Menu

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

O que é preciso saber sobre Cartagena das Indias

Considerada a quinta maior cidade da Colômbia, Cartagena das Indias teve um importante papel na colonização das Américas pelos espanhóis e esta preponderância histórica é claramente evidente em sua cidade murada que, arrisco afirmar, é o mais bonito centro histórico que já conhecemos na América Latina.

Embora banhada pelo Mar do Caribe, confessamos que esta não foi a característica que mais nos marcou na cidade. Até porque aquele mar azul típico do Caribe não é visto nas praias urbanas de Cartagena, sendo preciso se deslocar para algumas das ilhas da região, se você quiser conhecer uma típica praia caribenha.

As prais urbanas da cidade são, na verdade, bem sem graça, deixando  para os prédios históricos o papel de protagonista durante uma visita turística a Cartagena.

Cartagena das Indias

Seu centro histórico é todo cercado por sua antiga muralha (e, assim, é conhecido como Cidade Amuralhada), e a maior parte dos prédios históricos são bem preservados e cuidados, destacando-se as belas sacadas floridas que contribuem para aumentar o encanto do lugar. Na verdade, a prefeitura de Cartagena estimula as decorações das sacadas, oferecendo isenção de impostos para aquela que for eleita a mais bonita de todas.

Quem ganha com isso é o turista que tem o prazer de percorrer antigas ruas coloniais, experimentar a gastronomia local em seus charmosos cafés e restaurantes, percorrer sua extensa muralha ao final do dia enquanto aprecia um belo por do sol e se encantar em cada esquina.


A concorrência entre as sacadas é pesada

Como chegar 


Sem dúvida, a melhor forma para se chegar à cidade é de avião, vindo de Bogotá ou de outras cidades colombianas, como Cali, Medelín ou San Andres. O aeroporto internacional recebe voos de grandes companhias latino-americanas, como LATAM, Avianca e Copa Airlines, mas também é abastecido por empresas colombianas de mais baixo custo, como a Wingo.

Compramos nossa passagem de Bogotá a Cartagena pela Wingo e não tivemos nenhum problema com a companhia. O voo é curto e dura cerca de uma hora e meia. Só cuidado com a regra da empresa que permite o check in gratuito online entre 72 e 4 horas antes do voo. Caso você deixe para fazer  o check in com menos de 4 horas ou presencialmente, terá que pagar uma taxa extra (7 mil pesos colombianos por pessoa na época da nossa viagem).

Chegando ao aeroporto de Cartagena, você deverá pegar um táxi até o seu hotel. Fique atento para escolher guichês autorizados na área de desembarque, pagando antecipadamente. 

Como se deslocar em Cartagena das Indias


Só pegamos táxi duas vezes na cidade, do aeroporto para nosso hotel e deste de volta ao aeroporto. Nas outras vezes em que precisamos de algum transporte, utilizamos o Uber, embora não soubéssemos àquela altura que o serviço era proibido na Colômbia, na época.

Mas, na verdade, só precisamos do Uber para nos deslocar até o Castelo de San Felipe de Barajas, uma das poucas atrações que fica distante da Cidade Amuralhada. Se for pegar táxi, muito cuidado ao parar algum no meio da rua. Golpes são frequentes, sendo mais recomendado pedir para a recepção do seu hotel chamar um taxista de confiança.

Já dentro da cidade histórica, utilizamos o melhor meio de transporte para explorá-la: nossos pés. É perfeitamente possível fazer tudo a pé dentro das muralhas. E até para alguns lugares do lado de fora, como o bairro de Getsemani e a Marina (conhecida como Muelle Turístico de la Bodeguita), deu para ir caminhando.

Mesmo para o charmoso bairro de Getsemani, que fica fora da muralha, nós fomos caminhando. Único inconveniente é o sol intenso.


Até porque o trânsito de automóveis dentro da cidade murada não é dos mais simples. Embora os carros possam atravessar os portões da muralha e chegar até à porta de muitos dos hotéis, não será um deslocamento fácil caso você decida alugar um carro. Ainda pior: você sofrerá para encontrar um estacionamento.

Outro meio de transporte restrito à Cidade Amuralhada são as charretes que levam os turistas pelas ruas da cidade murada tanto durante o dia quanto à noite. Sinceramente, desencorajamos completamente este tipo de transporte por o considerarmos uma exploração com os cavalos.

As charretes são comuns dentro da cidade murada, mas não encorajamos


Já a chiva é um ônibus típico da cidade que leva o turista da Torre do Relógio, um dos marcos arquitetônicos do centro histórico, localizado em um dos seus portões de acesso a lugares mais distantes como o Castelo de San Felipe de Barajas. Na verdade, é uma espécie de ônibus turístico. O preço, no entanto, acima de 50 mil pesos colombianos, é mais alto do que o da corrida de táxi ou Uber.

A Torre do Relógio marca um dos principais portões de acesso à Cidade Amuralhada


Saindo pelo portão da Torre do Relógio, damos de cara com uma avenida bastante movimentada. Ali passam táxis, Uber e o típico Chiva.

O Muelle Turístico de la Bodeguita também fica nesta mesma avenida, próximo ao portão de acesso. É nesta marina onde você poderá contratar algum passeio de barco até as ilhas caribenhas do Arquipélago do Rosário


Onde se hospedar em Cartagena 


Na nossa opinião, o melhor lugar para se hospedar na cidade é dentro da sua cidade murada. Embora acabe saindo mais caro, há muitas opções de hospedagem, havendo opções para todos os bolsos. Você ainda terá a oportunidade de se hospedar em algum prédio histórico, cuja arquitetura lembra um pouco os riads árabes, também presentes na região espanhola da Andaluzia.

Ficando na Cidade Amuralhada, você ainda ficará próximo das principais atrações turísticas e poderá fazer quase tudo caminhando. E estará na parte mais bonita da cidade.

Mas se o que você busca é modernidade, talvez o melhor seja se hospedar no bairro de Bocagrande. Este corresponde à parte moderna da cidade, possui grandes redes de hotéis e fica próximo à praia e a lojas famosas, caso compras seja um dos seus objetivos. Como não costumamos focar em compras e já sabíamos que as praias urbanas da cidade não têm graça, nem passou pela nossa cabeça ficar em Bocagrande.

A parte moderna de Cartagena vista de longe


No entanto, tivemos um imprevisto com a nossa hospedagem. Havíamos feito a reserva na Casa Milat Hotel Boutique. Na véspera da nossa chegada, recebemos uma mensagem do hotel informando que ele estava lotado e nós seríamos remanejados para um outro hotel da mesma categoria. Embora este outro hotel ficasse próximo, era, ao contrário do prometido, de uma categoria bem inferior.

Obviamente, fizemos reclamação ao Booking.com, pelo qual havíamos feito a reserva, e deixamos claro que não havia a menor possibilidade de pagarmos o mesmo valor reservado, devido a disparidade entre as acomodações. Felizmente, conseguimos baixar o valor da diária, embora ainda ache que tenhamos pagado mais do que a categoria do hotel merecia. Portanto, evite o Casa Milat Hotel Boutique (encontrei, posteriormente, várias reclamações na internet de hóspedes que passaram pelo mesmo que nós).

Onde realizar o câmbio


Dentro da cidade murada, há casas de câmbio, assim como no aeroporto. A melhor cotação que encontramos, no entanto, para trocar dólares por pesos colombianos, foi no Bancolombia. Ele fica dentro da muralha, na chamada Plaza da Aduana, perto da Torre do Relógio. Há também caixas eletrônicos onde é possível sacar pesos colombianos.



Como é o clima em Cartagena das Indias


Não há muita variação da temperatura na cidade, que se mantém quente o ano inteiro, com temperaturas que frequentemente ultrapassam os trinta graus. Portanto, esteja preparado para passar calor seja quando for. E, portanto, não esqueça o protetor solar, os óculos escuros, roupas confortáveis e ingira bastante líquido enquanto estiver na cidade.

A época com maior precipitação de chuvas é o meio do ano, mas, mesmo assim, a temperatura não varia muito.
O sol e o calor não nos deu trégua em Cartagena

O que fazer em Cartagena


Caminhar sem rumo pelas belas ruas históricas da Cidade Amuralhada é, para nós, a mais agradável atividade para se fazer em Cartagena (esquecendo-se do calor, claro!). 

Além disso, vale à pena caminhar por sua muralha no final de tarde (quando o sol já deu uma trégua) e parar um pouco para apreciar o por do sol.

Passear pela muralha da cidade no final da tarde é um dos programas mais populares em Cartagena


Fora da muralha, vale à pena conhecer o charmoso bairro de Getsemani (dá para ir andando) e o Castelo de San Felipe de Barajas, uma antiga fortificação espanhola da cidade.

Castelo de San Felipe de Barajas


Se quiser focar na área moderna de Cartagena, fazer compras e pegar uma praia urbana, você pode ainda visitar o bairro de Bocagrande.

Mas, certamente, você deve estar se perguntando: e aquelas ilhas com praias caribenhas que vocês citaram mais acima?

Calma! É possível conhecê-las e esta é uma atividade bem comum entre os turistas que visitam a cidade. Diariamente, são muitas as opções de barco que partem da marina  para o famoso Arquipélago do Rosário. Este possui muitas ilhas, mas poucas delas são públicas.

Entre as praias públicas do arquipélago, destaca-se a Playa Blanca, a qual fomos e que eu, particularmente, detestei. Por ter um acesso de barco mais barato, ela costuma ficar lotada e tinha tanta gente que perdeu completamente o encanto de "praia do Caribe" para mim.

Playa Blanca (uma das poucas fotos que consegui sem uma multidão de turistas)


Portanto, se quiser uma experiência mais agradável, o ideal seria contratar um passeio para uma das muitas ilhas particulares. Só que, neste caso, os valores serão bem mais altos, em geral, acima de 150 mil pesos por pessoa.

Para visitar a Playa Blanca os valores variam de 30 a 50 mil pesos a depender do transporte escolhido: catamarã, lancha ou ônibus (há uma ponte interligando a ilha ao continente). Este passeio pode ser feito em combinação com a visita ao chamado Oceanário, ilha popular entre os turistas para apreciação da vida marinha.

De qualquer modo, se o Arquipélago do Rosário for sua única oportunidade de ter contato com o Caribe, não desanime. Mas se a ilha de San Andres também fizer parte do seu roteiro pela Colômbia, não vemos sentido algum em se gastar um dia com estes passeios (a não ser que você vá para alguma das ilhas particulares).

Um outro tour oferecido nas agências de turismo da cidade é o passeio de barco noturno até as Ilhas do Rosário, com o objetivo de ver os plânctons que se iluminam sob a superfície da água sob o céu estrelado da Colômbia. Lendo assim, parece imperdível, mas cuidado!! Não fizemos o passeio, porém conhecemos um casal de brasileiros em San Andres que fecharam este tour com uma agência e se depararam com um barco precário, lotado de turistas e sem coletes para todos. Resultado: o barco virou logo na saída.

Agora imagina: você no meio da escuridão, sendo jogado no mar junto a dezenas de outras pessoas. Por sorte, não havia idosos nem crianças no passeio e não houve vítimas. Mas fica o alerta para a precariedade e a falta de responsabilidade com a segurança dos clientes de algumas agências de turismo em Cartagena. Infelizmente, não tivemos conhecimento do nome da agência.





OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio



Nenhum comentário:

Postar um comentário