Menu

quarta-feira, 24 de julho de 2019

Os parques de Nova York, além do Central Park

Sem dúvida alguma, o Central Park é a maior referência para o turista quando se fala em parque na cidade de Nova York. E isto não ocorre à toa. O enorme parque verde no meio de Manhattan, realmente, merece toda a sua fama, sendo um dos locais mais agradáveis da Big Apple para se passear. 

O Central Park é mesmo maravilhoso mas não é o único parque de Nova York

Mas vamos ser justos: ele não é o único parque da cidade e muitos outros merecem a nossa atenção. Especialmente, se você tiver dias sobrando na cidade ou estiver retornando a Nova York pela segunda vez. Neste caso, você já terá feito o tour padrão e batido ponto nas atrações mais famosas da metrópole, restando tempo para visitar locais menos turísticos.

E, neste caso, vale à pena visitar outros parques da cidade.

Visitando o Gantry Plaza State Park


O Gantry Plaza, na verdade, não se localiza em Manhattan, mas no Queens, do outro lado do East River, e é o principal parque urbano de um distrito conhecido como Long Island City. 

Costumeiramente fora dos roteiros turísticos de Nova York, Long Island City, certamente, mereceria mais atenção. Uma área bem menos agitada do que Manhattan, é verdade, mas não por isso sem vida. Organizada, agradável, com prédios que nos despertaram uma enorme vontade de morar ali e uma concentração de ótimos restaurantes, ainda conta com uma vista privilegiada para o skyline de Manhattan. E é do Gantry Plaza State Park que temos a melhor vista.

Em Long Island City


Chegando ao Gantry Plaza State Park



Através das árvores, o skyline de Manhattan


Sem dúvida, um dos melhores locais para avistar Manhattan


Confesso que o que nos fez visitar o local foi a proximidade com o nosso hotel. Ficamos hospedados no Queens (se quer saber se valeu à pena, já contamos em outro post) e, como chegaríamos ao hotel no final de uma tarde de outono, resolvemos não ir até Manhattan e aproveitar um pouco de Long Island City.

Localização do Gantry Plaza State Park em Long Island City


E que decisão acertada! O parque é bem arborizado e serviu como um belo prólogo do que seria nossos dias de outono novaiorquino. Na nossa opinião, esta é a melhor época para aproveitar os parques da cidade, em decorrência das belas cores que o outono pinta na tela verde de Nova York.

As cores do outono no Gantry Plaza


Sem dúvida, um belo início de viagem


E, no final do dia, a visita se torna ainda mais especial


Oportunidade de ver Manhattan se iluminando

O dia vai ficando cada vez mais escuro


Até a completa beleza da noite novaiorquina

Só esta vista já faz a visita a Long Island City e seu parque valer à pena


Outra atração do parque é o antigo letreiro da Pepsi, que tornou-se uma marca do bairro. Quando anoitece, a forte luz vermelha que se acende no letreiro ilumina as árvores em frente, fazendo com que suas folhas brilhem em contraste com os prédios de Manhattan ao fundo. Uma vista que faz valer uma visita ao parque durante o anoitecer.

O famoso letreiro da Pepsi

E tudo se pinta d evermelho


Tornando a vista ainda mais bonita

Para chegar ao parque, pode-se pegar a linha 7 do metrô até a estação Vernon Blvd-Jackson Av, localizada em Long Island City. Da estação até o parque, você só precisará caminhar uns dois quarteirões e ainda poderá ir apreciando o  bairro.

Visitando o River Side Park


Localizado em Upper West Side, às margens do Hudson River, em Manhattan, está o extenso e agradável River Side Park. O parque, bem menos famoso do que o próximo Central Park (apenas quatro quarteirões separam os dois), parece ser bastante utilizado pelos moradores de Manhattan, que visitam aproveitam o local menos turístico para correr, passear com seus cachorros ou pedalar, sempre com vista para o rio Hudson e para Nova Jersey do outro lado.

Chegando ao River Side Park, na ilha de Manhattan


Uma extensa orla permite aos visitantes praticarem atividades ao ar livre


River Side Park


Na nossa opinião, a melhor hora para se visitar o River Side Park é ao final do dia, com o objetivo de se assistir ao por do sol. Sem dúvida, é um ótimo e tranquilo local para apreciar este  momento em Nova York.

Por do sol visto do River Side Park

Sem dúvida, a melhor hora para se visitar o parque




Chegamos ao parque caminhando a partir do Lincoln Center e, portanto, como é possível deduzir a partir do mapa abaixo, o acessamos por sua extremidade sul. Não vimos necessidade de caminhar por toda a sua extensão rumo ao norte, mas se você quiser alugar uma bicicleta, poderá percorrer toda a orla do parque às margens do rio.

Localização do River Side park. Na parte de baixo, vemos o Lincoln Center

Visitando o Brooklyn Bridge Park


Como você, certamente, vai querer conhecer o Brooklyn na sua viagem a Nova York e não deve deixar a Brooklyn Bridge de lado, uma boa dica é aproveitar esta visita para passear pelo principal parque do local: o Brooklyn Bridge Park.

Este é um parque bem menos arborizado e verde do que os citados anteriormente, mas ele possui um diferencial: a bela vista para Manhattan, tendo sempre a clássica ponte do Brooklyn no campo de visão. 

No Brooklyn Bridge Park, abaixo da famosa ponte que liga o bairro à ilha de Manhattan





A Brooklyn Bridge sempre presente no campo de visão


Assim como skyline de Manhattan

Você pode acessar as margens do East River, sentar em uma sombra para apreciar os prédios de Manhattan e caminhar em direção à outra famosa ponte da cidade: a Manhattan Bridge.

Do parque, fomos caminhando em direção à Manhattan Bridge


E abaixo dela, encontramos uma agradável área, onde muitos turistas relaxavam apreciando a cidade


Com uma excelente vista da Brooklyn Bridge e de Manhattan

Há ainda a possibilidade de relaxar em um dos cafés do local, pegar um barco para passear pelo rio ou conhecer o famoso carrossel do parque: o Jane´s Carousel (infelizmente, ele estava em reforma na nossa visita).

Uma boa alternativa de roteiro para quem quiser visitar o parque, é pegar um metrô até o Brooklyn para passear a pé pelo bairro, seguindo em direção ao parque. Após conhecer o parque, pode-se acessar a Brooklyn Bridge e atravessá-la a pé até Manhattan. 


Localização do Brooklyn Bridge Park

Visitando o Battery Park


Este é o parque do extremo sul da ilha de Manhattan. Com alguns monumentos e muito verde, este agradável parque permite, de bem longe, a vista da Estátua da Liberdade. 

O Battery Park, no extremo sul de Manhattan


Estátua da Liberdade vista do Battery Park

Mas como você, provavelmente, irá querer ver a famosa estátua de mais perto, precisará pegar algum barco. E é exatamente do Battery Park que partem as principais opções de transporte aquático com tal finalidade.

Há tanto o passeio pago que te leva à Liberty Island (incluindo uma visita a Ellis Island), como o gratuito em que o turista pega uma balsa no terminal Staten Island Ferry, localizado no Battery Park. Nesta última opção, o barco não para na Liberty Island, mas passa bem próximo da estátua, permitindo que o turista a veja de perto, sem precisar pagar nada. Chegando à Staten Island, o destino da balsa, basta pegá-la de volta ao Battery Park.

O Staten Island Ferry, localizado no Battery Park

Mas mesmo que você não queira pegar nenhum barco, vale à pena passear pelo Battery Park se você estiver pelo sul de Manhattan. Estes parques são sempre um belo contraste com a selva de pedra da cidade. Nós, por exemplo, estávamos visitando a famosa estátua do touro de Wall Street, localizado a uma curta caminhada do Battery Park. Resolvemos, então, seguir até o parque e, de lá, acabamos pegando a balsa gratuita até Staten Island.

Passeando pelo Battery Park


Monumento referente à Guerra da Coréia


O contraste com os modernos prédios do sul de Manhattan





O East Coast Memorial, no Battery Park, homenagem aos soldados mortos na Segunda Guerra Mundial

Há uma estação de metrô próxima do Staten Island Ferry, a South Ferry Sta (linha 1), e uma outra mais próxima da parte central do parque, a Bowling Green (linhas 4 e 5).

Localização do Battery Park


Visitando o Bryant Park


De todos os parques citados até aqui, este é provavelmente o que mais provavelmente você conhecerá, mesmo que ele nem esteja especificamente incluso no seu roteiro. Afinal, ele está localizado no centro de Manhattan e abriga uma das principais atrações da cidade: a Biblioteca Pública de Nova York.

Bryant Park

Prédios de Manhattan vistos do Bryant Park


Já o havíamos conhecido na nossa primeira visita a Nova York, em 2014, e nesta segunda vez, em 2018, devemos ter passado pelo Bryant Park pelo menos umas três vezes. Primeiro porque não resistimos e acabamos visitando a bela biblioteca mais uma vez.

Na fachada da Biblioteca Pública de Nova York




Segundo porque, no final do ano, este parque se torna bastante movimentado, ganhando tendas com vendas de produtos locais, como mel, biscoitos, queijos e artesanato, e uma área de convivência com bares e comidas de rua. Foi lá, inclusive, que combinamos de encontrar uma amiga à noite, que, na época, estava vivendo e trabalhando na cidade.

O Bryant Park também ganha, no final do ano, uma pista de patinação no gelo (já em funcionamento em novembro) que pode ser uma opção à famosa pista do Rockfeller Center.

Pista de patinação no gelo do Bryant Park

Há uma estação de metrô no local, a 42 St-Bryant Park (linhas B, D e F).

Localização do Bryant park

Visitando o Washington Square Park


O principal marco desta parque é o Washington Square Arch, um monumento em forma de arco que já apareceu em inúmeros filmes de Hollywood passados na Big Apple.

O Washington Square Arch


O Washington Square Park



Além do arco em si, o parque mantém o belo paisagismo comum aos demais parques da cidade, ganhando ainda mais charme no outono.





Fica localizado no agradável bairro de Greenwich Village, berço do movimento LGBT em Nova York. O Stonewall National Monument, um marco da luta LGBT, não apenas na cidade mas no mundo, fica a apenas dois quarteirões do Washington Square Park.

A estação de metrô West 4St-Washington Sq Sta (linhas A, B, C, D. E e F) é a mais próxima do parque.

Localização do Washington Square Park

Visitando o Madison Square Park


Nesta caso, confessamos que nossa visita não teve o parque como foco (nem sabíamos da sua existência até chegar lá). Na verdade, seguimos para o local com o objetivo de visitar o Eataly de Nova York, famoso mercado italiano, com disputados restaurantes no seu interior. E, de quebra, conhecer o Flatiron Building, edifício novaiorquino famoso por sua diferente arquitetura.

Madison Square Park


O Flatiron Building


Eataly de Nova York


Ainda sonho com este prato


As duas atrações, quase de frente uma para outra, ficam ao lado do Madison Square Park, de forma que acabamos também o visitando. Mas o ponto alto desta visita foi mesmo a deliciosa comida de um dos restaurantes do Eataly, o que acabou justificando o nosso retorno ao local no nosso último dia na cidade.




O Empire State visto do Madison Square Park

A 23 Street (linhas N, Q, R e W) é a estação mais próxima.


Localização do Madison Square Park


Visitando o High Line


Este parque suspenso construído acima de antigos trilhos de trem abandonados já foi abordado por nós quando relatamos nossa viagem a Nova York em 2014. Mas nesta nossa revisita em novembro de 2018, a beleza do local foi intensificada pelas cores do outono.

Na nossa primeira visita, fazia um calor quase insuportável no local. Desta segunda vez, chovia. Mas ouso dizer que, mesmo sob chuva, foi ainda melhor, graças à beleza do outono.
O High Line


Achamos o jardim suspenso ainda mais bonito no outono





Mesmo chovendo, a visita valeu à pena



Próximo ao High Line, ainda visitamos o Chelsea Market, que havia ficado de fora em 2014 e que representa mais um exemplo de como tornar um prédio antes abandonado em um espaço público. Neste caso, com lojas, livrarias, bares e restaurantes.

Chelsea Market

Ainda aproveitamos para caminhar pelo agradável bairro de Chelsea em torno do High Line.

A estação 14 Street (linhas A, C, E e L) fica a um quarteirão do Chelsea Market. Você pode começar seu passeio pelo mercado e depois acessar o High Line, seguindo sentido à extremidade norte do jardim suspenso. 

Localização do High Line e do Chelsea Market


Todos estes parques em conjunto (ainda considerando o Central Park, obviamente) fizeram do outono a nossa estação preferida para se visitar Nova York. Tudo se torna ainda mais belo na cidade. O contraste de cores, as folhas caídas crepitando a cada pisada nossa, o reflexo das árvores nos lagos e rios, o tom cinza do concreto aliviado pelos tons de vermelho e amarelo das árvores. Impossível não enaltecer a importância que todos estes parques exercem na paisagem novaiorquina. Especialmente, no outono.

Mas para não dizerem que estamos excluindo o Central Park, finalizo abaixo com algumas das fotos que tiramos por lá durante o outono:



































OBS:
1. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio



Nenhum comentário:

Postar um comentário