Menu

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Dicas gerais sobre Viena

Para o turista, Viena é uma cidade fácil de ser percorrida. Suas mais importantes atrações turísticas encontram-se concentradas no centro histórico da cidade ou em suas proximidades e o sistema de metrô é eficiente e permite acesso fácil a todos os locais de interesse. Para quem tiver a intenção de partir da capital austríaca para alguma outra cidade do país, há um eficiente sistema de transporte ferroviário, com inúmeros trens ligando diferentes cidades em diversos horários.

Abaixo, listo uma série de dicas sobre Viena. Em postagens posteriores, detalharei as atrações que visitei a partir do roteiro que tracei na cidade.

1. É preciso visto para visitar a Áustria? E como funciona o serviço de imigração no país?


Não. A Áustria faz parte do chamado Espaço Schengen, como explico nesse post. Portanto, caso você entre na Europa por algum outro país que seja integrante do acordo, não será preciso mais passar pelo serviço de imigração para entrar na Áustria. No nosso caso, passamos pela imigração em Roma, onde nos foi apenas interrogado quais países visitaríamos, sendo nossa entrada autorizada sem nenhuma complicação.

2. Qual a moeda utilizada na Áustria?

A Áustria faz parte da Zona do Euro e, infelizmente, não é exatamente um país barato. Portanto, se estiver planejando uma viagem conjunta com cidades como Praga e Budapeste, como é comum acontecer entre os turistas, esteja preparado para gastar mais com transporte, hospedagem e alimentação na Áustria do que em países como a República Tcheca e a Hungria.

3. Como o centro de Viena está organizado estruturalmente? E quais suas principais atrações turísticas?

Como falei anteriormente, a maioria das atrações da cidade está concentrada no centro histórico de Viena ou em seus arredores. O centro histórico abriga os mais marcantes e belos prédios da cidade e encontra-se circundado pelo chamado Ringstrasse, um anel viário construído ao longo da antiga muralha que cercava a cidade. 

Percorrendo o anel, estão importantes prédios da capital, como a Ópera de Viena, o Rathaus (prefeitura da cidade) e o Parlamento, e três dos mais belos parques da cidade: o Stadtpark, o Burggarten e o Volksgarten. Mais ou menos no centro da área circundada pelo Ringstrasse, está a belíssima Catedral de St Stephan e a Stephansplatz, uma das praças mais movimentadas da cidade e, para a qual, confluem ruas importantes, como a Graben e a Karntner Strasse.

A belíssima Catedral de St Stephen, localizada no centro histórico de Viena


Ainda dentro da área cercada pelo anel viário, temos o famoso complexo palacial de Hofburg, que inclui o Palácio Imperial, o Museu de Sissi, a famosa Escola de Equitação e a belíssima Biblioteca Nacional de Viena. A Galeria de Arte Albertina, a casa na qual Mozart morou em Viena, o antigo bairro judeu e a Haus der Musik também estão localizadas nesta mesma área. Como é possível perceber, pelo mapa abaixo, toda essa região é facilmente percorrida a pé.

O tracejado em vermelho indica o anel que circunda o centro histórico. Note que uma ramificação do rio Danúbio limita a Ringstrasse ao norte. A seta vermelha indica a Stephenplatz, onde se localiza a catedral da cidade. Os círculos vermelhos sinalizam várias das atrações localizadas dentro ou ao redor da área delimitada pelo anel viário.


No entanto, algumas importantes atrações da cidade se localizam fora desse anel central. Entre elas, os outros dois palácios vienenses que valem muito a pena ser visitados: o Belvedere e o Schonbrunn (o Palácio Imperial de Hofburg fica delimitado pelo anel viário como mostrado acima). O primeiro encontra-se mais próximo e logo ao sul da Ringstrasse. Já o segundo, embora mais afastado, pode ser facilmente acessado pelo metrô.

Palácio Imperial de Hofburg, localizado no centro histórico


Embora não exatamente no núcleo do centro histórico, o Belvedere se localiza bem próximo, como é possível ver no mapa

Belvedere, localizado logo ao sul do Ringstrasse

Como é possível perceber, o Palácio de Schonbrunn é o mais afastado do centro da cidade

Palácio de Schonbrunn, o mais afastado do centro histórico


Outra importante atração um pouco mais afastada do centro histórico, mas também facilmente acessada através do metrô, é o secular parque de diversões Prater, que conta com a famosa e histórica roda de gigante de Viena, a mais antiga do mundo.

Localização do antigo parque de diversões Prater

Prater


4. Como é o metrô de Viena?

A capital austríaca conta com 5 linhas principais de metrô, com inúmeras estações espalhadas pelo centro da cidade e facilmente reconhecidas por placas com a letra U. Todas as atrações principais da cidade têm uma estação nas suas proximidades e, mesmo que você não se hospede exatamente no centro de Viena, caso haja uma estação de metrô próxima ao seu hotel, se locomover na cidade será extremamente fácil.



Os tickets podem ser comprados diretamente em máquinas de auto-atendimento, com uma sequência de procedimentos de fácil entendimento. O single ticket, que dá direito a apenas uma única viagem (com direito à baldeação) custa 2,20 euros. Existe, no entanto, as opções de tickets com validade de 24h, que permite o uso ilimitado do transporte no período de um dia e custa 7,60 euros (se você planeja fazer mais de 3 viagens de metro no período de 24h, vale mais a pena adquirir este ticket); e com validade de 48h, que custa 13,30 euros.

Uma vez com o ticket em mãos, independente do tipo adquirido, você deve validá-lo em uma das máquinas azuis que costumam se encontrar na passagem para as plataformas. A validação do ticket é a confirmação de que ele foi utilizado e, uma vez dentro do trem, você pode ser abordado por algum fiscal que checará se o procedimento foi realizado. Caso o passageiro seja flagrado sem o ticket ou com o mesmo sem validação, uma multa será cobrada. Durante minha passagem por Viena, não fui abordado nenhuma vez pela fiscalização, mas recomendo fortemente que você não esqueça de sempre validar seu ticket, não apenas por precaução, mas, especialmente, por uma questão de honestidade.




Para validar o ticket, basta inseri-lo no espaço amarelo presente na parte de baixo na máquina, como visto na foto acima (no próprio ticket você verá uma seta indicando o lado e a extremidade que deverá ser inserida). Você, então, ouvirá um ruído rápido que indica a validação. Após ouvir este ruído, puxe o ticket de volta e cheque se o mesmo foi realmente marcado pelo aparelho.

Agora basta seguir para a plataforma de embarque (não há catracas, já que o que comprova a utilização do ticket é a sua validação). Se precisar pegar alguma escada rolante para chegar à plataforma, lembre-se que, na Europa, os cidadãos se mantém à direita do degrau, de modo a deixar todo o lado esquerdo livre para aqueles que estão mais apressados e precisam descer ou subir a escada correndo. É uma questão de educação e, caso você bloqueie o lado esquerdo, pode sofrer uma bela de uma repreensão. Portanto, nada de formar duplas no mesmo degrau das escadas rolantes, seja nas estações de metro ou em outros locais.

Nas plataformas, painéis digitais indicam o tempo que falta para a chegada do próximo metro. 


5. Quais as opções de transporte entre o aeroporto e o centro de Viena?

Como em qualquer aeroporto, há sempre a opção de se pegar táxi até o hotel em que você se encontra hospedado. Mas, em Viena, uma opção bastante atrativa, confortável e mais econômica é o City Airport Train (CAT), um trem que sai do aeroporto em direção ao centro da cidade, sem nenhuma parada no caminho. Custa 11 euros por pessoa e demora exatos 16 minutos até o seu destino final: uma estação de metrô no centro da cidade, a Landstrasse ou Wien Mitte, como também é conhecida. Esta estação localiza-se próxima ao Stadtpark e é abastecida por duas linhas de metro: U3 e U4, a partir das quais você poderá acessar o seu hotel. Outra opção é, estando uma vez na Wien Mitte, pegar táxi até o local de hospedagem. 

O CAT, partindo do aeroporto, funciona das 6:06 às 23:36h, com saídas a cada 30 minutos (nos minutos 6 e 36 de cada hora). No sentido inverso, a partir de Wien Mitte, os trens funcionam entre 5:38 e 23:08h. O ticket do CAT pode ser adquirido em máquinas de auto-atendimento presentes já ao lado das esteiras de bagagem. Para acessar a plataforma, basta seguir as placas que indicam o caminho, como a mostrada na foto abaixo. Mais informações sobre o CAT no site oficial.

Máquina para compra do ticket do CAT, localizada ao lado das esteiras de bagagem

Placa indicando o caminho até a plataforma onde se pega o trem

Ticket do CAT

Interior do trem

Mas existe ainda uma outra opção para ir do aeroporto ao centro de Viena: um ônibus (da Vienna Airport Lines) que vai até uma importante estação de trem da cidade, a Westbahnhof, após um trajeto de 45 minutos, parando no caminho (após 30 min) em outra estação de trem, a Meidling. Tem a vantagem de ser mais barato (custa 8 euros) e de levar os passageiros até dois importantes pontos da cidade. Os ônibus partem do aeroporto a cada 30 min, nos minutos 05 e 35 de cada hora, e funcionam das 06:05 às 00:04h. No sentido inverso, partem da Westbahnhof nos minutos 10 e 40 de cada hora, funcionando das 5:10 às 23:10h Os horários de saída nos dois sentidos, incluindo as paradas na estação Meidling, podem ser vistos neste link. Os tickets podem ser comprados diretamente com o motorista ou em máquinas da Vienna Airport Lines.

6. Como ir de Viena para outras cidades da Áustria?

Viena possui três estações de trem principais que fornecem inúmeras opções de transporte ferroviário para diversas outras cidades do país nos mais diversos horários. São elas: a Westbahnhof (abastecida pelas linhas U3 e U6 do metrô), a Meidling (servida pela linha U6 do metrô) e a Hauptbanhof (servida pela linha U1 do metrô). Portanto, ao comprar sua passagem de trem, cheque a estação exata da qual o mesmo partirá.

A principal companhia de trem da Áustria é a ÖBB, em cujo site pode ser efetuada a compra do ticket online. Informando as cidades de origem e destino, assim como a data da viagem, você terá acesso a uma lista de opções de horários e preços. Pesquisando com antecedência e tendo um pouco de flexibilidade no horário, é possível conseguir excelentes valores. Há também as opções de primeira e segunda classe.

Uma vez efetuada a compra, basta imprimir o ticket eletrônico e comparecer na estação, indo diretamente para a plataforma. Aconselho chegar com certa antecedência à estação para poder verificar, nos painéis eletrônicos, o número da plataforma na qual você deverá pegar o trem (esta informação não é fornecida antes). Uma vez na plataforma, tenha cuidado para entrar no vagão da classe correspondente a sua compra (os números 1 para primeira classe e 2 para segunda costumam estar aparentes nas portas dos vagões). Nenhum funcionário checará sua passagem antes de sua entrada no trem. Apenas após a saída do mesmo, um fiscal passará pelos vagões checando seu ticket e seu passaporte.

O conforto dos trens na segunda classe varia bastante. Peguei trem 4 vezes durante minha passagem pelo país e, em todas, o trem era diferente. Alguns tinham espaço específico para a bagagem, enquanto, em outros, era preciso colocá-la atrás das poltronas. Apenas um trem tinha WiFi. Todos tinham tomada para recarregar aparelhos eletrônicos.

E lembre-se:os trens, na Áustria, são extremamente pontuais.

Entre as cidades austríacas mais visitadas a partir de Viena, estão: Salzburg, Innsbruck e Hallstatt. Mas muitos turistas também partem da capital austríaca para cidades em outros países (especialmente Praga, Bratislava e Budapeste), para as quais também é possível encontrar inúmeras opções de horários.

Além do trem, o ônibus é também uma ótima opção para deslocamentos entre cidades austríacas ou entre a Áustria e outros países, sendo possível, muitas vezes, encontrar passagens mais baratas do que as de trem, além de se conseguir trajetos mais curtos. Mas esteja certo de utilizar empresas de ônibus com serviços confiáveis e confortáveis. Empresas recomendadas: Postbus, Eurolines e Student Agency. As passagens podem ser adquiridas online nos três sites, bastando comparecer com o ticket impresso no local indicado. Dependendo da cidade de origem e/ou destino, mais de um local de partida/chegada pode ser encontrado, incluindo o próprio aeroporto de Viena.

Como sempre acontece na Europa, encontrar transporte entre cidades e/ou países a partir da Áustria não é difícil e, com uma boa pesquisa, é possível encontrar bons preços com conforto razoável.


OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.
2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário