terça-feira, 1 de maio de 2018

Como é a visita à Torre de Gálata

Construída no século XIV, com propósitos militares, durante a ocupação genovesa de Istambul, a Torre de Gálata (ou Galata Kulesi, como é chamada em turco), com seus quase 67 metros de altura, corresponde a um dos mais importantes monumentos da cidade e um dos mais visitados entre os turistas. O motivo? A magnífica vista do Bósforo e da cidade que se tem do alto do seu terraço.

Bósforo e Istambul vistos do alto da Torre de Gálata

Obviamente, não iríamos querer perder esta vista e, seguindo algumas dicas que havia lido na internet, deixei a visita para o final do nosso segundo dia em Istambul, com o objetivo de apreciar o por do sol do alto da torre (o que não deu certo como explicarei mais abaixo).

A Torre de Gálata meio que domina a vista sempre que você olha para a margem norte do Corno de Ouro, uma vez estando no bairro de Eminonu. Até mesmo do terraço do nosso hotel era a torre que sempre atraia a nossa atenção. Afinal, ela já foi a estrutura mais alta da cidade em tempos antigos e, mesmo hoje, pelo menos na área em que se encontra, ainda se destaca devido a sua altura.

A Torre de Gálata se destacando na paisagem vista a partir de Eminonu (margem sul do Corno de Ouro).

O mapa abaixo mostra a localização exata da torre. Perceba que ela está próxima à margem norte do Corno de Ouro, onde a Ponte de Gálata liga os bairros de Eminonu a Karakoy. Portanto, é possível seguir a pé até a torre, embora valha destacar que a área tem muitas ladeiras e a caminhada pode ser um pouco mais cansativa do que se pode esperar.

Mesmo de transporte público, a linha T1 de tram te deixará ainda na margem do Corno de Ouro (na estação de Karakoy), próximo à ponte, e você terá que seguir caminhando até a torre (mas serão apenas 10 a 15 minutos de caminhada).

O mapa mostra a localização da Torre de Gálata e o caminho, a pé, entre a estação de tram em Karakoy e o monumento.

Para visitar a torre, é preciso pagar um ticket que estava custando 25 liras turcas na época da nossa visita. A bilheteria fica no interior da torre, na sua base e a boa notícia é que não precisa subir escadas, havendo um elevador que te leva até o topo. Seu horário de funcionamento, no verão, costuma ser das 9 às 20:30h, abrindo diariamente (não consegui encontrar o horário de funcionamento durante o inverno).

Aos pés da Torre de Gálata

Assim que chegamos à torre e percebemos que ainda estava cedo, já que queríamos ver o por do sol lá de cima, resolvemos caminhar pelo bairro em volta antes de efetivamente subir ao topo da torre. Esta ideia acabou sendo um erro, já que, quando retornamos ao monumento, a fila que quase inexistia 30 minutos antes, estava enorme.

Passeando pelo bairro em torno da torre

E apreciando a torre entre as ruas

O jeito foi encarar a fila! No entanto, o problema maior foi quando chegamos ao alto: uma multidão de turistas se espremendo no pequeno espaço do terraço. Afinal, este é bem estreito, apenas envolvendo toda a circunferência da torre. E a gente sabe como nós, turistas, somos, né? Todos querem uma foto. E a vista, espetacular, é um convite a fotografias.

Chegando ao estreito terraço no alto da Torre de Gálata

Avistando o Bósforo

Lutando para conseguir espaço para uma foto

Encontrando a Hagia Sophia e a Mesquita Azul (lado direito da foto) e a Ponte Gálata atravessando o Corno de Ouro)

E percebendo que, o que não falta em Istambul, são mesquitas

E, assim, lá estávamos nós, espremidos, lutando para conseguir uma foto ou para pelo menos conseguir apreciar a vista sem ser interrompido por alguém tentando passar, ou nos empurrando para tirar uma foto ou colocando a cabeça no nosso campo de visão.

Resultado: desistimos de esperar o por do sol ali!! Realmente, deve ser fantástico, mas quando imaginei a concorrência para se conseguir uma vista do sol se ponto, percebemos que não valeria à pena e resolvemos ir embora.

Andamos mais um pouco pelo bairro e caminhamos em direção à Ponte de Gálata para atravessá-la rumo a Eminonu, bairro onde estávamos hospedados. E aqui vai uma dica: apreciar a por do sol a partir da Ponto de Gálata também é uma boa ideia. Aliás, muitos turistas fazem isso, escolhendo algum dos restaurantes localizados na ponte para aguardar o ocaso.

Seguindo rumo à Ponte de Gálata

E deixando a Torre de Gálata para trás

Enquanto atravessávamos a ponte, o sol já começava a baixar e paramos um pouco para apreciá-lo, enquanto centenas de gaivotas invadiam o céu e os miranetes das muitas mesquitas de Istambul iam se contrastando contra o céu crepuscular.

E já na Ponte de Gálata, o sol começa a descer

Percebam a quantidade de gaivotas no céu contra o sol

No topo da Torre de Gálata há em café e um restaurante que oferece jantar à noite. Fica a dica para quem quiser fazer uma refeição em um dos locais mais históricos de Istambul.