Menu

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Os Museus de Atenas

Durante a nossa passagem por Atenas, visitamos os dois principais museus da cidade: o Museu da Acrópole e o Museu Arqueológico Nacional. Ambos possuem inúmeras relíquias desenterradas durante as escavações arqueológicos pelo país, sendo que o primeiro concentra tudo que foi encontrado, especificamente, na Acrópole de Atenas.

Aconselho que ambos sejam visitados, já que te darão uma ideia ainda maior dos tempos gregos antigos. Mas, se seu tempo for pouco, escolha o Museu da Acrópole, pela sua localização mais central e por servir de complemento para a sua visita à Acrópole que, afinal, é a principal atração da cidade.

Afrodite, Eros e Pã retratados em uma das belas estátuas do Museu Arqueológico Nacional

Como é a visita ao Museu da Acrópole


Localizado no bairro de Plaka e bem próximo à Acrópole de Atenas, este museu possui uma arquitetura moderna que acaba servindo de contraste para as próprias ruínas arqueológicas que se destacam na cidade. Com suas enormes paredes de vidro, a ideia principal é permitir uma vista privilegiada da acrópole aos visitantes que passeiam pelos seus andares.


O Museu da Acrópole

O vidro, que parece funcionar como uma janela que conecta o presente ao passado, não está presente apenas em suas paredes, mas também no chão da sua entrada. Afinal, quando os construtores iniciaram as escavações para compor a base do prédio, acabaram encontrando ruínas de antigas construções atenienses. 

A ideia óbvia foi, então, cobrir parte do chão com vidro, permitindo aos visitantes que, ao olhar para baixo, iniciem a sua viagem ao passado antes mesmo de adquirir o ingresso de entrada. 

O chão de vidro na frente do Museu da Acrópole permite a vista das ruínas no subsolo






Esta parte do subsolo é mantida aberta


No saguão de entrada, você encontrará, além da bilheteria, uma loja (não poderia faltar, não é mesmo?) e um café.

Acima do saguão, há 3 andares: 

1. No primeiro, estão as relíquias encontradas durante as escavações da maior parte dos monumentos da Acrópole, como o Propileu, o Templo de Atena Nice e o Erecteion, destacando-se as famosas cariátides originais que formavam as colunas deste último. Estas colunas em formato de mulheres encontram-se, há anos, em restauração e um vídeo no local mostra aos visitantes como é parte do trabalho dos restauradores. 

As cariátides originais

Neste andar, também temos uma ideia da real cor com a qual eram pintadas as antigas esculturas gregas. Afinal, esta cor branca com a qual a vemos na atualidade é apenas o resultado do desbotamento da tinta com a qual elas foram pintadas. Todas estas estátuas eram, na verdade, coloridas. Embora, confesso, eu as prefira como são hoje.

2. No segundo andar, é onde funciona o restaurante do museu, onde é possível tanto almoçar quanto jantar. Ao lado do restaurante, há também um grande terraço ao ar livre de frente para a Acrópole. Não experimentamos a comida do local e, portanto, não podemos fornecer a nossa opinião sobre o cardápio.

A Acrópole vista a partir do terraço do restaurante do museu


3. O terceiro andar é todo dedicado ao principal monumento da Acrópole: o Partenon. E a ideia que tiveram foi bem original: eles ergueram quatro paredes, duas maiores e duas menores, formando um retângulo no centro do andar, do tamanho do Partenon. E assim, cada parede passou a representar um lado do monumento. E em cada uma delas, foi sendo anexada os pedaços do Partenon encontrados nas escavações, formando uma espécie de quebra-cabeças. 

Pedaços de uma das laterais do Partenon


Obviamente, a maior parte dos pedaçõs se perderam, mas é possível ir completando o resto com a nossa imaginação. Para ajudar, há maquetes do Partenon original no andar, assim como das estátuas que o adornavam.

Réplica em miniatura das estátuas dos deuses do Olimpo que adornavam o topo de uma das faces do Partenon


Réplica da face contrária à anterior, representando a disputa entre Atena e Poseidon (no centro) pela honra de se tornar padroeira (o) de Atenas


Eu adoro este museu, pela sua concepção, pelas ruínas logo na sua entrada, pela vista para o Partenon, pelas suas relíquias. 

O ingresso custa 5 euros (achei super barato) e o horário de funcionamento varia bastante a depender do dia da semana e da época do ano, podendo ser acessado neste link. O restaurante no segundo andar segue o mesmo horário de funcionamento do museu, exceto às sextas, quando ele fica aberto até a meia-noite.

Se você estiver hospedado em Plaka, conseguirá chegar ao museu caminhando. Mas, se estiver mais longe, basta pegar a linha M2 de metrô e descer na estação Akropoli, que está colada ao museu.


Mapa mostrando a localização do Museu da Acrópole. Percebam a sua proximidade em relação à estação de metrô Akropoli e à própria Acrópole.


Como é a visita ao Museu Arqueológico Nacional de Atenas


Não tão bem localizado quanto o Museu da Acrópole, o Museu Arqueológico é, entre as principais atrações da cidade, a mais afastada. Pegando como referência a Praça Sintagma, ele se encontra a cerca de 2 Km da mesma. 

De qualquer modo, estamos acostumados a caminhar bem mais do que isto quando viajamos, e, portanto, resolvemos ir até lá caminhando. Se não quiser ir andando, pode pegar a linha M1 do metrô e descer na estação Viktoria, localizada a cerca de 2 quarteirões do museu.

Escolhemos a manhã do nosso terceiro dia em Atenas, para conhecer o museu. Na verdade, entre o segundo e o terceiro dia, fomos a Istambul, onde passamos duas noites, antes de retornar à capital grega. E ainda bem que deixamos um museu para ser conhecido naquela manhã, já que começou a chover assim que terminamos o nosso café da manhã no hotel.

A entrada do museu fica na rua Patission. O portão de acesso se abre em um grande jardim, com a fachada do museu ao fundo. No topo da fachada, estátuas em referência à antiga arte grega. E, na sua entrada, réplicas das clássicas colunas gregas.

A fachada do Museu Arqueológico Nacional de Atenas


O ingresso também custa 5 euros. E o horário de funcionamento também varia de acordo com a época do ano e o dia da semana. Ver aqui

E o que tem para se ver neste museu? Estátuas, muitas estátuas. De todos os deuses do Olimpo. De deuses mais inferiores. De heróis gregos. De criaturas lendárias da mitologia grega, especialmente, dos faunos. Zeus, Poseidon, Atena, Afrodite, Hades, Apolo. Estão todos lá. E eu adorei apreciar cada estátua, considerando o meu fascínio pela Mitologia Grega.

Estátua que poderia ser de Zeus, segurando o seu raio, ou de Poseidon, segurando o seu tridente. Ninguém conseguiu descobrir...

Afrodite


Pã, o deus da natureza, e que deu origem ao termo paganismo

Não faço mais ideia de quem seja este



Zeus no centro (ou seria Poseidon??)

Asclépio

Algum nobre grego antigo

O museu também tem vasos gregos

Muitos vasos


Após deixar o Museu Arqueológico Nacional naquele terceiro e último dia em Atenas (e na Grécia), resolvemos apenas passear pela cidade, revisitar os lugares dos quais mais gostamos, percorrer pela enésima vez as ruas de Plaka, comprar as últimas lembrancinhas e, claro, desfrutar mais da deliciosa comida grega.

Esperamos poder retornar logo a este que é um dos nossos países preferidos dos, até então, conhecidos...

A Grécia...


nos deixou...


cheios de saudade...



OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário