Menu

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Dicas úteis sobre Bogotá

A capital da Colômbia tem tudo que compõe uma cidade cosmopolita: cultura, gastronomia, história, uma grande área urbana e uma vida noturna agitada. Mas, infelizmente, muitos turistas acabam usando Bogotá apenas como base para conhecer destinos mais turísticos, como Cartagena e San Andres.  

Mas a cidade, praticamente uma "São Paulo da Colômbia", tem seus atrativos e, pelo menos, dois dias de estadia já podem ser suficientes para que você possa aproveitar o que ela tem de melhor. Neste post, daremos algumas dicas sobre a metrópole colombiana para ajudá-lo no seu roteiro por lá.


Bogotá

Como se deslocar em Bogotá


Como toda grande cidade, Bogotá tem seus problemas com o deslocamento, sendo ainda mais limitada quando se fala em transporte público, uma vez que não conta com um serviço de metrô. Deste modo, os visitantes acabam ficando limitados a três opções: ônibus, táxi e Uber.

O sistema de ônibus da cidade é reconhecido por sua eficiência e organização e se chama TransMilenio. São ao todo 12 linhas diferentes, funcionando em um esquema semelhante a um sistema de metrô. No site oficial, você pode checar o mapa, procurar por estações e simular uma rota. Cada passagem custa, atualmente, 2400 pesos colombianos que são debitados de um cartão específico, o TuLlave, que deve ser adquirido por 5000 pesos nas estações do TransMilenio. 

Optamos por não utilizar o sistema de ônibus. Primeiro porque queríamos otimizar nosso tempo entre as atrações da cidade. Segundo porque não conseguiríamos chegar a todos os lugares utilizando o TransMilenio e achamos que não valeria à pena comprar o cartão e carregá-lo para apenas algumas viagens.

O TransMilenio


Acabamos nos deslocando o tempo todo de Uber e não achamos as tarifas caras. O único problema é que, só no final da viagem, que descobrimos que o Uber ainda é proibido na Colômbia (pelo menos assim o era até fevereiro de 2019). Só então que entendemos a tensão de alguns dos motoristas que nos transportaram pela cidade.

Não utilizamos muito os táxis pelos muito relatos que lemos sobre golpes praticados por taxistas, desde taxímetro desligado durante a corrida até troca de notas por cédulas falsas na hora de dar o troco. Portanto, recomenda-se que não se pegue táxi nas ruas de Bogotá, mas sempre que se peça para seu hotel chamar um. Também é recomendado fazer o pagamento com dinheiro trocado. E fique atento ao taxímetro: ele costuma se localizar no espelho retrovisor, parecendo um relógio digital.


Como ir do aeroporto de Bogotá para o centro da cidade


Pegando link com o item discutido acima, você deve estar se perguntando como fazer então para ir do Aeroporto El Dorado até o seu hotel, já que o transporte público não é o forte de Bogotá. 

Embora haja uma linha do TransMilenio partindo do aeroporto até o centro de Bogotá, não achamos esta a melhor opção, especialmente para quem está chegando com bagagem em uma grande cidade da América Latina.

Sobra, então, o táxi. Mas cuidado: esteja atento para pegar um táxi autorizado. Logo no desembarque, você encontrará os guichês dos táxis e transfers autorizados. Mas, se quiser economizar, é bom ficar atento. Na saída de número 5 do terminal de desembarque, você encontrará o Tranfer Imperial. Fuja!!

Explico: embora o serviço seja bom e confiável, eles nos cobraram 62 mil pesos colombianos até o nosso hotel, próximo ao centro. Caso você esteja em um grupo de 5 ou mais pessoas, até valerá à pena. Mas como éramos apenas dois, acabou saindo bem caro.

Na nossa segunda chegada ao aeroporto, não cometemos o mesmo erro (de Bogotá, fomos a Cartagena e San Andres, retornando à capital após nossa visita à ilha caribenha). Na saída 3 do terminal de desembarque, pegamos um táxi autorizado que utiliza o taxímetro sem necessidade de pagamento antecipado. Foi cobrado ainda um adicional ao valor da corrida, referente à "taxa de aeroporto". De qualquer modo, o valor ainda saiu por metade do que havíamos gasto com o Transfer Imperial.

O cartaz na saída 3 do terminal de desembarque mostra a tarifa do táxi com taxímetro. É especificado o valor de partida, o adicional para cada unidade de distância e tempo e os adicionais.

Como é o clima em Bogotá


Bogotá se localiza a mais de 2500 metros de altitude, na Cordilheira Oriental dos Andes. Portanto, prepare-se para temperaturas frias em todas as épocas do ano. A temperatura média na cidade não varia muito ao longo do ano, ficando em torno dos 14 graus. Obviamente, durante o verão, o clima será menos frio, mas, mesmo assim, você precisará levar casacos na sua bagagem.

Visitamos a cidade durante o verão, em fevereiro, e foi preciso andar agasalhado, mesmo que, em torno do meio-dia, fosse possível tirar um pouco o casaco. 

Às vezes, era preciso usar casaco


Em outros momentos, o frio dava uma trégua

Onde se hospedar em Bogotá


São três os bairros considerados melhores para se hospedar na capital boliviana:

1. Zona Rosa: local frequentado pela classe média alta de Bogotá, possui muitos hotéis, restaurantes, lojas e shoppings. Mas acaba sendo a parte da cidade mais cara para se hospedar.

Zona Rosa


2. Zona G: embora seja um bairro que também concentre a classe média alta da cidade, acaba tendo muitas opções de hotéis, o que pode diminuir um pouco o valor das diárias. 

Tanto a Zona Rosa como a Zona G estão situadas no distrito conhecido como Chapinero. Na Zona Rosa é onde ficam duas famosas ruas de pedestres da cidade, que juntas formam a chamada Zona T. Mesmo que você não se hospede por lá, muito provavelmente, irá querer seguir até a Zona T para comer em um dos seus restaurantes.

Acho, no entanto, que estas opções de hospedagem ficam distante das principais atrações turísticas de Bogotá. Por isso, acreditamos que uma localização melhor de hospedagem seria:

3. La Candelária: parte do centro histórico de Bogotá onde estão situados as praças e museus de interesse turístico. O ideal é escolher um hotel entre as Carreras 1 e 5, para poder ficar em uma área mais segura e movimentada do bairro, mesmo à noite.

La Candelária

Mas calma! Estas não são suas únicas opções. Nós, por exemplo, não nos hospedamos em nenhuma delas. Acabamos escolhendo o bairro de Santa Fé, também  no centro da cidade, relativamente próximo à La Candelaria. Por ser uma zona mais comercial e menos turística, acaba ficando bem deserta à noite. Mas como só nos deslocamos de carro pela cidade, não foi algo que nos incomodou. 

E por que ficamos em Santa Fé? Por ter encontrado ali o hotel com melhor custo-benefício dentro do nosso orçamento. Ficamos no Expo Suites Parque Bavaria e não tivemos do que reclamar. Excelente atendimento, quartos confortáveis, WiFi eficiente e café da manhã básico, mas suficiente.


O que fazer em Bogotá


Obviamente, se você vai passar um tempo na capital colombiana, irá querer saber quais as principais atrações para se visitar na cidade. São elas:

1. Centro Histórico de Bogotá: com prédios e ruas históricos e icônicos museus, como o Museu do Ouro e o Museu Botero, o centro histórico é o coração de Bogotá. Lá você encontrará  também: a Plaza Bolívar, com a Catedral e o Palácio do Governo, o Centro Cultural Gabriel Garcia Marquez, o Museu da Esmeralda e o Museu casa da Moeda. Contamos em detalhes, em outro post, como foi nossa visita ao bairro La Candelária.

Centro Histórico de Bogotá

Museu Botero


2. Cerro Monserrate: junto com o centro histórico, é mais uma atração imperdível de Bogotá. Também contamos em detalhes a nossa visita ao Cerro Monserrate em outro post. 

Cerro de Monserrate


3. Zona T: como já dito acima, esta é uma área restrita a pedestres, localizada na Zona Rosa de Bogotá. É formada pela Calle 83 e a Carrera 12A e é repleta de restaurantes, de modo que as horas do almoço e do jantar são a mais propícias para se visitar o local. Há também muitas lojas ao redor, incluindo algumas de  marca, especialmente nos shoppings ali localizados: o Andino e o El Retiro. Como não fazemos muito o estilo de compras, focamos mais nos restaurantes. E já adianto que uma filial de um dos restaurantes mais famosos de Bogotá se localiza no El Retiro: o Andrés D.C. Mas falo mais sobre ele abaixo.

Chegando à Zona T


A Zona T corresponde a duas ruas para pedestres no meio da Zona Rosa


Shopping Andino


Zona T vista do Shopping Andino


Shopping El Retiro


4. Museu Nacional da Colômbia: mais antigo museu do país, não está exatamente em La Candelária, mas encontra-se relativamente perto de carro. Fechado às segundas, acabamos perdendo de conhecê-lo por não nos atentarmos para este fato. Nos demais dias, abre das 10 às 18h (aos domingos, fecha mais cedo, às 17 horas). O ingresso custa 4.500 pesos colombianos. 

5. Catedral de Sal em Ziquapirá: na verdade, não se trata de uma atração de Bogotá, mas da cidade de Ziquapirá, localizada a 45Km da capital. Corresponde a uma antiga mina de sal da região, no interior da qual chama a atenção duas catedrais de sal. Abre diariamente das 10 às 17h e a visita (sempre guiada) dura cerca de uma hora e meia.  Custa, atualmente, 57 mil pesos e recomenda-se que o ingresso seja comprado online. Havíamos incluído a atração, inicialmente, em nosso roteiro, mas confesso que nos faltou interesse no dia e acabamos desistindo de ir até lá. 

6. Parque de La Independencia: não chega a ser uma atração imperdível de Bogotá. Mas é um destes parques verdes dentro de grandes centros urbanas que quebra um pouco do ar cosmopolita. Como curiosidade, há uma antiga arena de touros no seu interior. O parque fica a apenas 10 minutos de caminhada da Pastelaria Florida, um tradicional confeitaria da cidade (falo mais sobre ela abaixo). Fomos do parque à confeitaria, caminhando pela Carrera 7, enquanto apreciávamos os grafites nos muros e prédios da cidade, tipo de arte estimulada pela prefeitura de Bogotá.

Parque de la Independencia








Antiga arena de touros





Grafites ao longo da Carrera 7

7. Mirador La Calera: eu havia lido que este é um dos melhores mirantes para se ver Bogotá do alto, mas já adianto algo importante: não vale à pena. Primeiro porque é longe e você vai gastar muito de táxi para chegar lá. Segundo porque não há absolutamente nada no local. Estava deserto. Fomos deixados na beira de uma estrada que sobe um dos cerros da cidade. O mirante é nada mais do que o próprio acostamento da pista. Havia apenas um restaurante fechado (talvez abra no final de semana, tornando o local mais agradável). Achamos perigoso e desnecessário para quem já vai subir no Cerro de Monserrate.

Mirador La Calera


Onde e o que comer em Bogotá


Sem dúvidas, comer é uma das principais atividades para quem faz turismo em Bogotá. Muito provavelmente, você irá querer experimentar algumas das comidas típicas da Colômbia e alguns restaurantes locais valem a visita.

Entre algumas das iguarias colombianas, podemos citar:

1. Arepas: espécie de massa de pão à base de milho, com os mais variados recheios. O sabor não será estranho aos nordestinos, acostumados às comidas típicas de milho. Será fácil encontrar arepas em Bogotá, seja em barracas de rua seja em cafés.

Arepa


2. Obleas: doce típico colombiano formado por duas finas camadas de waffle em forma de disco, entre as quais coloca-se um recheio doce, seja doce de leite, geleia de frutas vermelhas ou leite condensado. Também é vendido pelas ruas da cidade, especialmente, no centro.

Barraca vendendo obleas no centro de Bogotá. E, passando em frente, uma vendedora ambulante de tanajuras, mais uma iguaria local. Dizem que é afrodisíaco.


3. Ajiaco: sopa à base de frango, milho e diferentes tipos de batata.

Ajiaco


4.Aguapanela: servida quente ou fria, esta bebida é formada a partir da dissolução da rapadura na água, com adição de limão. Batizei de "chá de rapadura".

Aguapanela


5. Limonada de côco: ainda não entendi porque esta bebida tão refrescante também não é popular no Brasil, já que temos tantos coqueiros por aqui. Nós amamos  e acredito que a provamos em todos os dias da nossa viagem pela Colômbia.

Limonada de côco


6. Chocolate quente com queijo e pão: se você não está achando nada demais nesta "iguaria" é porque ainda não sabem como os colombianos a consomem: eles pegam o queijo e jogam dentro do chocolate quente. O queijo derrete e, assim, o colombiano toma o conteúdo da caneca com um pão saído do forno. Não experimentamos para afirmar se é bom ou não.

Obviamente, não podemos deixar de citar o clássico café colombiano, considerado um dos melhores do mundo. Dificilmente, aliás, você sairá do país sem trazer alguns sacos de café como souvenir. Nós, por exemplo, trouxemos como lembranças para nossos familiares, além de alguns sacos para nossa casa também, claro.

Além das comidas e bebidas típicas do país, há também excelentes restaurantes em Bogotá, seja para experimentar a gastronomia local ou mesmo a gastronomia clássica e contemporânea. Alguns que visitamos:

1. Crepes & Waffles: uma das redes de restaurantes mais populares da Colômbia, tem sua fama justificada. Nós amamos os crepes de lá. Um em específico, de camarão com molho de tomate não sai da minha memória gustativa. As sobremesas também são ótimas. E a boa notícia é que a rede tem filiais não apenas em Bogotá mas também em outras cidades do país, como Cartagena. Percebemos também que os próprios colombianos frequentam o restaurante, o que é sempre um bom indício de qualidade.

2. Casa Santa Clara e Casa San Isidro: estes dois pitorescos restaurantes se localizam em casarões situados no topo do Cerro de Menserrate. Servem comida típica colombiana e tem um preço um pouco mais alto devido à sua localização turística.

3. Pastelaria Florida: uma das docerias mais típicas de Bogotá, é frequentada pelos habitantes da cidade para tomarem seu tradicional chocolate quente com queijo e pão. Há, no entanto, muitas outras opções de doces e iguarias. E é mais uma local para se experimentar o café colombiano. Localiza-se na Carrera 7.

Pastelaria Florida





4. Andrés D.C.: com um cardápio bastante variado, tanto no almoço quanto no jantar, o clássico restaurante de Bogotá chama a atenção por sua decoração animada, por seus vários ambientes e por servir também como point de balada para aqueles que procuram uma vida noturna agitada na cidade. Os preços são os mais elevados que encontramos na capital boliviana, o que é justificado pela fama do local. Praticamente, mais uma atração turística de Bogotá. Como fugimos de baladas, fomos no horário do almoço (período bem calmo por lá). Escolhemos a filial localizada no Shopping El Retiro, situado na Zona T. Até porque a sede original fica bem afastada da cidade, em sua região metropolitana.

O Andrés D.C. do Shopping El Retiro


Um dos ambientes do restaurante


5. Juan Valdez Café: esta é a "versão Starbucks colombiana". São várias as filiais espalhadas por Bogotá (e por toda a Colômbia). Além de poder experimentar o típico café local, há também a opção de comprar e levar alguns sacos de café para casa. 



Certamente, há muitas outras opções que não tivemos tempo de experimentar e algumas coisas para se fazer na cidade que não conseguimos pelo tempo limitado. E você? Tem alguma dica a mais para dar sobre a cidade?




OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio


Nenhum comentário:

Postar um comentário