Menu

sábado, 16 de novembro de 2019

Como é a visita à Isla Acuario, em San Andres

A Isla Acuario é, na verdade, um pequeno banco de areia a alguns poucos quilômetros da costa de San Andres, onde uma barreira natural forma uma piscina de água cristalina, cuja cor e tranquilidade encanta qualquer um.

E, por pouco, não perdemos a visita a esta que acabou sendo nossa atração preferida em San Andres. Afinal, como havia lido que, por ser uma área pequena, acaba ficando superlotada de turistas, acabei colocando como algo opcional no nosso roteiro. E só fizemos o passeio porque a ilhota conhecida como Johnny Cay estava com o acesso fechado para visitação.

Isla Acuario. E pensar que este paraíso não estava como algo obrigatório em nosso roteiro!


É verdade que o local fica superlotado, mas isto não nos atrapalhou. Até porque a piscina que se forma em volta é extensa e sempre dá para você fugir da multidão indo para uma área mais afastada. E ainda há a opção de passar um tempo em Haynes Cay, ilhota muito próxima ao Acuario, para a qual é possível se deslocar a pé.


Haynes Cay, vista da Isla Acuario. O trajeto entre as duas pode ser feito, tranquilamente, a pé.


O passeio para a Isla Acuario pode ser adquirido na Cooperativa Multiactiva de Transporte Marítimo, localizada na praia de Spratt Bight, a praia do Centro de San Andres. Como fico sempre ansioso deixando para adquirir os passeios em cima da hora, tentamos comprar no dia anterior. Mas não conseguimos, pois fomos ao final da tarde e a cooperativa já estava fechada.

A Cooperativa Multiactiva de Transporte Marítimo, na praia de Spratt Bight. Após a compra do passeio, o turista deve aguardar o guia no local.

Por conta disso, chegamos 1 hora antes do passeio (que costuma sair às 9h da manhã), adquirimos o tour e vimos outras pessoas que chegaram mais tarde também conseguindo comprar. Então, não parece haver mesmo esta necessidade de se comprar com antecedência.

Na hora da compra, você pode optar por duas opções de retorno: às 11 horas (estava custando 15 mil pesos) ou às 13 horas (estava custando 20 mil pesos). No momento, acreditávamos que 2 horas seriam suficientes por lá e optamos por retornar às 11 horas. Mas nos arrependemos assim que chegamos ao Acuario.

Foi ver esta água e se arrepender de ter comprado o passeio apenas por 2 horas.

Fomos imediatamente hipnotizados pela beleza do local e tudo que queríamos era ter o máximo de tempo possível ali. Mas tivemos sorte. De todo o grupo no barco, apenas nós dois havíamos comprado o regresso para às 11 horas. Para não ter que retornar à praia mais cedo só para nos deixar, o guia perguntou se concordávamos em retornar só às 13 horas, sem pagar nada a mais por isso. Obviamente, concordamos.

O transporte é feito em um barco simples. Se você for na frente, pode se molhar um pouco, mas como você está fazendo este passeio exatamente para se molhar na majestosa água caribenha, este não será exatamente um problema. Só cuidado com os seus pertences.

O barco que nos levou à Isla Acuário. O trajeto é curto. Do outro lado do mar, na foto, avistamos San Andres.


E, por falar em pertences, embora a ilha seja apenas um banco de areia, há armário para alugar no local (estava custando 10 mil pesos colombianos), o que ajuda muito na hora de guardar suas coisas e ir curtir o mar com tranquilidade. O banco de areia conta ainda com um restaurante e algumas barraquinhas vendendo comidinhas típicas da Colômbia. Também há onde comer em Haynes Cay. Então, não precisa se preocupar que você não passará fome na Isla Acuario.

Embora seja um banco de areia, a Isla Acuario possui uma certa estrutura


Ao chegar ao Acuario, o guia oferecerá um tour alternativo: um passeio em um barco com chão de vidro, que permite a contemplação da vida marinha abaixo da água, enquanto se percorre o mar de San Andres. O passeio custava 20 mil pesos colombianos por pessoa.

Não fizemos este passeio e preferimos ficar curtindo aquela água deliciosa em torno do banco de areia. A piscina natural que se forma é bem rasa e a água é bem calma e quase sem ondas. É possível admirar a vida marinha, considerando a transparência da água. A carcaça de um navio naufragado visto no horizonte, também chama a atenção dos turistas.

Era hora de contemplação


A cor do mar é hipnotizante


No início, o local nem fica tão lotado assim. Depois que vão chegando as lanchas particulares é que vai enchendo mais.

Na foto, praticamente, não dá para ver, mas, no horizonte, há a carcaça de um navio naufragado.

Recomenda-se fazer o passeio com sapatilhas aquáticas, já que o fundo do mar ali é repleto de pedrinhas que podem machucar os pés. Na Isla Acuario, inclusive, as sapatilhas são vendidas (e o preço estava melhor do que nas lojas do centro).

Também caminhamos até Haynes Cay para explorar a ilhota. O trajeto é curto e feito todo a pé, sem necessidade de nadar em nenhum momento. Na parte mais funda, a água chegava logo abaixo do meu peito.

Partindo para Haynes Cay


Os turistas fazendo o trajeto a pé entre as duas ilhotas. Foto tirada de Haynes Cay.

A ilhota tem uma atmosfera muito agradável e ótimas vistas. Demos uma volta completa por sua costa em um curto trajeto, já que Haynes Cay é bem pequena. E ficamos um tempo aproveitando as sombras dos coqueiros ali presentes.

Em Haynes Cay


Descansando sob as sombras dos coqueiros




Dando a volta em Haynes Cay





Só duas horas, como havíamos programado inicialmente, teria sido mesmo pouco. Mas 4 horas foi mais do que suficiente. Mais do que isso teria, para nós, deixado o passeio monótono. Obviamente, esta é uma percepção bastante pessoal.

Só não deixem de fazer este passeio!




OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio



Nenhum comentário:

Postar um comentário