Menu

terça-feira, 29 de maio de 2018

Passeando de barco pelo Bósforo e conhecendo o bairro de Uskudar

Nosso último dia em Istambul (queria tanto ter passado mais uns dois dias por lá!!) começou com um dos passeios mais tradicionais da cidade: o passeio de barco pelo Estreito de Bósforo. E por que todo turista deve considerar fazê-lo? Porque esta é a melhor forma de se ter uma ideia real da dimensão gigantesca da cidade e de perceber o quanto ela é ainda mais linda do que você tinha ideia até então.

Fazendo o passeio de barco pelo Bósforo

Durante o passeio, nós fomos passando por locais que já havíamos conhecido, tendo uma outra perspectiva sobre eles, como os bairros de Ortakoy e Arnavutkoy, além de poder ver partes da cidade que não veríamos de outra forma, como boa parte do lado asiático.


Vendo o bairro de Ortakoy, de onde parte a Ponde de Bósforo, a partir do barco

O charmoso bairro de Arnavutkoy visto do barco

Aliás, uma coisa que percebemos durante o passeio é que o lado asiático é bem mais rico do que podemos imaginar. Mansões às margens do Bósforo eram uma constante na Istambul asiática enquanto o barco ia se distanciando da parte mais turística da cidade. E, obviamente, como não poderia deixar de ser em Istambul, mesquitas e seus miranetes iam também despontando do alto das colinas durante o passeio.

E estas mansões do lado asiático?


Mesquitas são uma constante durante o passeio


Quem mora às margens do Bósforo no lado asiático parece viver muito bem!


Em geral, os barcos que fazem este tour partem dos dois principais portos do lado europeu, nas extremidades da Ponte de Gálata: o porto de Eminonu e o porto de Karakoy. Não acho que faça muita diferença pegar em um ou em outro. Os horários são muitos ao longo do dia e podem variar bastante. Então, como você, inevitavelmente, passará próximo aos dois portos durante seus passeios pela cidade, recomendo que passe por um deles para checar o horário de saída no dia em que você pretende fazer o passeio.

Tentamos até comprar com antecedência, mas o funcionário da bilheteria disse que só vende no dia mesmo. Escolhemos o porto de Karakoy e chegamos lá uns 30 minutos antes do horário por nós escolhido. Eu estava preocupado em não ter mais vaga, mas o barco, na verdade, nem estava cheio.

Havíamos lido vários relatos na internet orientando a não comprar o passeio com vendedores ambulantes. E, realmente, achamos mais seguro deixar para comprar no porto mesmo. Não vimos dificuldade alguma e você não corre o risco de cair em algum golpe.

Se quiser, no entanto, comprar antes seu ingresso e ter um passeio mais turístico, você pode procurar a empresa Sehir Hatlari, que oferece dois tipos de passeios, um curto (por 12 liras turcas) e um longo (por 25 liras turcas), incluindo áudio-guias (a empresa tem um quiosque ao lado da Ponte Gálata). No website da empresa, é possível checar os horários de saída dos passeios e ver os valores atualizados.

O que nós fizemos foi da empresa Turyol e nos custou 15 liras turcas por pessoa. Uma coisa que percebemos é que o barco, na verdade, não tinha a função estritamente turística (pelo menos, o que nós pegamos). Na verdade, ele servia também de transporte público e ia parando nos diferentes portos ao longo do caminho. E isto acabou se mostrando uma vantagem para nós, como explicarei adiante.

O passeio é dividido em duas partes: a ida, rumo ao norte, e a volta, no sentido sul. Durante a ida, o barco vai seguindo mais próximo da margem européia do Bósforo, passa por baixo da Ponte do Bósforo, e vai parando em alguns portos desta margem, enquanto nos presenteia com a vista de palácios, fortalezas, mesquitas e pontes.

Durante a volta, o barco fica mais próximo da margem asiática, tão bonita quanto a européia (e até, aparentemente, mais rica).

O trajeto do nosso tour
Lado europeu
Passando por baixo da Ponte de Bósforo



Este é o Palácio Dolmabahçe, localizado na margem europeia do Bósforo. Infelizmente, não tivemos tempo de conhecer.

E, do nada, aparece esta fortaleza no lado europeu. Chama-se Rumeli Hisari.


Linda demais!!


Mas o lado asiático também tem fortaleza! Vizinha às mansões!!
O lado asiático


Ainda sobre o lado asiático, o bairro de Uskudar corresponde à última parte do passeio, antes do barco atracar de volta ao porto de partida. E, como Uskudar tem um dos principais portos desta parte asiática, com um grande fluxo de pessoas que vão e retornam do lado europeu, o barco acaba parando também neste porto. E foi aí que percebemos que poderíamos economizar com estas paradas.

Afinal, nosso próximo passeio daquele último dia seria exatamente passear por Uskudar, para o que seria preciso pegar um outro barco em Eminonu ou Karakoy, gastando mais uma passagem. Mas como o próprio barco em que estávamos já estava parando ali, era só descer e, após o passeio pelo bairro, pagar só o trecho de volta para a parte européia usando o transporte público aquático usual.

Portanto, acho uma boa ideia colocar, no seu roteiro, a visita de Uskudar logo após o passeio pelo Bósforo. No nosso caso, foi algo inusitado mas que se mostrou bastante eficaz, nos permitindo economia de dinheiro (que já estava bem escasso àquela altura) e otimizando o nosso tempo. Só se certifique antes se o passeio que você pegar, realmente, vai parar nos portos. Não sei se esta é uma prática comum a todas companhias.

Chegando a Uskudar

Mesquita em Uskudar



Iniciando o passeio pela orla de Uskudar


Uskudar nos pareceu mais tranquila do que a parte europeia de Istambul


E  muito bem organizada


Chegando próximo à Torre da Donzela


Em Uskudar, resolvemos apenas passear pelo bairro, às margens do Bósforo. Um dos passeios mais populares deste bairro é pegar um barquinho e seguir para a Torre da Donzela, localizada bem próximo à margem.

A Torre da Donzela. Ao fundo, vê-se as miranetes da Hagia Sophia e da Mesquita Azul


A atração, também conhecida como Torre de Leandro, é famosa devido às lendas que a cerca: 

Lenda 1: um poderoso sultão construíra a torre para isolar sua filha, já que, segundo uma profecia, a mesma seria mordida e morta por uma cobra ao completar 18 anos. Acreditando que, uma vez presa na torre, a donzela ficaria longe de cobras, o pai a isolou na construção. Mas, como presente por seu aniversário de 18 anos, ele cometeu o erro de dá-la de presente uma cesta de frutas. Uma cobra venenosa se escondera em meio às frutas, picando e matando a donzela para desespero do seu pai.

Lenda 2: Leandro era um jovem apaixonado por Hera, uma donzela que vivia aprisionada na torre. Toda noite, ele atravessava o estreito a nado para vê-la, orientando-se por uma lanterna acesa pela jovem. Mas, em uma noite de tempestade, o vento apagou a lanterna e Leandro, perdido, acabou se afogando no mar revolto. Hera, em desespero, se matou jogando-se da torre.

Como pode ver, nenhuma das duas lendas tem final feliz. Mas o que importa é que a Torre da Donzela está lá, em pé até hoje, funcionando como museu e restaurante/café. Está aberta ao público das 9 às 19h e a entrada custa 20 liras turcas. Os barcos partem a cada 15 minutos da orla.

Não visitamos a torre, mas deve ser uma boa ideia não apenas conhecê-la de perto como também comer algo em seu restaurante com vista para Istambul. Deixo aqui o site oficial da atração.

Local onde se pega o barco para a Torre da Donzela


Não a visitamos, mas a fotografamos bastante



Caminhamos mais um pouco pela agradável orla do bairro

E o céu, enfim, resolveu abrir naquele nosso último dia em Istambul

Prédios da parte europeia de Istambul vistos de Uskudar


Adoramos conhecer Uskudar

Almoçamos ali mesmo em Uskudar e, então, retornamos ao porto para pegarmos um barco de volta à parte europeia. Descemos no porto de Eminonu, passeamos ainda um pouco pelo bairro e, então, com tristeza, retornamos ao nosso hotel para pegar a bagagem e seguir para o aeroporto. 

Istambul nos deixava maravilhados por toda a sua grandiosidade histórica e arquitetônica. Cidade belíssima, a qual pretendemos retornar um dia!


OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário