais para oferecer. No entanto, não se pode negar que a cidade sagrada dos Incas é o ponto alto da viagem... é o ápice... o clímax... e, como tal, o ideal é deixá-la para o final do tour pelos sítios arqueológicos, fechando com chave de ouro um passeio que se tornará inesquecível.

Cusco

Lima


Para completar, não achei o país caro. Embora seja difícil encontrar bons preços de passagens aéreas com destino a Lima ou Cusco (e este era um dos motivos de eu não ter ido antes), é possível encontrar hotéis com bom custo-benefício, os restaurantes, mesmos os mais sofisticados, tem preços acessíveis (além de serem deliciosos) e os tours não são caros (especialmente quando comprados aos absurdos preços cobrados no Brasil). Vale salientar que, na época da minha viagem, a moeda peruada (o soles peruano) estava quase equiparada ao real. Se os saborosos pratos que experimentei tivessem sido servidos em um restaurante no Brasil, certamente, não sairia por menos de R$ 80,00, enquanto, no Peru, o máximo que paguei foi o correspondente a R$ 40,00. Mas nem tudo é barato: tanto o ingresso para entrar em Machu Picchu quanto o transporte até a cidade perdida (no meu caso, trem) são caros. Provavelmente, em decorrência de ela ser considerada, hoje, uma das sete maravilhas do mundo (e com justiça!!). Mas não deixe que o preço te assuste. O investimento vale muito a pena!!!

Em relação aos tours guiados, também não consegui fugir deles desta vez. Não vejo outra forma melhor de se conhecer os principais sítios arqueológicos ao redor de Cusco e pelo Vale Sagrado, especialmente, se você tiver poucos dias na região, como foi o meu caso. Como em todo tour, fica aquela sensação de que eu poderia ter ficado um pouco mais em cada um daqueles lugares. Já para Machu Picchu, fui de forma completamente independente e sugiro que todos façam igual. Passei todo o tempo possível no lugar, sem pressa, conhecendo cada espaço, apreciando cada ângulo. E olha que, se eu tivesse optado por subir a montanha Huayna Picchu, teria sido necessário mais tempo.

Machu Picchu


Para quem pretende conhecer a região durante o verão, como eu, não se esqueça que este é o período mais chuvoso do ano. E só sendo muito sortudo para não pegar chuva em pelo menos um dia de passeio. Portanto, não esqueça do guarda-chuva. Mas se não lembrar, não tem problema: basta começar a chover que surgem inúmeros vendedores de capas de chuva na entrada dos sítios arqueológicos. O mesmo, no entanto, não se aplica a Lima, cidade que, embora permaneça com seu céu frequentemente encoberto, raramente vê chuva!!

A partir de agora, iniciarei meus posts sobre minha viagem ao Peru, relatando a forma como cheguei ao país, os passeios que fiz a partir de Cusco, o modo como fui até Machu Picchu e a minha experiência de um dia em Lima.

E já bateu a vontade de retornar...


OBS:
1. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio






Nenhum comentário:

Postar um comentário