Menu

sexta-feira, 19 de abril de 2019

Conhecendo Vianden, simpática cidade de Luxemburgo

Quem acha que a Cidade de Luxemburgo é a única cidade interessante para se visitar no país, engana-se. A menos de uma hora da capital, é possível encontrar uma pequena cidade, destas com ar de vilarejo que amamos explorar pela Europa, conhecida como Vianden. 

Localizada na Floresta de Ardennes, nas margens do Rio Our, o vilarejo é rodeado por muito verde e colinas, mas tem mesmo como grande protagonista o Castelo de Vianden, localizado sobre um monte acima da cidade. O visual enche os olhos e, não à toa, a cidade foi escolhida pelo escritor Victor Hugo para passar um tempo durante o seu exílio da França.

A simpática Vianden com o seu castelo sobre a cidade e a Floresta de Ardennes à sua volta

Para visitá-la, basta um dia e você pode, tranquilamente, fazer um bate-e-volta a partir da Cidade de Luxemburgo. Fomos de carro, atravessando as tranquilas estradas  do interior do país e passando por minúsculas cidades que, embora pequenas, deixavam transparecer a excelente qualidade de vida de Luxemburgo.

Não retornamos, no entanto, para a capital, já que, naquele dia, tínhamos um voo para pegar no aeroporto de Frankfurt, situado a apenas duas horas de carro de Vianden. Distância perfeita para conseguir conhecer a cidade antes de seguir à Alemanha.

Além de carro, você pode seguir para a cidade de ônibus também. Mas até onde conseguimos averiguar, não há linha direta entre ela e a capital. Desta forma, é preciso pegar um ônibus até a cidade de Ettelbruck e, de lá, outro até Vianden. Infelizmente, não há estação de trem no vilarejo.

Chegamos à cidade em torno das 10 horas da manhã, horário em que o movimento por lá ainda estava bem pequeno. Deixamos o nosso carro estacionado na ladeira que dá acesso a Vianden (veja no mapa abaixo) e seguimos a pé, já com vista para o Castelo de Vianden.


O mapa mostra a localização do estacionamento gratuito na ladeira de acesso à cidade. É possível ver também a localização do Castelo de Vianden. Embora pareça uma cidade plana, há muitas ladeiras e o castelo está, na verdade, no topo de uma colina.

Do local, onde paramos o carro, já avistávamos de frente o Castelo de Vianden


Fomos descendo a ladeira sempre com vista para o castelo


No mapa acima, vê-se que, no ponto em que a ladeira de acesso faz sua curva, inicia-se um caminho que vai até o Castelo de Vianden (uma ladeira que deverá ser subida). Caso não queira conhecer o monumento logo na chegada (e prefira seguir até lá de teleférico, como nós fizemos), você pode completar a curva e seguir descendo já em meio às habitações do vilarejo.

A partir deste ponto, poderíamos ter seguido uma subida até o castelo ou seguir descendo pelas ruas de Vianden


Optamos por seguir pela cidade


Como Vianden acabou sendo construída em um vale, boa parte de suas ruas são ladeiras, mas não é preciso muito esforço para explorá-la, já que a mesma é muito pequena e sem tantas coisas para se fazer.

Explorando Vianden


E descendo a rua que nos levaria até o rio na parte mais baixa do vale

Pelas ruas de Vianden

Chegando às margens do rio Our


Avistando o Castelo de Vianden sobre a cidade

Caminhando pelas margens do rio


Rio Our

Além de passear por suas ruas medievais, ladear o seu rio e visitar o seu castelo, o teleférico é uma das atividades mais populares do lugar. Ele liga o ponto mais baixo de Vianden, nas margens do rio Our, ao topo de uma colina em meio à floresta.

Avistando o teleférico subindo a montanha enquanto caminhávamos pela margem do rio

O teleférico de Vianden

Pausa para apreciar o castelo enquanto procurávamos a estação do teleférico

A estação do teleférico, conhecida como Der Sessellift, fica do lado leste do rio (veja no mapa abaixo). O ingresso estava custando, durante a nossa visita: 5,50 euros ida-e-volta e 4,10 euros apenas ida. Durante a alta temporada, fica aberto das 10 às 17 horas.


O mapa destaca a localização da estação do teleférico de Vianden. É possível ver também, às margens do rio Our, o Museu Literário Victor Hugo (mais informações abaixo).

Na estação do teleférico


Começando a subida


O castelo compõe a vista à esquerda de quem sobe


Quase chegando ao topo

O Castelo de Vianden visto do teleférico, já próximo da estação do topo

A subida proporciona uma bela vista da cidade, da floresta e do castelo e deixa o visitante em um mirante no alto.

Mirante no topo da montanha, com Vianden lá embaixo no vale que segue o curso do rio

Castelo de Vianden visto do topo. Partindo da estação do teleférico, há uma trilha pela floresta que desce até o monumento.

Uma vez lá em cima, tínhamos duas opções: descer ao ponto de partida para, então, subir as ladeiras da cidade até o castelo; ou descer por uma trilha demarcada na floresta até o monumento. Entre subir ou descer, não tivemos nenhuma dúvida e logo escolhemos a trilha até o castelo.

Embora não seja uma trilha complexa, ela tem uma certa dificuldade por ter umas partes mais íngremes. Mas nada que impeça o trajeto. 

Chegando ao Castelo de Vianden
A lateral do castelo


A visita ao Castelo de Vianden custava, na época, 7 euros por pessoa. É feita por um trajeto pré-estabelecido que vai percorrendo alguns dos aposentos da construção, como a cozinha, o seu salão principal e uma das suas torres. Das janelas e sacadas do castelo, era sempre possível avistar a floresta e a cidade lá embaixo.

No interior do castelo


Avistando a cidade do castelo
























Ao final da visita, encontramos uma loja e uma lanchonete, além de banheiros para os visitantes.

Saímos do castelo seguindo uma ladeira até a entrada da cidade e saímos no mesmo local por onde havíamos acessado Vianden mais cedo. Como já passara da hora do almoço, resolvemos procurar um restaurante, o que não foi uma tarefa fácil. 

Embora, àquela hora, o movimento já estivesse aumentado, não era nem de perto o que costumamos ver em outros vilarejos europeus. E, talvez por isso, todos os restaurantes que encontrávamos estavam fechados. Já estávamos achando que sairíamos de lá com fome quando, enfim, encontramos um aberto ao chegar de volta à margem do rio Our.

Almoçamos com vista para o rio e para o Hotel Victor Hugo, considerado um dos melhores do vilarejo. O hotel fica próximo à outra atração da cidade: o Museu Literário Victor Hugo, localizado onde o escritor francês morou durante sua passagem por Vianden.

Vista do restaurante

O museu abre das 12 às 18 horas, exceto nas segundas. Na baixa temporada, de 30 de outubro a 15 de abril, o museu abre das 11 às 17 horas.

Infelizmente, não quisemos arriscar perder mais tempo conhecendo o museu após o almoço, já que tínhamos um avião para pegar em Frankfurt. De toda forma, este nosso desvio no caminho que faríamos da Cidade de Luxemburgo até o aeroporto alemão valeu à pena, nos permitindo uma visão do país além de sua capital.

Última vista de Vianden a partir da estrada, antes de seguir viagem







OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário