Menu

domingo, 27 de agosto de 2017

Refletindo sobre a Grécia

A Grécia deveria ser um destino obrigatório na lista de qualquer viciado em viagens. O país, com os seus 15 mil quilômetros de litoral e o seu arquipélago de cerca de 3 mil ilhas, oferece uma infinidade de atividades, paisagens e passeios que, dificilmente, desagradará o turista mais exigente. De praias deslumbrantes a ruínas históricas, de ilhas paradisíacas a templos milenares, a Grécia encanta tanto quem ama praia e natureza quanto quem se deslumbra com museus e história.

Santorini, na Grécia

Berço da civilização ocidental, os gregos antigos moldaram muito (ou quase tudo) do que vivemos no mundo contemporâneo. Passando pelas artes, pela filosofia e pelas ciências, a Grécia Antiga criou a base para o padrão de sociedade ocidental que conhecemos hoje. E isto fica evidente quando analisamos com calma os diversos museus e sítios arqueológicos espalhados pelo país. Na Grécia, a Medicina teve sua base, a Política foi desenhada como a conhecemos hoje, e até as Olimpíadas foram criadas. Passear pelo país é desbravar o nosso passado, é refletir sobre a origem dos nossos hábitos e tradições, é ficar cara a cara com a origem da civilização moderna.



Sítio Arqueológico de Olimpia, onde teve origem os Jogos Olímpicos

E o mais interessante é que nenhum desses aspectos da sociedade moderna pode ser desvinculado da tão conhecida Mitologia Grega. Da Medicina aos Jogos Olímpicos, tudo era concebido, a princípio, como uma forma de honrar os deuses do Olimpo. Cada aspecto da natureza era explicado a partir de alegorias mitológicas, misturando ciência e mito. Cada particularidade da vida tinha uma representação dentro da Mitologia Grega. Obviamente, o surgimento da filosofia, na própria Grécia, contribuiu para que ciência e religião se distanciassem cada vez mais, transformando em mitologia o que era tido como religião na época.

E é interessante perceber como algo considerado tão sagrado para os gregos antigos (afinal, eles levavam, sim, os Deuses do Olimpo a sério, com seus próprios rituais religiosos, sacrifícios e oferendas) tornou-se, no mundo moderno, algo tão absurdo. Religião virou mito. Zeus, Poseidon, Apolo e Hermes viraram personagens de filmes de fantasia. E por que estou falando tanto em mitologia? Porque viajar pela Grécia é ser bombardeado por todo tipo de referência mitológica.

Afrodite, Eros e Pan, deuses mitológicos representados pela antiga arte grega exposta no Museu de Arqueologia de Atenas

São inúmeros os templos dedicados aos deuses espalhados pelo país. Templo de Zeus, Templo de Atenas, Templo de Hefesto (vistos na capital Atenas). Sítios arqueológicos inteiros dedicado a um único deus, como o de Delphos, cidade antiga construída em torno do culto a Apolo. Anfiteatros construídos em homenagem a Dionísio (em Atenas) ou a Asclepius, deus da Medicina (em Epidaurus).

Anfiteatro construído em homenagem ao deus da medicina, Asclepius, localizado no sítio arqueológico de Epidaurus

Templo de Hefesto, localizado em Atenas


As lojas de souvenirs estão repletas de artigos que fazem referência à mitologia grega. O nome de hotéis, restaurantes, agências de turismo, empresas de transporte, está tudo relacionado aos deuses mitológicos. E, se você se interessa pelo tema e quer se conectar ainda mais com tudo isso em uma viagem pelo país, recomendo que leia algum livro sobre o tema antes ou durante a viagem. Foi o que fiz, aproveitando cada viagem de avião, ônibus ou barco, para entender um pouco mais sobre a Mitologia Grega. E esta decisão apenas enriqueceu ainda mais a minha experiência.

Outro aspecto que me fascinou no país foi o seu alfabeto, aparentemente, tão estranho a nós. Na verdade, bastou eu parar um pouco para analisá-lo para perceber que ele não parece tão absurdo assim. Afinal, muitas das letras gregas são utilizadas por nós em diversas áreas da ciência, como a matemática, a física e a química, por exemplo. Além disso, há uma correspondência lógica de cada uma das letras gregas com o nosso próprio alfabeto. Obviamente, não sei falar grego, mas me diverti tentando ler as palavras escritas com o alfabeto local e, ao final, tudo ficou parecendo fazer mais sentido.

Acho que deu para perceber que muito da nossa realidade sofre influência da Grécia Antiga, não é mesmo? Nossa linguagem, nossas ciências, nossa arte, todas as nossas áreas de atuação (humanas, exatas ou saúde), nossos hábitos e costumes, enfim, muito do que somos ainda é influenciado pelos antigos gregos. E conhecer tudo isso de perto foi, sem dúvida, uma das nossas experiências mais enriquecedoras!

Mas clama!! Não apenas de aspectos culturas e históricos é feita uma viagem pela Grécia. A natureza foi extremamente bondosa com este país. E basta ver algumas fotos das praias e ilhas espalhadas por lá para entender o que estou dizendo. Com praias estonteantes e um azul do mar de fazer os olhos tremerem de alegria, o turista terá a chance de recarregar a alma em uma viagem pelo país, seja apenas relaxando em uma de suas inúmeras praias e ilhas, seja navegando por um dos seus mares, seja curtindo as muitas opções de festas que animam muitas de suas praias.

Conhecendo as praias de Mykonos


E o que dizer daquelas ilhas adornadas por casinhas brancas de teto ou janelas azuis que permeiam a nossa imaginação sempre que ouvimos a palavra "Grécia"? Sim, elas existem. E, neste ponto, Santorini é, certamente, a mais bela de todas e a que melhor representa o que esperamos ver em uma ilha grega. Mas não se engane, o país é repleto de muitas outras ilhas paradisíacas, ganhando de Santorini no quesito "praia", inclusive. Ou você nunca ouviu falar da famosa Navagio Beach, por exemplo, localizada na ilha de Zakynthos e já eleita a praia mais bonita do mundo?


A bela Santorini


Navagio Beach, na ilha de Zakynthos


O país também não fica atrás no aspecto gastronômico. E vale demais experimentar as comidas típicas, como a Moussaka (uma espécie de lasanha a base de berinjela. Espetacular!), assim como provar o magnífico azeite de oliva fabricado por lá. Considerado por muitos (e com justiça), o melhor azeite do mundo, dificilmente, você deixará a Grécia sem uma amostra do mesmo na bagagem (da próxima vez, teremos que trazer mais, pois o que trouxemos não durou muito. E, agora, está difícil consumir o "azeite extra-virgem" vendido por aqui...). Excelentes restaurantes não faltam nos principais centros turísticos do país, incluindo as típicas tavernas gregas, onde se serve a tradicional comida local. Plaka e Monastiraki, por exemplo, dois dos bairros mais turísticos de Atenas, estão repletos de ótimas tavernas e, não à toa, foram neles que almoçamos e jantamos em todos os nossos dias passados na capital da Grécia.

A deliciosa Moussaka

Plaka, um dos mais charmosos bairros da capital Atenas, está repleto de bons restaurantes

Acho que já deu para perceber que uma viagem pela Grécia, dificilmente, não te agradará, concorda? O difícil mesmo vai ser escolher o que conhecer em uma primeira viagem ao país. Ou você achava que em uma única visita seria possível conhecer tudo? Não! Não há apenas Atenas, Zakyntos, Santorini e Mykonos para se conhecer por lá. Há muito, muito mais!!

Afinal, são, aproximadamente, 3 mil ilhas!! E o continente tem muito mais do que apenas a sua capital Atenas. O Peloponeso (península separada do resto do continente pelo Estreito de Corinto) guarda pequenas e belas cidades espalhadas por sua cadeia de montanhas (na verdade, 80% do país é montanhoso) ou situadas no seu belo litoral, e alberga sítios arqueológicos que encantam pela beleza e história, como os de Olímpia e o de Epidauros. Seguindo, ainda, rumo ao norte do continente, você poderá conhecer Delfos e a surreal Meteora (dois locais que conheci na minha primeira viagem ao país, mas que, infelizmente, não tive tempo de revisitar agora).

Lagkadia Arkadias, pequeno vilarejo incrustado nas montanhas do Peloponeso

Sítio arqueológico de Delfos (foto tirada na minha primeira viagem à Grécia)

Meteora e suas incríveis formações geológicas, encimadas por mosteiros seculares (foto tirada na minha primeira viagem à Grécia)

Portanto, prepare-se para sofrer na hora de montar o seu roteiro, porque você terá que cortar muita coisa que gostaria de conhecer. Mas calma! Retornar ao país mais vezes para conhecer o resto, não será nenhum sacrifício. 

E nos próximos posts, prometo ao máximo ajudar vocês a montarem um roteiro pela Grécia. Estejam prontos para as inúmeras dicas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário