Menu

terça-feira, 8 de outubro de 2019

Como é a subida ao Cerro de Monserrate em Bogotá

Entre os morros que circundam Bogotá, o mais famoso deles é, sem dúvida, o Cerro de Monserrate. Localizado a mais de 3 mil metros de altura, o cerro abriga, no seu topo, a Basílica do Senhor de Monserrate. Mas o motivo para subi-lo vai além do religioso.

Do seu alto, é possível ter uma vista privilegiada da capital colombiana, mas também dos outros cerros em volta, além de ser possível provar a gastronomia local em um dos dois famosos restaurantes ali localizados: a Casa San Isidro e a Casa Santa Clara.

No alto do Cerro de Monserrate. Em meio à mata, vemos a Casa Santa Clara, restaurante no qual almoçamos naquele dia.

Para subir, se você fizer mais o estilo aventureiro, pode seguir a pé. Para a maior parte dos turistas, no entanto, há duas opções mais confortáveis: o teleférico e o funicular. A depender da época do ano, um dos dois pode estar em manutenção, mas o outro meio de transporte estará funcionando a todo vapor para levar os visitantes ao alto do cerro.


Na época em que o visitamos, em fevereiro de 2019, o teleférico estava em manutenção, de forma que nos restou subir de funicular. Ambos partem da mesma estação, que pode ser acessada de Uber ou táxi. Prepare-se para uma fila, já que esta é uma das atrações mais disputadas de Bogotá.

Estação do funicular e do teleférico que sobe ao Cerro Monserrate. A trilha para quem quiser fazer o trajeto a pé fica ao lado.

A bilheteria se localiza no local. O funicular custa 21 mil pesos ida-e-volta (aos domingos, é mais barato: 12 mil pesos). Funciona das 6:30 às 23:30h, mas a bilheteria fecha às 16h. O teleférico custa os mesmos valores, mas funciona por quase 24 horas (a bilheteria fecha às 22:30h), exceto aos domingos, quando funciona apenas das 10 às 16:30h. 

Na fila da bilheteria

A trilha para quem quiser subir ou descer a pé fica aberta das 5 às 13h para subidas e das 5 às 16h para descidas. Portanto, se quiser fazer o percurso caminhando, programe bem o seu horário. 

Cruz localizada na base do cerro, já especificando o caráter religioso do local


O funicular

Tanto subimos quanto descemos com o funicular mostrado na foto acima. O tempo de espera foi menos do que imaginamos e o tempo de subida dura poucos minutos. 

Chegando ao alto, a dica é se deslumbrar e fotografar a paisagem em torno. Há vários mirantes no local, incluindo a lateral da Basílica do Senhor de Monserrate. Há também algumas barracas de souvenir. E um caminho conhecido como "Caminho da Cruz", uma espécie de Via Crucis em meio à natureza do monte, adornada por esculturas trazidas de Florença.

O alto do cerro é bem organizado e tem boa estrutura


De lá, vemos o Cerro de Guadalupe, mais alto

Bogotá vista do alto


Uma das estátuas do "Caminho da Cruz"







A Basílica



Mais de Bogotá


Confesso que gostamos mais da vista dos cerros ao redor do que da cidade em si

A natureza sempre nos encanta mais

Mas também é válido apreciar a união da natureza com a cidade


Barracas de artesanato e souvenir no alto do cerro

Apreciando

Sem dúvidas, um local muito agradável

Após explorar bem o local e garantir algumas fotos, resolvemos escolher um dos restaurantes, a Casa Santa Clara. Enquanto esperávamos ele abrir para o almoço, sentamos na sua área externa e pedimos um café e uma outra bebida quente típica do país: a aguadepanela. Esta última batizei de chá de rapadura, pois foi exatamente o que me pareceu ser. Confesso que não achei muito saboroso.

Casa Santa Clara


Aguadepanela


O restaurante tinha uma comida típica colombiana muito boa e uma vista privilegiada a partir do alto do cerro. Ainda experimentamos a limonada de côco, esta sim uma bebida da qual gostamos e que tomamos em quase todo o restante da nossa viagem pela Colômbia. Como já era de se esperar, pela sua localização, o preço do restaurante era um pouco mais salgado, mas nada do outro mundo.

A deliciosa limonada de côco

Após nosso almoço, já satisfeitos com o nosso passeio, resolvemos descer de volta com o funicular. Não há limite de tempo para se ficar lá no alto. Então, curta de acordo com o seu ritmo. Sem dúvida, esta é uma das melhores atrações de Bogotá.



Para maiores informações sobre o local, você pode acessar o site oficial.



OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio


Nenhum comentário:

Postar um comentário