Menu

quarta-feira, 24 de julho de 2019

Já ouviu falar na Roosevelt Island, em Nova York?

Nova York é uma cidade com tanta coisa para ver e fazer que alguns locais que poderíamos considerar imperdíveis, acabam ficando de fora da maioria dos roteiros turísticos pela cidade. É o caso, na nossa opinião, da agradável Roosevelt Island.

Localizada no East River, entre a ilha de Manhattan e o Queens, esta pequena ilha é um oásis de tranquilidade em meio à agitação da Big Apple. Para os habitantes da cidade que querem um lugar calmo para morar, pouco invadido pelos turistas, mas bem pertinho de Manhattan, a Roosevelt Island surge como uma excelente opção.

Roosevelt Island

Ainda permite uma excelente vista de Nova York, possui um agradável parque no seu extremo sul, guarda um pouco da história da cidade através de ruínas de um antigo hospital e alberga um teleférico que a interliga com a Segunda Avenida: o Roosevelt Island Tramway.


O teleférico segue a Queensboro Bridge, a ponte que liga o Queens ao centro de Manhattan e acabou sendo um dos passeios mais memoráveis que fizemos em Nova York. Aliás, a própria Roosevelt Island acabou sendo uma das nossas atrações preferidas na cidade e, na nossa opinião, deveria ser mais valorizada pelos turistas.

A Queensboro Bridge. Ao seu lado, pode-se ver os fios que sustentam o teleférico


O teleférico da Roosevelt Island

Há duas formas principais de se chegar à ilha: de teleférico, já citado (neste caso, basta pegá-lo na estação localizada na esquina da 2nd Avenue com a 60th Street); ou de metrô (a linha F tem uma estação na própria ilha).

No nosso caso, fomos de metrô, já que a linha F era a que sempre pegávamos na estação próxima ao nosso hotel no Queens. E deixamos a ilha de teleférico, descendo na 2nd Avenue. Mas, sem dúvida, o melhor é ir e voltar de teleférico, já que este é um passeio, realmente, especial.

O valor do ticket do teleférico é o mesmo do metrô, já que os habitantes da ilha o utilizam como meio de transporte. Ou seja, além de tudo, ainda é bem barato.

Uma vez na ilha, o melhor programa é caminhar por sua orla voltada para Manhattan. Você terá belas vistas, especialmente se fizer o passeio no final do dia, durante o por do sol. O sentido tomado deve ser aquele em direção à extremidade sul da ilha, até o Roosevelt Four Freedoms Park.

Caminho para pedestres da orla da Roosevelt Island


Vista de Manhattan e da Queensboro Bridge


Enquanto caminhávamos, fomos apreciando o sol descendo por trás dos prédios de Manhattan


No caminho até o sul da ilha, já bem próximo ao parque, você passará pelo Smallpox Memorial Hospital, um antigo hospital para onde eram levados os doentes acometidos por varíola no passado de Nova York. Hoje, a antiga construção mais parece uma mansão assombrada de um filme hollywoodiano. 

Ruínas do Smallpox Memorial Hospital

Chegando ao Roosevelt Four Freedoms Park


Caminhando pelo parque


E o sol cada vez mais baixo

Monumento a Franklin Roosevelt

No sul do parque, vale à pena ficar um tempo sentado apreciando o East River, o Queens à esquerda e Manhattan à direita, com destaque para o prédio da ONU bem próximo ao sul da Roosevelt Island.

Extremos sul da Roosevelt Island


O Queens à esquerda (mais especificamente, Long Island City, um local que também amamos conhecer)


O prédio da ONU em Manhattan

E segue o por do sol

Para retornar, se não quiser fazer o mesmo percurso a pé, você pode procurar uma estação de ônibus próximo à entrada do parque. O transporte público do local é gratuito e faz uma volta completa na ilha.

Chegando à estação do teleférico, próximo à Queensboro Bridge, basta pegar o teleférico rumo à Segunda Avenida, aproveitando a bela vista da cidade durante o trajeto, além do ponto de vista diferente dos prédios de Manhattan que se tem durante a chegada. Uma perspectiva que os topos dos prédios da cidade, como o Empire State e o Top of the Rock, não fornece.

A estação do teleférico na Roosevelt Island


Começando o trajeto


Uma das vistas 





Chegando a Manhattan

Amamos esta perspectiva a partir do teleférico





OBS:
1. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio




Nenhum comentário:

Postar um comentário